Banca de DEFESA: ERIC EDUARDO DA SILVA ALENCAR

DISCENTE : ERIC EDUARDO DA SILVA ALENCAR
DATA : 15/12/2022
LOCAL: Online

Módulo de Notificações da Authoring Tool for Instructional Design - ATID: uma proposta centrada na entrega de atividades

ATID; Moodle; Design instrucional; Notificações de sistema.

A Educação a Distância ainda continua crescendo em relevância nos tempos atuais, e para essa modalidade, os chamados ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) surgiram como apoio para o gerenciamento de cursos. Entre eles pode-se destacar a plataforma Moodle, a qual permite a criação e gerenciamento de cursos. Além de AVAs, para o planejamento e definição das estratégias desses cursos, tem-se à disposição ferramentas para definição e visualização do design instrucional - DI, que trata-se do campo de estudo responsável pelo desenho do planejamento de um curso. Tais ferramentas permitem a construção de fluxogramas, como a Authoring Tool for Instructional Design (ATID), a qual permite que professores definam ou importem o DI de um curso a partir da integração com o Moodle. A ATID possui hoje uma demanda para que professores possam ser notificados a respeito da não realização das atividades pelos alunos. Dessa forma objetiva-se nesta pesquisa o desenvolvimento de um módulo, isto é, um novo aprimoramento para a ATID o qual permitirá comunicar professores sobre atividades do DI que não foram realizadas. Desta maneira, essa pesquisa é norteada pelo questionamento de como é possível auxiliar professores a identificar alunos com atividades não realizadas por meio de notificações diretamente no DI. Além disso a pesquisa buscou o desenvolvimento do módulo a partir da aplicação da metodologia Design Science Research (DSR) para guiar o desenvolvimento a qual visou a aplicação de testes de usuário com o módulo já desenvolvido e a avaliação dele por meio de um questionário. Como resultado, ficou destacado que os participantes do teste ficaram satisfeitos com a inclusão das notificações dentro do DI e acreditam que essa inclusão implicará em um melhor acompanhamento do curso.

Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA