Banca de DEFESA: MARIA CLARA MEDEIROS SILVA

DISCENTE : MARIA CLARA MEDEIROS SILVA
DATA : 01/09/2022
LOCAL: https://meet.google.com/mub-cdcf-rtp

SALA DE AULA INVERTIDA PARA A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESPANHOLA: O USO DO SITE INTERACTIVO ELE

Ensino de ELE; Sala de aula invertida; Abordagem Comunicativa; Língua Espanhola; Website Interactivo ELE.

A presente pesquisa tem como objetivo desenvolver uma proposta didático-metodológica para o uso da metodologia de sala de aula invertida, a partir do website Interactivo ELE como recurso mediador do conhecimento no ensino e aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Em função disso, tomou-se como aporte teórico os estudos sobre o ensino de Língua Estrangeira (LE) na perspectiva da abordagem comunicativa, com base em Martinez (2009), Almeida Filho (2015), Paiva (2014), entre outros; discussões sobre a importância e o uso das tecnologias e das metodologias ativas, em especial, a sala de aula invertida, a partir de Moran, Masetto e Behrens (2013), Bacich e Moran (2018), Camargo e Daros (2018), entre outros estudos. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir de uma pesquisa-ação, aplicada em forma de intervenção em uma turma do 4º ano do curso Técnico Integrado em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - Campus Nova Cruz. Para alcançar o objetivo deste trabalho, utilizou-se variados instrumentos de pesquisa: pré-teste e pós-teste aplicados no início e final das sequências didáticas; uma rubrica avaliativa com a finalidade de verificar se houve um desenvolvimento da competência oral dos participantes ao longo do processo de ensino e aprendizagem; e, o questionário eletrônico, aplicado ao final da intervenção, com o intuito de avaliar as impressões dos participantes da pesquisa em relação a nossa intervenção didática e os fatores individuais quanto à interação, motivação e autonomia do estudante. Apesar dos desafios impostos pelo contexto educativo em tempos de pandemia da Covid-19, os resultados mostram que a metodologia de sala de aula invertida e que o uso do website Interactivo ELE proporcionou um avanço no desenvolvimento da competência oral dos participantes, a promoção de um espaço aberto para o diálogo dos temas transversais que contribuiu para a prática oral do idioma durante as aulas, além da possibilidade de uma aprendizagem mais interativa. No entanto, acreditamos que a implementação da metodologia de sala de aula invertida precisa ser feita com cautela, pois, muitas são as limitações e as adversidades encontradas ao longo das aulas, como o não estudo prévio do material. Portanto, o uso da metodologia de sala de aula invertida, a partir do website Interactivo ELE como recurso mediador do conhecimento no ensino e aprendizagem se constitui como uma possibilidade viável para o ensino do ELE, principalmente no que concerne ao trabalho com foco na abordagem comunicativa.  Ressaltamos, por fim, que derivados de nossa pesquisa, resultaram os seguintes produtos: o website Interactivo ELE; as sequências didáticas desenvolvidas para a aplicação da pesquisa; e um guia instrucional, voltado para professores, que reúne informações sobre o uso da metodologia da sala de aula invertida nas aulas de línguas, e apresentação e uso do website Interactivo ELE.

Presidente - 2916579 - LUCELIO DANTAS DE AQUINO
Interna - ***.064.828-** - SELMA ALAS MARTINS - UFRN
Externo ao Programa - 1451653 - ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES - UFRNExterna à Instituição - CARLA AGUIAR FALCÃO - IFRN

Notícia cadastrada em: 09/08/2022 09:47