Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL MARQUES GARCIA

LOCAL: Auditório B321 do Instituto Metrópole Digital

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL ACESSÍVEL

A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Palavras-chave: Material Didático Acessível. Acessibilidade. Pessoas com Deficiência Visual. Tecnologias Educacionais. E-book Acessível.

A presente pesquisa tem como objetivo criar diretrizes para a produção acessível de materiais didáticos digitais, produzidos no contexto dos cursos de graduação, na modalidade a distância, direcionados a pessoas com deficiência visual. O estudo tem como locus de desenvolvimento a Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (SEDIS/UFRN), cuja premissa é atender uma crescente demanda de alunos com deficiência visual, que ingressaram em cursos de graduação a distância na instituição nos últimos anos. A perspectiva teórica está pautada nas concepções de FILATRO (2004 e 2016), PREECE, ROGERS e SHARP (2013) e PORTUGAL (2013), além de diretrizes do Design Universal para Aprendizagem. Metodologicamente, a pesquisa está dividida em três etapas: a primeira consiste num levantamento bibliográfico envolvendo áreas do conhecimento que permeiam a pesquisa, como design instrucional, design de interação e acessibilidade, além de temas correlatos. A segunda etapa, dedicada ao desenvolvimento do material adaptado, está subdividida em três momentos: (a) uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados junto a usuários de livros acessíveis cegos e com baixa visão; (b) confecção de um protótipo de alta complexidade de material didático de uma disciplina do curso de graduação, e, finalizando com (c) uma avaliação junto a consultores com deficiência visual. A terceira e última etapa compreende a documentação da pesquisa, descrevendo todas as etapas do processo, com diagnóstico e recomendações a serem adotadas em produções futuras. Os resultados previstos com a pesquisa, mediante dados preliminares obtidos junto a usuários de livros acessíveis e colaboradores, além de pesquisas similares, apontam que a melhor alternativa seja o formato de e-book, pois sua estrutura permite que softwares leitores de tela identifiquem o conteúdo presente no livro, além do recurso de texto alternativo, que substitui a imagem quando a mesma não está disponível, essencial para que pessoas com deficiência visual possam visualizar a imagem.

Presidente - 2432953 - CELIA MARIA DE ARAUJO
Interno - 2178446 - DENNYS LEITE MAIA