Banca de QUALIFICAÇÃO: LIDIANE BEATRIZ RIBEIRO SOUSA DA SILVA

DISCENTE : LIDIANE BEATRIZ RIBEIRO SOUSA DA SILVA
DATA : 20/12/2022
LOCAL: Online

DESEMPENHO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS EM CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I: ESTUDO COM INTERVENÇÃO DE ATIVIDADE DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL DESPLUGADA

Crianças; Desenvolvimento Cognitivo; Pensamento Computacional; Atividades Desplugadas; Funções Executivas.

O mundo está cada vez mais voltado para a tecnologia, a fim de facilitar e otimizar os processos e resolver problemas. É de extrema importância voltarmos os olhos para as crianças, que são os novos usuários e futuros desenvolvedores e aprendem desde muito cedo habilidades de trabalho em equipe, liderança, tomada de decisão, pensamento crítico, capacidade de adaptação e a lidar com suas próprias emoções. Por este motivo, é fundamental estimular os processos criativos na aprendizagem através das tecnologias disponíveis na escola, devemos explorar as possibilidades do trabalho com crianças e experimentar a autodescoberta em prol do desenvolvimento do raciocínio lógico e da liberação da criatividade (MORIN, 2003). Diante disso, o ensino da computação como ciência passa a ser relevante para formação sólida do educando, auxiliando a construção de habilidades, como: raciocínio lógico, pensamento crítico, tomadas de decisão, capacidade de reconhecimento de padrões e resolução de problemas estimulando o desenvolvimento das funções executivas (FE) a partir da  prática de atividades de Pensamento Computacional (PC) que usa técnicas da Ciência da Computação para resolução de problemas propostos a nova geração de estudantes atendendo as competências exigidas, que vai desde o pensamento crítico ao desenvolvimento cognitivo das crianças. Esta pesquisa tem objetivo analisar o desenvolvimento das Funções Executivas em crianças utilizando atividades do Pensamento Computacional desplugadas (sem o uso de computadores). A pesquisa será de natureza aplicada, de abordagem qualitativa, e sua metodologia de pesquisa é ação. Para a realização desta investigação será aplicado atividades desplugadas em sala de aula, com alunos do 3° ano do Ensino Fundamental I (crianças com idades entre 8-9 anos) em uma escola pública municipal, situada em Parnamirim/RN. A pesquisa busca realizar o levantamento bibliográfico, selecionar atividades do Pensamento Computacional, investigar o desempenho das funções executivas que contribuem para o treino cognitivo, após as intervenções descreveremos os resultados obtidos analisando o pré e pós teste realizados.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI