Banca de QUALIFICAÇÃO: IVONE MARIA DE OLIVEIRA

DISCENTE : IVONE MARIA DE OLIVEIRA
DATA : 10/05/2022
LOCAL: IMD

O USO DO WHATSAPP COMO RECURSO METODOLÓGICO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

WhatsApp. Formação continuada de professores. TDIC

Esse estudo fez parte do Programa de Pós-graduação em Tecnologias Educacionais – PPgITE, do Instituto Metrópole Digital, da UFRN, e abordou o tema das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação na educação, em especial o uso pelos professores da multiplataforma de mensagens o WhatsApp. Durante o isolamento provocado pela pandemia causada pela COVID-19, que alterou significativamente o comportamento social de maneira global, esse aplicativo foi bastante usado. Os professores buscaram alternativas para retomar a comunicação com seus alunos e o meio mais prático em tempos pandêmicos foi por meio das tecnologias digitais. Então, como questão de pesquisa perguntamos: Quais conhecimentos e habilidades precisam ser apreendidos pelos professores para incorporarem novas ferramentas tecnológicas digitais em sua práxis pedagógica, a exemplo, o WhatsApp? A escolha do WhatsApp se deu em razão da sua ampla utilização por todos os setores da sociedade, principalmente nas camadas populares. Esse aplicativo é usado para mais diversas relações pessoais e comerciais e na educação não poderia ser diferente, pois foi o aplicativo de maior uso e alcance na relação escola-família-professor-aluno. Nesse sentido o objetivo geral foi desenvolver um estudo sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC, focando o WhatsApp como ferramenta potencializadora da inovação didáticapedagógica junto a professores do Ensino Fundamental de escolas municipais do RN. Objetivos específicos: identificar o perfil profissional dos professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal, para conhecer as suas demandas em relação ao uso de tecnologias digitais em sala de aula; analisar e caracterizar experiências dos professores que usam ferramentas digitais (especialmente o WhatsApp) como recurso pedagógico, para identificar demandas do uso pedagógico para além da intuição; identificar demandas formativas dos professores participantes do estudo acerca do uso do WhatsApp como recurso didático-pedagógico; desenvolver um Material Didático Pedagógico Virtual (MDPV), de forma colaborativa, para potencializar a inovação didática-pedagógica dos professores no tocante ao uso do Whatsapp na práxis docente. A abordagem teórica priorizou as categorias WhatsApp, TDIC, formação de professores, relação ensino-aprendizagem. Incorporamos como autores do referencial do estudo: Almeida e Valente (2010), Valente (2000), Ramalho, Núñez, Gauthier (2004), Imbernón (2010), Sibilia (2012), Kenski (2012), Gómez (2015), Moran et all (2013), Bannel (2020), Porto et all (2017). Consultamos documentos oficiais (MEC, CNE, BNCC, Projeto Político Pedagógico da Escola), além de referencial aportado pela UNESCO e instituições a ela associadas. Quanto ao procedimento metodológico esta pesquisa se enquadrou na área de Ciências Humanas, utilizamos o método Investigação-ação participativa defendida por Tripp (2005) e Filippo et all (2020) onde se defende a participação ativa dos sujeitos pesquisados instigando-os a refletir, a pesquisar sobre problemas pedagógicos em relação ao uso das TDIC e consequentemente provocando mudança positiva na prática pedagógica. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o recurso da observação participante, diário de campo digital, Google Formulário, relatórios, WhatsApp, vídeos e smartphone. Esperamos que os professores ampliem seus conhecimentos no uso das TDIC como recurso pedagógico, como também desenvolvam atividades significativas e contextualizadas com o uso da multiplataforma de comunicação WhatsApp.

Presidente - 333491 - BETANIA LEITE RAMALHO
Interna - 3229319 - APUENA VIEIRA GOMES
Externo à Instituição - JOÃO RICARDO FREIRE DE MELO - IFRN

Notícia cadastrada em: 25/04/2022 16:13