Banca de QUALIFICAÇÃO: NEIDE APARECIDA ALVES DE MEDEIROS

DISCENTE : NEIDE APARECIDA ALVES DE MEDEIROS
DATA : 05/02/2020
LOCAL: Sala B203 do Instituto Metrópole Digital

Modelo de Avaliação Diagnóstica para Habilidades do Ensino Fundamental a Partir do Pensamento Computacional

Pensamento Computacional; Avaliação Diagnóstica; Habilidades; Ensino Fundamental.

O advento dos tempos da sociedade da informação impôs à escola o desafio de preparar alunos para um mundo globalizado e altamente tecnológico. Além disso, vivenciamos o desafio de tornar, cada vez mais, a aprendizagem atrativa e significativa para os alunos desta nova geração. Porém, as instituições brasileiras de Ensino Básico sofrem com o baixo desempenho de grande parte dos seus alunos quanto à interpretação de textos, resolução de problemas e a sequência lógico-matemática. Neste contexto, surge a necessidade de explorar práticas nas quais os estudantes exercitem e desenvolvam tais habilidades que são requisitadas pelo mercado de trabalho atual, envolvendo as profissões do futuro e os desafios acadêmicos. Por esta razão, o Pensamento Computacional (PC) surge como um instrumento de aumento do poder cognitivo e operacional humano, utilizando fundamentos do ensino da ciência da computação a fim de estimular o processo de resolução dos problemas. As habilidades encontradas neste campo, conforme elencadas no Currículo de Referência em Tecnologia e Computação, estão diretamente relacionadas ao que está disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao estudar a inter relação do PC com as disciplinas do ensino básico, surge o questionamento: o que o aluno já sabe na prática acerca do PC? Visando contribuir neste sentido, este trabalho propõe um modelo de avaliação diagnóstica baseada no Sistema de Avaliação da Educação Básica e no concurso Internacional Bebras para permitir mapear o nível de proficiência dos alunos e identificar lacunas de habilidades e competências correlacionadas com o PC. O modelo é composto por uma matriz de referência de habilidades para avaliação do PC, uma estrutura para elaboração de questões e a estrutura da avaliação diagnóstica. Após a validação desse modelo, espera-se que este venha ser um instrumento capaz de enriquecer as práticas que envolvem raciocínio lógico e resolução de problemas a partir de uma aprendizagem mais significativa e em consonância com a BNCC.

Interno - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Presidente - 2978747 - CHARLES ANDRYE GALVAO MADEIRA
Interna - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Externo ao Programa - 2859562 - LEONARDO CESAR TEONACIO BEZERRA