Banca de DEFESA: PATRICIA REGINA VIEIRA VIANA DE ANDRADE

DISCENTE : PATRICIA REGINA VIEIRA VIANA DE ANDRADE
DATA : 06/12/2022
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/yqg-qwbv-gqv

PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UM COLÉGIO DE APLICAÇÃO NO ENSINO REMOTO

Alfabetização e letramento; Letramento digital; Tecnologias digitais; Ensino remoto.

A pandemia (Covid-19) tornou evidente a necessidade do uso das tecnologias digitais nas práticas de ensino. Nessa perspectiva, houve uma ênfase na busca por conhecimentos e inovação do fazer docente em relação aos processos de ensino e aprendizagem. Diante desse contexto, temos como objetivo investigar práticas de alfabetização desenvolvidas no formato de ensino remoto, com estudantes do segundo ano do Ensino Fundamental do Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NEI-CAp/UFRN). A pesquisa comunga dos princípios da abordagem qualitativa, tendo como método investigativo o Estudo de Caso. Utilizamos como procedimentos: observação das práticas de alfabetização, e entrevista semiestruturada com as professoras, coordenadora pedagógica e diretora. Aplicamos como instrumentos: diário de campo, capturas de imagens por meio de prints da tela do computador e gravações das aulas remotas observadas por meio da Plataforma do Google Meet. As entrevistas foram analisadas e categorizadas em conformidade com Bardin (2021). Quanto aos aspectos teóricos, discutimos perspectivas conceituais relacionadas à alfabetização e letramento: Soares (2002; 2015; 2018; 2020); Tfouni (2010); letramento digital: Ribeiro (2009); Ribeiro e Freitas (2011); Zacharias (2016); tecnologia digital: Almeida e Valente (2011); Duarte e Scheid (2016) e ensino remoto: Arruda (2020), Garcia et al. (2020) e Valente et al. (2020). A análise de dados revelou que as práticas de alfabetização, ligadas à escrita e à leitura, vivenciadas pela turma, aproximam-se das experiências, nas quais as crianças se envolvem em seu contexto social. Essas práticas foram possíveis em função do uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) que proporcionaram a integração entre ambientes e aprendizagens diversos, numa múltipla rede de saberes, facilitando a comunicação entre seus integrantes, a construção e troca de saberes, potencializando, assim, o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita. As práticas docentes revelaram, ainda, que os momentos que   favoreceram a alfabetização infantil, no contexto remoto de ensino, foram aqueles em que o professor considerava a história linguística das crianças, criando eventos de letramento, a partir de situações comunicativas reais ofertando mediações qualitativas quanto ao ensino da leitura e da escrita por meio da TDIC. Como desafios, as professoras revelaram que o distanciamento físico colocou-se como um fator implicante na mediação de atividades voltadas à alfabetização, via tela; além disso, outras dificuldades apontadas estiveram relacionadas ao uso dos próprios recursos digitais e à falta de formação em relação ao uso das tecnologias digitais para o planejamento de aulas inovadoras e atrativas. Mesmo em meio aos desafios, houve o desenvolvimento de práticas exitosas; interação e aprendizagens por meio da ludicidade; a criação de uma comunidade de leitores; sistematização de práticas pedagógicas, com vistas à alfabetização infantil.

Interno - 1804830 - JOSE GUILHERME DA SILVA SANTA ROSA
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Externa ao Programa - 2685046 - REBECA RAMOS CAMPOS DE OLIVEIRA - UFRNExterna à Instituição - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM - UERN
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 10:44