Banca de QUALIFICAÇÃO: DELANNE PAULINO DA SILVA

DISCENTE : DELANNE PAULINO DA SILVA
DATA : 23/11/2022
LOCAL: Via Google Meet

O USO DA METODOLOGIA SALA DE AULA INVERTIDA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE GRAMÁTICA DA LÍNGUA INGLESA

Ensino de Língua Inglesa; Gramática; Metodologias Ativas; Sala de Aula Invertida.

O ensino de Língua Inglesa tem demandado a utilização de metodologias e estratégias que possibilitem uma aprendizagem significativa para os estudantes. em contexto real, o qual vivenciamos, as salas de aula são compostas por alunos com  níveis linguísticos diferentes, tornando-se mais um desafio a ser enfrentados pelos professores. Assim, compreendendo a gramática como uma habilidade essencial para que o indivíduo se expresse de maneira adequada e inteligível nas mais variadas esferas comunicativas, tanto orais quanto escrita, voltamos o nosso olhar para essa habilidade, propondo a utilização da metodologia ativa da Sala de Aula Invertida (SAI), uma vez que esta busca promover a autonomia e o comprometimento dos alunos como corresponsáveis pelo seu aprendizado,  além de atender a necessidades individuais daqueles alunos que precisam de mais ajuda (BERGMANN; SAMS, 2020; MORAN, 2018; TALBERT, 2019; entre outros). Assim, a presente pesquisa tem como objetivo verificar as implicações do uso da sala de aula invertida no processo de ensino e aprendizagem da gramática da língua inglesa de alunos em níveis linguísticos diferentes no 8º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Para tanto, através de uma abordagem qualitativa de pesquisa, por meio de uma pesquisa-ação (TRIPP, 2005), buscamos intervir nessa realidade, na tentativa de minimizar os problemas envolvidos no ensino e aprendizagem de gramática da Língua Inglesa. A pesquisa será aplicada em uma escola particular localizada em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, com duas turmas do 8º ano. Para tanto, serão desenvolvidas duas sequências didáticas com o uso da SAI para o ensino de gramática de Língua Inglesa com atividades para estudo à distância como vídeos, quizzes, jogos digitais, atividades impressas, atividades de pesquisa, testes através do google formulário, guia de estudo, entre outros. Durante a aplicação, realizaremos observações das aulas aplicadas por dois professores previamente selecionados. Ao final, com vistas a avaliar as sequências didáticas e a aprendizagem da gramática de Língua Inglesa, refletiremos sobre o processo de ensino e aprendizagem, bem como serão analisadas as atividades escritas realizadas pelos alunos. Os dados e resultados alcançados serão sintetizados de forma didática e lúdica através de um guia no formato de e-book, que será amplamente divulgado através das redes sociais para que professores e pesquisadores de todas as áreas possam se beneficiar em suas práticas pedagógicas.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - 1362181 - ISMENIA BLAVATSKY DE MAGALHÃES
Externo à Instituição - DIÊGO CESAR LEANDRO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 01/11/2022 09:21