Banca de DEFESA: FRANCISCO DE ASSIS FREIRE DE MELO

DISCENTE : FRANCISCO DE ASSIS FREIRE DE MELO
DATA : 23/12/2021
LOCAL: Remoto

Construção de sequências didáticas com realidade aumentada para alunos com Transtorno do Espectro Autista nos anos finais do ensino fundamental - 6º ano

Transtorno do espectro autista (TEA), realidade aumentada, sequência didática.

A educação inclusiva no Brasil vem como política educacional a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBN 9394/96),  que determina que pessoas com necessidades especiais sejam incluídas em salas de aula de ensino regular. Além de estarem no mesmo espaço físico, o que pode proporcionar uma maior interação e inclusão com os demais colegas, tais alunos têm um professor para auxiliar nas suas atividades. Embora existam professores auxiliares para proporcionar essa inclusão no contexto de sala de aula, as instituições de ensino carecem de conteúdo que seja inclusivo e que consequentemente permita tal inclusão. Esta pesquisa teve como foco alunos com o transtorno do espectro autista (TEA) e o objetivo de criar e validar sequências didáticas com a utilização de realidade aumentada de forma que o aluno com TEA estivesse mais engajado na aula e pudesse, também, mostrar ao seu professor/auxiliar ferramentas para a criação de outras sequências didáticas independente do componente curricular. Utilizamos como base uma pesquisa classificada como exploratória, com a utilização dos procedimentos aplicados nos estudos de casos. Com o estudo bibliográfico realizado e as ferramentas de RA pré-selecionadas iniciamos a coleta de dados com a busca de professores que tinham interesse em incluir as crianças com autismo em atividades com a utilização da tecnologia de RA. Posteriormente sugerimos e validamos, com auxílio do professor, as sequências didáticas realizadas pelos alunos. Com esta pesquisa ficou claro o potencial da realidade aumentada como ferramenta para engajar e possibilitar incorporar atividades escolares adaptadas de modo a termos uma maior participação dos estudantes com TEA. Capacitar professores e auxiliares para utilização de outros recursos tecnológicos digitais é fundamental para que outras práticas sejam desenvolvidas e o processo de inclusão se torne cada vez mais natural.

Presidente - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Interna - 052.287.084-80 - AKYNARA AGLAE RODRIGUES SANTOS DA SILVA BURLAMAQUI - UFRN
Externa à Instituição - ALESSANDRA MIRANDA MENDES SOARES - UFERSA
Externa à Instituição - KEROLAYNE PAIVA SOARES - UFPI