Banca de DEFESA: JONAS MEDEIROS DE AZEVEDO BARBOSA

DISCENTE : JONAS MEDEIROS DE AZEVEDO BARBOSA
DATA : 15/12/2023
LOCAL: Sala de CAx do Laboratório de Manufatura, Núcleo de Tecnologia Insustrial

Análise do puncionamento do AHSS Ferrítico-Bainítico (FB590) em temperaturas ambiente e criogênica

aço FB590, puncionamento criogênico, correlação de imagens digitais, simulação numérica, método dos elementos finitos

Os aços avançados de alta resistência (AHSS) são utilizados em estruturas veiculares por permitir uma combinação entre resistência mecânica e conformabilidade nos processos de manufatura, visando à redução da massa do veículo. Esses aços são comumente fornecidos em chapas finas, e precisam passar por etapas de conformação e de estampagem para definição da geometria do produto, sendo uma das etapas críticas o puncionamento. O AHSS Ferríta-Bainita (FB) se destaca por apresentar elevada conformabilidade local, possibilitando a obtenção de reforços estruturais como flanges. O comportamento dos AHSS envolve valores limite de deformação plástica e resistência à tração elevadas e, durante a operação de puncionamento, varia em função de parâmetros como folga de corte, geometria do punção e temperatura. Modelos para avaliar os efeitos de temperaturas superiores a ambiente em operações de conformação estão disponíveis na literatura, mas há carência de estudos em temperaturas criogênicas. Visando estudar o comportamento desse material, esta pesquisa tem como objetivo simular o puncionamento do AHSS FB590 em temperatura ambiente e criogênica, para analisar a influência da transição dúctil-frágil na borda de corte. Uma metodologia para obtenção de dados de triaxialidade e deformação plástica, necessários para calibração dos modelos constitutivos, foi desenvolvida utilizando a correlação de imagem digital (CID) com o objetivo de determinar o momento de fratura. As simulações de expansão de furos evidenciaram que um incremento no diâmetro final do furo de 4,7 mm pode ser obtido com a alteração da operação anterior de puncionamento de temperatura ambiente para criogênica.

Presidente - 1792669 - ADILSON JOSÉ DE OLIVEIRA
Interno - 1938946 - NICOLAU APOENA CASTRO
Externo ao Programa - 1451488 - JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR - UFRNExterno à Instituição - JETSON LEMOS FERREIRA - Arcelor
Notícia cadastrada em: 01/12/2023 11:15