Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA CRISTINA DE MEDEIROS

DISCENTE : ANA CRISTINA DE MEDEIROS
DATA : 06/02/2020
LOCAL: Sala B203 do Instituto Metrópole Digital

Formação de Professores na Área de Jogos: Desafios e Possibilidades em Sala de Aula

Formação de professores; Jogos; Prática Docente.

Pesquisas apontam que os professores da Educação Básica, ainda encontram dificuldades em utilizar a tecnologia como recurso em sua prática docente, devido à falta de infraestrutura nas escolas e pouca informação sobre o assunto nas formações continuadas que estes profissionais participam. Neste contexto, o Núcleo de Tecnologia Educacional, órgão responsável pela formação tecnológica da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Natal, oferece cursos para sanar deficiências de seus professores em utilizar as tecnologias educacionais no cotidiano escolar assim como para ajudá-los a adaptar-se diante dos desafios impostos pelo uso destas. Dentre os cursos ofertados pelo Núcleo, se encontra a formação na área de jogos denominada Gameterapia Pedagógica, que proporciona ao cursista a reflexão e prática sobre as possibilidades da inserção de jogos digitais e analógicos de forma pedagógica, propiciando experiências com o jogar, para em seguida, produzir e criar jogos de acordo com sua realidade escolar. Com o intuito de verificar a eficiência obtida por esta formação, o presente trabalho analisou a mesma, sob uma abordagem qualitativa, através da técnica de observação participante,a fim de compreender o impacto obtido na prática pedagógica dos cursistas. Diante dos dados coletados e utilizando os conhecimentos adquiridos no Mestrado em Tecnologias Educacionais, como também da necessidade dos professores terem a segurança de pôr em prática o conhecimento adquirido durante todo o processo, foi constatada a necessidade de realizar ajustes na formação, para que a mesma possa melhor atender às diferentes situações encontradas dentro do universo das escolas pertencentes à rede pública do Município. Espera-se, com a aplicação dessas adaptações, contribuir com uma melhoria na proposta inicial de formação na área de jogos, permitindo que os cursistas possam aplicar em sua plenitude o conteúdo aprendido no curso em suas escolas de origem, beneficiando sua prática pedagógica e consequentemente o aprendizado dos alunos, assim como também possa ser replicada por outras Secretarias de Educação.

Interna - 2292957 - ARLETE DOS SANTOS PETRY
Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA
Notícia cadastrada em: 23/01/2020 14:41