Banca de QUALIFICAÇÃO: CIBELLE CRISTINA BARROS DE ALMEIDA

DISCENTE : CIBELLE CRISTINA BARROS DE ALMEIDA
DATA : 09/08/2019
LOCAL: Sala B206

EDUCAÇÃO PARA AS MÍDIAS: KIT TUTORIAL PARA USO DE ILHA MIDIÁTICA NO ESPAÇO ESCOLAR

Formação Docente. Mídia-Educação. Recursos Multimídia. Tutorial Audiovisual.

Essa pesquisa propõe estudar a linguagem midiática e sua aplicação na prática educativa, visando favorecer a formação para as mídias. Delimitou-se como objetivo principal a formação de professores para o uso crítico, dialógico, experimental de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como auxílio à aprendizagem. Para esta formação propomos uma pesquisa-ação de produção e testagem de um kit audiovisual de mídia-educação, visando à formação de professores para a reflexão sobre suas relações com as mídias e uma apropriação crítica e criativa da ilha multimídia existente na escola. Abordaremos sobre a necessidade  de nos situarmos em ecossistemas comunicativos sendo indispensável para tanto a alfabetização tecnológica de professores, letramento digital e midiático objetivando comunicação dialógica e, por conseguinte, o uso dos recursos multimídia no espaço escolar para auxiliar na aprendizagem. O estudo será desenvolvido em uma escola púbica da rede estadual do Rio Grande do Norte. Propõe-se partir de diagnóticos acerca do uso de tecnologias multimídia por professores em suas aulas na instituição. O diagnóstico será feito segundo as discussões em um grupo focal, a análise de resultados servirá de referência para a pauta de produção de vídeos de formação com objetivo do uso crítico das tecnologias existentes na escola com príncipios de diálogo, pesquisa, experimentação e avaliação. Durante o processo de pesquisa os professores desenvolverão produções multimídia com seus alunos que serão incorporadas ao kit "Tutorial para Uso de Ilha Midiática Escolar", produto final deste trabalho. Esperamos assim contribuir para o desenvolvimento da relação escolar com o uso de linguagens diversas em busca de uma aprendizagem crítica, levando em consideração as necessidades de aquisição das habilidades para a vida e trabalho, propostas pela nova Base Nacional Comum Curricular.

Presidente - 2315340 - CIBELLE AMORIM MARTINS
Externo ao Programa - 2099065 - ADRIANO MEDEIROS COSTA
Externo ao Programa - 1544780 - JOAO TADEU WECK
Notícia cadastrada em: 25/07/2019 18:07