Banca de DEFESA: DANIELE LORENA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DANIELE LORENA GOMES
DATA : 04/10/2022
HORA: 09:00
LOCAL: GOOGLE MEET
TÍTULO:

JOGOS DIGITAIS E A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil, alfabetização matemática, jogos digitais. 



PÁGINAS: 195
RESUMO:

As crianças da geração alpha estão expostas as tecnologias digitais de informação e comunicação desde o seu nascimento; brincam e aprendem utilizando esses recursos. Dentre as tecnologias digitais disponíveis que podem ser utilizadas como recurso pedagógico, os jogos digitais se destacam, tendo em vista a familiaridade das crianças com esses softwares e suas potencialidades, que podem favorecer a construção dos conceitos das diversas áreas do conhecimento, inclusive os da matemática. Sendo assim, esta pesquisa apresenta como objetivo geral analisar possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil. Além desse, integram a pesquisa os seguintes objetivos específicos: identificar os jogos digitais que podem ser utilizados na alfabetização matemática na educação infantil; construir sequências didáticas que utilizem os jogos digitais para a alfabetização matemática; desenvolver uma proposta de formação para os professores da educação infantil sobre possibilidades de uso jogos digitais no processo de alfabetização matemática; avaliar sequências didáticas, utilizando jogos digitais para a alfabetização matemática, com a colaboração dos participantes do curso de formação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com características da pesquisa-ação, envolvendo os professores do CEI Rui Miranda, localizado no Município de Ceará-Mirim, Rio Grande do Norte. Para fundamentar as discussões foram tecidos diálogos com autores como Prensky (2012), Kenski (2008), Fittipaldi (2009), Alves (2008), entre outros. Em seus resultados, a pesquisa evidencia que os jogos digitais podem ser utilizados como recurso pedagógico com o intuito de favorecer o processo de alfabetização matemática e a construção do conceito de número, bem como aponta para a formação dos professores e a presença de uma estrutura tecnológica na escola como requisitos para a integração das tecnologias digitais à prática pedagógica. Apresenta como contribuição um e-book com as sequências didáticas analisadas no decorrer da pesquisa, que representam possibilidades de uso dos jogos digitais no processo de alfabetização matemática na educação infantil e podem inspirar a transformação da prática de muitos docentes, tornando a alfabetização matemática mais prazerosa para as crianças dessa etapa da educação básica.




MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Externa ao Programa - 3316092 - CLAUDIA ROSANA KRANZ - UFRNExterna à Instituição - FRANCISCA TEREZINHA OLIVEIRA ALVES - UFPB
Notícia cadastrada em: 16/09/2022 17:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao