Banca de DEFESA: SAMANTA FERREIRA AIRES

DISCENTE : SAMANTA FERREIRA AIRES
DATA : 21/12/2020
LOCAL: Videoconferência: https://meet.google.com/koa-mssz-qgd

PlayEduc XP: Uma Metodologia para Potencializar a Experiência dos Jogos Educacionais Digitais

Jogos Educacionais Digitais; Framework PlayEduc; Game Design; Design Thinking para Educadores.

Com o constante crescimento da indústria de jogos no Brasil e no mundo, os jogos digitais têm se mostrado como uma das tecnologias mais utilizadas, fazendo parte da rotina dos alunos. Os Jogos Educacionais Digitais, particularmente, já são considerados uma estratégia eficaz no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, muitos deles são considerados chatos, pois têm um foco demasiado no contexto pedagógico, negligenciando o contexto emocional que os torna interessantes aos jogadores. Dessa forma, existe a necessidade de promover a qualidade dos jogos desde a sua concepção, alinhando o entretenimento com a educação. Diante dessa necessidade se inserem os frameworks conceituais que auxiliam na concepção e desenvolvimento de jogos educacionais digitais. O framework PlayEduc se apresenta como um desses instrumentos, auxiliando designers, desenvolvedores e pesquisadores na concepção de jogos educacionais digitais que agregam elementos essenciais de entretenimento (design), jogabilidade (psicologia) e aprendizagem (pedagogia). Apesar disso, os resultados da aplicação do framework PlayEduc, em um estudo de caso, mostraram limitações no instrumento e em seu uso, não apresentando uma metodologia bem delimitada. Assim, a presente pesquisa tem o objetivo de conceber e validar uma metodologia, chamada PlayEduc XP, que evolui o PlayEduc para auxiliar na construção do game design dos jogos educacionais digitais. Esta metodologia é composta de um framework que apresenta os elementos essenciais para a concepção de jogos educacionais digitais, instrumentos para o seu uso e um guia com definição das etapas necessárias para a sua aplicação tendo como base o design thinking para educadores. A metodologia foi validada através de um minicurso de extensão, tendo como participantes professores do ensino básico e alunos de graduação de diferentes áreas de atuação. Os resultados obtidos são bastante positivos, demonstrando que a metodologia é de fácil compreensão, seus elementos são importantes no planejamento dos jogos, e as propostas de jogos desenvolvidas a partir dela se mostram mais aptas a atingir seus objetivos motivacionais e de aprendizagem. Assim, a metodologia PlayEduc XP se mostra bem adaptada para a concepção de jogos educacionais digitais, podendo ser usada por equipes de desenvolvimento para potencializar a experiência dos alunos.

Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interno - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS