Banca de DEFESA: FERNANDO LUCAS DE OLIVEIRA FARIAS

DISCENTE : FERNANDO LUCAS DE OLIVEIRA FARIAS
DATA : 16/12/2019
LOCAL: B206

Ecossistema para Aprendizagem Ativa de Programação Centrado na Experiência do Estudante

aprendizagem de programação, eduScrum, sprint educacional, metodologias ativas de ensino, desenvolvimento de sistemas para saúde

O aprendizado de programação tem se demonstrado uma habilidade valiosa à formação de qualquer profissional, principalmente por se tratar de uma habilidade transversal relacionada à capacidade de sistematizar, analisar e resolver problemas em diferentes níveis de abstração e granularidade. O Ensino de programação, aliado ao desenvolvimento de sistemas para saúde por estudantes de cursos não ligados à computação, surge como contexto singular identificado no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS da Universidade Federal  do Rio Grande do Norte - UFRN que promove a formação de pesquisadores em sistemas para saúde oriundos dos mais diversos projetos e bases de pesquisa do laboratório. Neste contexto, a pesquisa tem como objetivo principal sistematizar este ecossistema de aprendizagem ativa de programação centrado na experiência do estudante relacionando etapas, processos e atividades em ciclos iterativos e incrementais denominados sprints educacionais, facilitadas por mentores e tutores de aprendizagem que atuam em times auto-organizados e cross-funcionais formados por pesquisadores com perfis de personalidade, curso e área de atuação transversais, complementares e interdependentes. A metodologia da pesquisa tem natureza aplicada, objetivos guiados pela pesquisa exploratória, tipo quali-quantitativa e seus procedimentos técnicos disciplinados majoritariamente pela pesquisa-ação. As principais contribuições do trabalho têm como cerne a descrição de etapas, processos e atividades que auxiliam no aprendizado ativo de programação em perspectiva de um ecossistema integrado, revisão sistemática da literatura sobre aprendizagem ativa de programação e avaliação de feedbacks acerca do ecossistema coletados perante estudantes, mentores e tutores de aprendizagem da Escola de Programação do LAIS/HUOL/UFRN.

Presidente - 2245086 - ISABEL DILLMANN NUNES
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA