Banca de DEFESA: CARMÉLIA REGINA SILVA XAVIER

DISCENTE : CARMÉLIA REGINA SILVA XAVIER
DATA : 26/06/2020
LOCAL: Videoconferência: http://meet.google.com/nhn-jvte-bro

FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Formação continuada de professores. Matemática. Desenvolvimento profissional. Conceitos estatísticos.

A formação continuada de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental pode proporcionar momentos de reflexão sobre a prática docente referente a esse componente curricular, dependendo da maneira como essa formação foi organizada e mediada junto aos professores. Assim, a questão central desta pesquisa é: Como a formação continuada e em serviço de professores que ensinam Matemática, nos anos iniciais, pode ser planejada e executada de modo a proporcionar o desenvolvimento profissional docente? Para tanto, definiu-se como objetivo geral, analisar a formação continuada em serviço acerca do letramento estatístico para o desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental. Para atingir tal objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: i) investigar os conhecimentos dos professores sobre os conceitos estatísticos; ii) realizar formação continuada em serviço e colaborativa dentro do ambiente escolar; iii) refletir sobre os resultados trazidos pela formação para a prática docente e para o desenvolvimento profissional do professor. O diferencial na proposta está no fato de que, a formação aconteceu no local de trabalho dos professores-colaboradores e foi desenvolvida com e para os docentes, partindo da realidade em que vivem, numa escola municipal do Natal/RN. Segundo Gil (2010), a pesquisa se classifica numa abordagem qualitativa, voltada para a interpretação e compreensão de uma determinada realidade, com a intenção de intervir e transformar a prática ocorrida no locus da pesquisa. Com ênfase na formação continuada e no desenvolvimento profissional de professores, que ensinam Matemática nos anos iniciais no Ensino Fundamental, a pesquisa aconteceu contemplando elementos de uma pesquisa colaborativa. Para Ibiapina (2004), além do desenvolvimento cognitivo, uma pesquisa assim classificada contempla, também, as relações interpessoais entre os sujeitos da escola e entre eles e os pesquisadores fazendo os indivíduos avançarem nos seus níveis de desenvolvimento, a partir da mediação de outrem. Este trabalho de mestrado teve como suporte teórico alguns autores que tratam sobre formação continuada de professores que ensinam Matemática na perspectiva do desenvolvimento profissional, tais como Ponte (2014), Fiorentini e Crecci (2012), Imbernón (2010), Clarke e Hollingsworth (2002) e Day (2001). Quanto aos conceitos estatísticos a serem trabalhados nos anos iniciais do Ensino Fundamental as autoras utilizadas para a fundamentação foram Cazorla (2010), Conti (2016) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2017). Os resultados da pesquisa apontam que os docentes reconhecem os benefícios proporcionados pelo processo formativo para a sua prática em sala de aula, os desafios para a sua própria aprendizagem, no caso desta pesquisa em Estatística, a ajuda na superação de dificuldades, as melhorias da prática e reflexões sobre o ensino. Diante da validação, por parte dos colaboradores, de todos esses elementos constatou-se a eficácia e a importância de uma formação continuada ocorrida no ambiente escolar. A estrutura de desenvolvimento desta formação encontra-se no apêndice A da dissertação.

Presidente - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA
Interna - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA