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Dissertações |
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JOSILEIDE DOS SANTOS MEDEIROS
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ESTUDO DA PREPARAÇÃO E SINTERIZAÇÃO DE PÓS COMPÓSITOS W-Cu A PARTIR DE PÓS DE PARATUNGSTATO DE AMÔNIA E COBRE
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Orientador : FRANCINE ALVES DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ARIADNE DE SOUZA SILVA
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FRANCINE ALVES DA COSTA
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LEILIANE ALVES DE OLIVEIRA
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MARCELLO FILGUEIRA
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MEYSAM MASHHADIKARIMI
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UILAME UMBELINO GOMES
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Data: 25/01/2018
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O compósito W-Cu é um material usado geralmente como contatos elétricos e dissipador de calor em dispositivos microeletrônicos devido a sua excelente condutividade térmica e elétrica, alta resistência à erosão por arco elétrico, baixo coeficiente de expansão térmica e boa trabalhabilidade. Ele é um sistema imiscível e seus constituintes compartilham insolubilidade mutua o que dificulta sua obtenção. A metalurgia do pó através das técnicas de preparação de pós, compactação ou moldagem de pó por injeção e sinterização é uma rota bastante viável para produção desses componentes. A moagem de alta energia é conhecida pela sua habilidade de produção de pós com fases nanocristalinas e amorfas, bem como, por promover a formação ou elevação de solução sólida, além de produzir alta homogeneidade das fases e composição das partículas. O tamanho das partículas, a dispersão das fases e a atmosfera de sinterização são fatores que afetam a densificação e microestrutura do compósito W-Cu. Por isso, esse trabalho investigou: a influência do tempo de moagem na diminuição do tamanho e dispersão das fases do compósito APT-15%Cu, em relação à mistura mecânica do mesmo material. Estudos sobre a obtenção do W a partir da decomposição e redução do APT através de uma atmosfera controlada por H2 e o efeito da temperatura e da atmosfera de sinterização na densidade e microestrutura dos corpos sinterizados. Pós compósitos foram preparados por MAE e mistura mecânica. No primeiro caso, os pós foram preparados com álcool etílico em um moinho planetário Pulverissete 7 com recipiente e bolas de metal duro a 400 rpm por 50 horas. Amostras foram coletadas nos intervalos de 2, 10, 20, 30 e 50 h para que pudéssemos acompanhar a evolução da MAE sobre o compósito. A razão em massa de pó para bola usada foi de 1:5. No outro caso, os pós foram colocados em um recipiente de plástico e misturados manualmente por 20 minutos. Em seguida, os pós foram caracterizados e divididos em duas partes iguais. Metade foi compactado em matriz cilíndrica de 5 mm sob uma pressão uniaxial a 200 MPa e sinterizados a 1100 e 1200 °C por 1 h de isoterma em forno resistivo tubular convencional sob atmosfera de H2. A outra metade do pó compósito preparado por MAE e mistura mecânica, foi levada a um forno resistivo tubular convencional sob atmosfera de H2, a uma temperatura de 750°C e uma isoterma de 30 mim para cada grama de compósito a ser reduzida e decomposta. Depois esse material foi caracterizado para a comprovação da redução e em seguida compactado em uma matriz cilíndrica de 5 mm sob uma pressão uniaxial de 200 MPa e em seguida, sinterizados em um forno tubular convencional em temperaturas de 1100°C e 1200° C sob uma atmosfera de Argonio, seguindo a rota convencional da MP. Os pós iniciais e preparados por moagem e mistura mecânica, bem como os compactados sinterizados foram caracterizados por MO, MEV, EDS, DRX e análise de tamanho de partícula. A densidade dos corpos verdes e sinterizados foram medidas pelo método geométrico (massa/volume). Amostras preparadas a partir do pó APT- 15%Cu pela MAE alcançou 86 % de densidade relativa após sinterização em 1200°C sob atmosfera de Argonio por 60 minutos. Alta homogeneidade e boa densificação foram observadas, enquanto que amostras preparadas a partir de pós misturados mecanicamente e sinterizados nas mesmas condições, exibem baixa densidade relativa e estrutura heterogênea.
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CLEBER DA SILVA LOURENÇO
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EFEITO DA MOAGEM DE ALTA ENERGIA NA DENSIFICAÇÃO E MICROESTRUTURA DO COMPÓSITO CU-C SINTERIZADO EM ESTADO SÓLIDO
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Orientador : FRANCINE ALVES DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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ARIADNE DE SOUZA SILVA
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FRANCINE ALVES DA COSTA
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MARCELLO FILGUEIRA
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MEYSAM MASHHADIKARIMI
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UILAME UMBELINO GOMES
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Data: 25/01/2018
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O compósito de cobre-grafite (Cu-C) é um material amplamente utilizado como contatos elétricos deslizantes onde a fase cobre fornece a propriedade de condutividade elétrica e a fase grafita, a propriedade de lubrificação. Ele é um sistema imiscível e seus constituintes são mutuamente insolubilidade, o que dificulta sua obtenção. A moagem de alta energia (MAE) é hábil para produzir pós compósitos nanoestruturados, amorfos e solubilidade sólida ou aumento de solubilidade sólida, além de produzir alta homogeneidade das fases e composição das partículas. O tamanho das partículas, a dispersão das fases e a atmosfera de sinterização são fatores que afetam a densificação e microestrutura do compósito Cu-C. Por isso, esse trabalho investigou a influência do tempo de moagem na diminuição do tamanho e dispersãodas fases do compósito Cu-10%pC. O efeito da temperatura e da atmosfera de sinterização na densidade e microestrutura dos corpos sinterizados também foram investigados. Pós compósitos foram preparados por MAE e mistura mecânica. No primeiro caso, os pós foram preparados com álcool etílico em um moinho planetário Pulverissete 7 com recipiente e bolas de metal duro a 400 rpm por 50 horas. A razão em massa de pó para bola usada foi de 1:4. No outro caso, os pós foram colocados em um recipiente de plástico e misturados manualmente por 5 minutos. Em seguida, os pós foram compactados em matriz uniaxial a 200 MPa e sinterizados em forno resistivo tubular convencional e com registro dilatométrico a 800, 1000 e 1050 °C por 1 h de isoterma e sob atmosferas de argônio, H2 e mistura de argônio e H2. Compactos de pós também foram sinterizados por SPS. Os pós iniciais e preparados por moagem e mistura mecânica, bem como os compactados sinterizados foram caracterizados por MO, MEV, EDS, DRX e análise de tamanho de partícula. A densidade dos corpos verdes e sinterizados foram medidas pelo método geométrico (massa/volume). Medidas de microdureza Vickers também foram efetuadas nos corpos sinterizados. Os corpos sinterizados sob atmosfera de H2 apresentaram baixa densidade e resistência mecânica. Diferentemente, os corpos sinterizados no dilatômetro a 800°C por 1 hora sob atmosfera de argônio ficaram mais densos, mas sua densidade só alcançou 60,40% da densidade teórica. Uma densidade maior que 82% da densidade teórica foi alcançada pelos corpos sinterizados por pulso de plasma spark e, como esperado, as microestruturas dos corpos sinterizados com pós misturadas mecanicamente são completamente diferentes das microestruturas dos pós moídos e exibem alta heterogeneidade.
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ALYSSON NASCIMENTO DE LUCENA
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DESENVOLVIMENTO DE UM VEÍCULO AÉREO NÃO TRIPULADO COM SUSTENTAÇÃO E PROPULSÃO HÍBRIDA
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Orientador : RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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KARILANY DANTAS COUTINHO
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RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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WALLACE MOREIRA BESSA
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WANDERLEY FERREIRA DE AMORIM JÚNIOR
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Data: 31/01/2018
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Nos últimos anos o interesse em retirar a figura humana embarcada das aeronaves tornou-se necessário por vários motivos, segurança, limitações humanas, custos, versatilidade entre outros. Diante dessas questões os pesquisadores têm se empenhado cada vez mais em desenvolver plataformas autônomas ou remotamente controladas para Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs). Os VANTs se dividem em duas grandes categorias, os de asa fixa, onde os aviões são os mais populares, e os de asa rotativa onde temos os helicópteros e os multirotores, uma terceira grande categoria está se formando, o das aeronaves híbridas, que conciliam as vantagens das aeronaves de asa fixa com as de asa rotativa. Aeronaves de asa fixa com propulsão a combustão apresentam boa autonomia de tempo de voo, porém necessitam estar em constante movimento para manter sua sustentação e precisam de pista adequada para decolagem e pouso quando o mesmo não é efetuado por paraquedas, o que não garante que o destino final seja concluído no local sugerido, já aeronaves com propulsão elétrica multirotores tem autonomia de tempo de voo e velocidade máxima limitadas pela capacidade da bateria e pela quantidade total de motores porém são capazes de decolar e pousar verticalmente, executar voos lentos ou parados. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo desenvolver um VANT duplamente híbrido capaz de conciliar as vantagens de dois tipos de aeronaves (asa fixa e multirotores), utilizando motores a combustão e elétricos para a propulsão e para a sustentação em voo a asa e o multirotor.
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ISRAEL LOIOLA RÊGO
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ESTUDO EXPERIMENTAL DA INFLUENCIA DA TEMPERATURA DA ÁGUA NA PERDA DE CARGA EM TUBULAÇÕES
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Orientador : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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KLEIBER LIMA DE BESSA
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NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
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Data: 31/01/2018
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É apresentado um estudo experimental de um sistema hidráulico que consiste de forma resumida em explorar e verificar experimentalmente o diagrama de Moody, para verificar a influencia da temperatura na perda de carga de tubulações. Sendo este feito com valores empíricos, atualizados e especificados pelo Laboratório de Metrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. De forma a contribuir com dados para a comunidade acadêmica, realçando a importância da confiabilidade dos instrumentos e da análise dos aspectos termofluidos em diversos setores da indústria. Devido ao grande gasto energético que é feito na indústria para se adequar a viscosidade de determinados fluidos a seus processos.
Foi montado um sistema hidráulico que consiste em um tubo fino de cobre de diâmetro interno de oito milímetros, um reservatório para alocação do fluido que no caso foi água comum. Foi construído um medidor de pressão do tipo em “U”. O sistema de medição de vazão foi feito usando um cronômetro junto a um balão volumétrico de dois litros. Características e propriedades dos materiais como rugosidade e densidade.
Foi obtida uma precisão significativa dos dados comparados com os valores da literatura que fornecem o diagrama de Moody. Sendo a discrepância dos dados medidos para os do diagrama menor do que 5%. Sendo observado que o fator de atrito não sofreu influencia da temperatura, porém houve uma notável redução da perda de carga com o aumento da temperatura de 30 ºC para 50 ºC.
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GIORGIO ANDRÉ BRITO OLIVEIRA
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PREDIÇÃO DE PROPRIEDADES MECÂNICAS DE COMPÓSITOS UNIDIRECIONAIS ATRAVÉS DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS
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Orientador : RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ADRIANO SILVA BELISIO
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JOÃO CARLOS ARANTES COSTA JÚNIOR
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RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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WALLACE MOREIRA BESSA
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Data: 09/02/2018
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Os materiais compósitos são um novo destaque no avanço tecnológico, impondo novas pesquisas relacionadas ao assunto devido a sua crescente demanda nas mais diversas áreas. Dentre essas pesquisas surgem as que tem como objetivo facilitar as aplicações desses materiais, através de uma rápida apuração das suas propriedades mecânicas sem a necessidade de procedimentos experimentais, sendo essa fator primacial na preparação de projetos. Assim surgiram os modelos micromecânicos, que ganharam destaque devido a sua praticidade, como exemplo das equações da Regra das Misturas e das equações de Halpin-Tsai. Recentemente, novos modelos computacionais vem combinando modelos micromecânicos e aperfeiçoando-os para se ter a máxima acurácia, como por exemplo as redes neurais artificiais (RNAs). Com base nisso, este trabalho visa a criação de arquiteturas de RNAs capazes de modelar o módulo de cisalhamento (G12) e a tensão última de tração longitudinal (Xt) de compósitos unidirecionais. Com as RNAs treinadas e testadas, essas vão servir como ferramentas computacionais, semelhante a funções, em que fornecendo as entradas teremos uma saída desejada. Para isso, fez-se necessário uma coleta de dados da literatura, que foram divididos em um conjunto de treino e um conjunto de teste, para realização da validação cruzada. Se desenvolveram sete tipos de arquiteturas diferentes, três para o G12 e quatro para o Xt, na qual essas possuem entre duas, três e quatro entradas. Dentre esses modelos três deles são considerados modelos mistos, que combina valores da saída da RNA com os valores obtidos vindos de modelos micromecânicos, como o modelo de Halpin-Tsai. Após o treinamento das RNAs, foi realizada uma análise comparativa dos valores vindos da RNA e dos valores experimentais, e ainda análises quantitativas e qualitativas com base no modelo de comparação (modelo de Halpin-Tsai e modelo da Regra das Misturas), apresentando maiores valores de coeficiente de correlação e menores valores de erro quadrático médio.
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RAYANA PRISCILLA SILVA PONTES
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SÍNTESE E IMOBILIZAÇÃO DE NANOPARTÍCULAS DE FIBROÍNA NO SUBSTRATO TÊXTIL: AVALIAÇÃO DA CITOTOXICIDADE E ADESÃO CELULAR
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Orientador : RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
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MEMBROS DA BANCA :
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RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
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JOSE HERIBERTO OLIVEIRA DO NASCIMENTO
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KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
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ANDREA LIMA DE SA
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ELISÂNGELA BEZERRA DAS NEVES HOLANDA
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Data: 16/02/2018
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A busca por novos materiais com características biodegradáveis, baixa toxicidade e boa biocompatibilidade tem sido objeto de investigação no desenvolvimento de nanopartículas. Entretanto para que um material consiga exercer essa função, é necessário que ele possa ser degradado sem lançar no organismo humano possíveis toxinas. Dentre esses, a fibroína, um biomaterial presente no casulo do bicho da seda, vêm sendo constantemente estudado por apresentar uma excelente capacidade de sofrer mudanças na sua conformação, podendo se tornar uma partícula nanométrica de formato esférico. Portanto, o presente trabalho tem como objetivo a produção de nanopartículas de fibroína a partir de métodos rápidos e de baixo custo, sendo nosso produto analisado a partir de paramêtros como: caracterizadas por Espalhamento dinâmico da luz (DLS), Tamanho e Potencial Zeta (via nanosizer), Difração de Raios X (DRX), Microscopia Eletrônica de Transmissão (MET), Determinação de área especifica pelo método BET, Espectroscopia na região do Infravermelho com Transformada de Fourier (FTIR). As nanopartículas de fibroína foram imobilizadas em malha de PLA analisadas com FTIR e DRX. Os resultados de DLS, FTIR e MET comprovam a formação das nanopartículas de fribroína de seda esféricas com tamanhos médios entre 48 a 156 nm, e potencial zeta de -19,95Ω o que caracteriza um ótimo material, enquanto a avaliação da viabilidade celular mostrou as NPF’s como material não citotóxico para baixas concentrações, confirmando que o método de obtenção das nanopartículas por sistema ternário é uma alternativa eficaz e de custo baixo onde apresenta um grande potencial para utilização como biomaterial, devido à sua resistência mecânica, biocompatibilidade e biodegradabilidade.
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MARIA THEREZA DOS SANTOS SILVA
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ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO BIODIESEL E BLENDAS SOBRE O COMPORTAMENTO TRIBOLÓGICO DO LUBRIFICANTE MINERAL 15W40
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Orientador : SALETE MARTINS ALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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SALETE MARTINS ALVES
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TATIANA DE CAMPOS BICUDO
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VALDICLEIDE SILVA E MELLO
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Data: 20/02/2018
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A utilização do biodiesel como combustível está crescendo no mundo, havendo à necessidade de estudar melhor os efeitos causados por este novo combustível a motores de combustão interna. Neste contexto, encontra-se a necessidade de estudar a contaminação do óleo lubrificante por este combustível, analisando seus efeitos nas propriedades do lubrificante. Assim, este trabalho objetivou estudar a contaminação de um óleo mineral comercial 15W40 com biodiesel e sua blendas com diesel (B10 e B20) e seus impactos nas propriedades físico-químicas e tribológica do óleo lubrificante. Baseado em estudos, foi determinado que para cada contaminante fosse usado em porcentagens de contaminação de 1% e 2%. Várias análises físico-químicas foram realizadas para averiguar o comportamento do óleo lubrificante contaminado, comparando-os as especificações exigidas pelos órgãos de qualidade. Também houve aplicação de algumas técnicas (DSC, índice de acidez e FTIR) para investigar o comportamento destes quando envelhecidos. Atuação tribológica destes lubrificantes contaminados foi avaliada por meio de ensaios no tribômetro HFRR, empregando o aço AISI 52100, resultando dados como: percentual de formação de filme, coeficiente de atrito e diâmetro da escara. Também foi feita uma análise superficial dos contra corpos, a fim de compreender a dimensão do desgaste sofrido por este tipo de contaminação. Os resultados mostraram os lubrificantes contaminados quando estão no início não apresentam grandes riscos as suas propriedades, mas quando envelhecidos aumentam o número de ésteres saturados consequentemente diminuem a estabilidade oxidativa e aumentam a acidez. Ao avaliar os ensaios de lubricidade foi perceptível que o biodiesel solubilizou com o lubrificante, mas o comportamento dos lubrificantes contaminados envelhecidos causou instabilidade ao lubrificante, provocando o surgimento de óxidos ao longo do par tribológico. Contudo, a presença do biodiesel como contaminante por muito tempo, em condições naturais e sem contato por muito tempo com metal, não exerce influência significativa no comportamento do lubrificante.
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DANIELLE CARVALHO SILVA SPINOLA
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OBTENÇÃO DE UMA VITROCERÂMICA A PARTIR DE RESÍDUOS DA PERFURAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO E DO BENEFICIAMENTO DO CAULIM
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Orientador : RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
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CARLOS ALBERTO PASKOCIMAS
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AURISTELA CARLA DE MIRANDA
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DANIEL ARAÚJO DE MACEDO
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Data: 05/03/2018
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A produção de resíduos em várias indústrias tem sido uma preocupação recorrente nos últimos anos. Com o aumento da conscientização ambiental, várias recomendações sobre gerenciamento de resíduos têm sido elaboradas para proteger meio ambiente e sociedade, sendo a principal delas a minimização da sua produção. Quando impraticável, a próxima ação sugerida é o reuso ou reciclagem. Na indústria do petróleo, a perfuração de poços gera grandes volumes de resíduos que são depositados em aterros e acumulados por não terem uso específico. A indústria da extração mineral, da mesma forma, gera grandes quantidades de resíduos na preparação do produto para comercialização: cerca de 70% do volume extraído. Diversos autores estudaram a incorporação desses restos no desenvolvimento de novos produtos, principalmente cerâmicos, devido à heterogeneidade da sua composição. Este trabalho, então, tem o objetivo de desenvolver uma vitrocerâmica a partir de resíduos da perfuração de petróleo provenientes da bacia potiguar, e rejeitos do beneficiamento do Caulim do município de Equador/RN. Por ser uma proposta inovadora, as amostras de resíduos foram caracterizadas a fim de obter-se a melhor formulação baseada em uma composição SiO2- Al2O3-CaO-Na2O-K2O-MgO. A mistura de 10g de cascalho, 5g de caulim e 2,5g de Na2O foi então fundida a 1500ºC por 1h, obtendo um vidro depois submetido a análises de FRX, TG-DSC e DIL para embasar a elaboração da vitrocerâmica e um DRX com aquecimento para o estudo da densificação e cristalização do material. A vitrocerâmica foi sinterizada em forma de pó compactado em uma pastilha e como selante depositado sobre um metal, ambos a 800ºC por 30 minutos. Embora inviável a aplicação proposta, a estrutura da vitrocerâmica obtida foi analisada por MEV e EDS, comprovando a formação de uma estrutura cristalina a ser melhor avaliada em relação à sua construção e propriedades em estudos posteriores.
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Waste production in industries has been a recurring concern in recent years. With increasing environmental awareness, several recommendations on waste management have been developed to protect the environment and society, the main one being the minimization of their production. When impractical, the next suggested action is reuse or recycling. In the oil industry well drilling generates large volumes of wastes that are deposited in landfills and accumulated. The mineral extraction industry, in the same way, generates large amounts of waste in the preparation of the product for commercialization: about 70% of the extracted volume. Several authors have studied the incorporation of these residues in the development of new products, mainly ceramics, due to the heterogeneity of their composition. This work, therefore, has the objective of developing a glass ceramic from petroleum drilling residues from the potiguar area, and tailings from the processing of the Caulim of the city of Equador / RN. As an innovative proposal, the residue samples were characterized in order to obtain the best formulation based on SiO2-Al2O3-CaO-Na2O-K2O-MgO composition. The mixture of 10g of gravel, 5g of kaolin and 2.5g of Na2O was then melted at 1500ºC for 1h, obtaining a glass afterwards subjected to FRX, TG-DSC and DIL analysis to support the preparation of the glass ceramic. Vitreous powder pellets were produced and sintered at 800 ° C for 30 minutes to study the densification and crystallization of the material. The structure and properties of the glass ceramic were analyzed by XRD, FRX, TG and MEV, which proved the viability of the residues in their production.
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RANAILDO GOMES DA SILVA
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ESTUDO DO EFEITO DE INTEMPÉRIES REGIONAIS NA DETERIORAÇÃO DE PÁS EÓLICAS
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Orientador : SALETE MARTINS ALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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SALETE MARTINS ALVES
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RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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ANA CLAUDIA DE MELO CALDAS BATISTA
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Data: 30/05/2018
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Atualmente existe uma crescente demanda por fontes alternativas e limpas de energia e que não cause grandes efeitos negativos ao meio ambiente, sendo crescente a necessidade de aproveitamento do potencial eólico mundial. No entanto, a indústria de energia eólica, especificamente os fabricantes de pás eólicas, buscam constantemente por melhorias no desempenho das propriedades mecânicas dos materiais empregados na confecção das pás eólicas. Dessa forma conhecer o comportamento dos materiais utilizados é de fundamental importância, para que se possa tirar melhor proveito dos ventos e consequentemente evitar prejuízos e acidentes. O objetivo do presente trabalho foi avaliar em túnel de vento o efeito das partículas de areia e sal nas alterações na superfície das pás eólicas. Foram utilizados nos testes corpos de prova em base de resina revestidos com manta e tecidos em fibra de vidro, comumente é o material mais utilizado na confecção das pás eólicas. Foi analisado, em túnel de vento, uma seção de pá eólica com tamanho de 17 X 2,5 cm, foram utilizados o modelo da NACA 7715 na confecção dos corpos de prova. Foram feitos 15 ensaios e variado os ângulos de ataque em 0°, 45° e 90° a cada 12 horas de ensaio, sendo um total 180 horas de ensaio para ambos os resíduos de areia e sal. Foram feitas simulações computacionais, ensaios de tração, ensaios de flexão, perda mássica, rugosidade e microscopia eletrônica de varredura (MEV) em todos os corpos de prova após os ensaios. A simulação computacional possibilitou visualizar o comportamento aerodinâmico dentro do túnel e determinar o lugar mais estável para fixação do corpo de prova. Os ensaios de tração e flexão possibilitaram identificar as resistências máximas do material utilizado. Os ensaios de rugosidade confirmaram as alterações que ocorreram na microtextura e as técnicas de caracterização de microscopia óptica e microscopia eletrônica de varredura (MEV) identificaram as mudanças, falhas e o comportamento entre matriz e reforço.
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ANDRESSA JALES DE SOUZA
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ANÁLISE VIBRATÓRIA DO COMPORTAMENTO DINÂMICO EM TORRES DE AEROGERADORES SUJEITAS À AÇÃO DINÂMICA DO VENTO
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Orientador : CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADELCI MENEZES DE OLIVEIRA
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CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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JOAO BOSCO DA SILVA
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Data: 18/07/2018
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Neste trabalho estuda-se o comportamento dinâmico/oscilatório da ação do vento (cargas aleatórias) de torres de aerogeradores. A estrutura da torre será simplificada como um elemento de barra com uma massa concentrada no topo da estrutura simulando o gerador eólico. Essa pesquisa inicia-se apresentando o estado da arte dos aerogeradores, descrevendo o modelo e seus principais componentes. As medições foram obtidas posicionando os sensores (acelerômetros do tipo piezoelétricos) em quatro pontos na torre, sendo o primeiro na direção do vento e os três restantes formando, respectivamente, ângulos de 900 entre si. Também foram discutidos aspectos ambientais do solo/estrutura, que podem favorecer ou prejudicar a estrutura estudada. Em seguida, são apresentados conceitos analíticos e experimentais necessários para uma melhor compreensão sobre análise modal de uma estrutura, explicando os aspectos mais relevantes da dinâmica da torre do gerador eólico. Por último, a realização dos ensaios dinâmicos obtidos na torre em estudo, descrevendo os resultados conseguidos.
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ANA RAFAELLY AMARAL BEZERRA
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UTILIZAÇÃO DA FLUIDODINÂMICA COMPUTACIONAL COMO FERRAMENTA DE ESTUDO EM BOMBAS CENTRÍFUGAS
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Orientador : ANDRE JESUS SOARES MAURENTE
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MEMBROS DA BANCA :
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KLEIBER LIMA DE BESSA
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SANDI ITAMAR SCHAFER DE SOUZA
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FLAVIO VANDERLEI ZANCANARO JÚNIOR
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Data: 25/07/2018
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As bombas centrífugas são amplamente utilizadas em diversas aplicações industriais, e muitas vezes são consideradas o componente principal do sistema. A compreensão do comportamento é indispensável para o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas mais eficientes, confiáveis e econômicos, pois pequenos ganhos em eficiência podem evitar desperdícios de grandes quantidades de energia. No entanto, a análise de fluxo no seu interior é uma tarefa árdua e dispendiosa para técnicas experimentais. Assim a análise e a determinação das características operacionais podem ser realizadas com o auxílio de simulações numéricas, utilizando técnicas de fluidodinâmica computacional (CFD). Isso permite a previsão do comportamento dos escoamentos, sem que haja a necessidade de construção de modelos, gerando uma economia de recursos financeiros e de tempo. Este trabalho apresenta o projeto e a simulação numérica de uma bomba centrífuga (rotor e voluta). As características geométricas foram obtidas a partir de recomendações de projeto dispostos na literatura clássica da área e as simulações numéricas foram realizadas através da utilização do código ANSYS CFX. Para garantir a confiabilidade dos resultados, também foram realizadas simulações numéricas sobre o modelo computacional de um rotor de bomba comercializada e fabricada no Brasil. Em ambas as simulações, foi necessária a criação de modelos 3D da bomba, a geração de malhas computacionais adequada ao problema e a definição das condições de contorno apropriadas à situação. Com os resultados das simulações para uma bomba centrífuga radial, projetada, do tipo lenta, com descarga de 59,5 m3/h, altura manométrica de 50 m e velocidade de rotação de 3600 rpm, foi possível obter a curva de altura de elevação, bem como, o comportamento do triângulo de velocidade ao longo da pá do rotor. Além disso, foi realizada uma avaliação do escoamento através do estudo dos campos de pressão e velocidade no rotor e na voluta, e uma verificação da influência da rugosidade na altura de elevação da bomba. Os estudos mostraram que os resultados numéricos apresentam concordância com os valores projetados, estando à altura manométrica 10% acima do valor esperado. Além do mais, a caracterização do escoamento e análise de desempenho da bomba revelaram que o CFD apresentou-se como uma ferramenta de projeto útil e confiável.
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RAYZZA MARINHO DOS SANTOS
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EFEITO DA CONTAMINAÇÃO DO ÓLEO LUBRIFICANTE POR COMBUSTÍVEIS NA LUBRIFICAÇÃO PARA MOTORES-FLEX
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Orientador : SALETE MARTINS ALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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FLÁVIO JOSÉ DA SILVA
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SALETE MARTINS ALVES
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TATIANA DE CAMPOS BICUDO
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Data: 26/07/2018
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Motores que permitem a utilização de qualquer porcentagem de álcool e gasolina como combustível são conhecidos como motores flex, estes enfrentam grandes desafios tribológicos que parecem estar associados a uma lubrificação inadequada e a severo desgaste triboquímico. A otimização dos motores flex-fuel tornou-se um urgente desafio tecnológico no momento em que o etanol veicular se afirma, cada vez mais, como alternativa para a redução das emissões de CO2 e outros poluentes. O presente trabalho objetivou contribuir para um melhor entendimento dos fenômenos de lubrificação, atrito e desgaste em motores-flex. Para tanto, foram analisados os efeitos da adição de porcentagens de combustíveis (etanol e gasolina comum) ao óleo sintético, no desempenho tribológico destes lubrificantes. Efetuou-se a preparação dos lubrificantes a partir do óleo sintético, com contaminação de 1, 2 e 5% do combustível, em peso. Em seguida fizeram-se análises físico-químicas dos lubrificantes sintetizados, tais como: infravermelho (espectroscopia FTIR) e Fluorescência de Raios-X a fim de verificar se a contaminação altera as características químicas do lubrificante. Sabendo que o contato entre as peças do motor onde o lubrificante atua se dá por deslizamento, utilizou-se o equipamento HFRR (High Frequency Reciprocating Rig) a fim de mensurar a capacidade de lubrificação, ou a capacidade de um fluido reduzir o atrito e o desgaste entre as superfícies em movimento relativo sob carga. Com base nisto, foram avaliados no decorrer do ensaio: coeficiente de atrito (COF) e percentual de formação de filme. Ao final do ensaio foi realizada a caracterização do desgaste através de análises de MEV/EDS. Os resultados mostraram que a contaminação do lubrificante com os combustíveis estudados diminuem sua capacidade de lubrificação. Este efeito é mais acentuado para maiores proporções de etanol.
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RAYANE DANTAS DA CUNHA
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ESTUDO DO GRADIENTE DE RESISTÊNCIA EM COMPÓSITO DE MECHA HÍBRIDA KEVLAR/VIDRO APÓS IMPACTO DE BAIXA VELOCIDADE
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Orientador : RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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CAMILLA DE MEDEIROS DANTAS AZEVÊDO
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EVANS PAIVA DA COSTA FERREIRA
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RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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WANDERLEY FERREIRA DE AMORIM JÚNIOR
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Data: 27/07/2018
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O crescente desenvolvimento de materiais compósitos nos últimos anos tem propiciado novas alternativas para solucionar diversos problemas acerca da necessidade de novos materiais. Esses materiais possuem uma alta eficiência estrutural, mas que é comprometida quando submetida a cargas de impacto. Dentre os impactos, o de baixa velocidade é considerado uma solicitação perigosa, pois são impactos mais comum de ocorrer e que provocam danos que nem sempre são visíveis à olho nu, afetando a resistência residual da estrutura. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo fazer uma análise da resistência residual à flexão em três pontos, bem como avaliar a presença do tipo de tecido de mecha híbrida de um laminado compósito de matriz polimérica estér-vinílica reforçado com 11 camadas. Sendo esse composto de 3 camadas do tecido de mecha híbrida vidro/kevlar (uma no meio e duas nas extremidades) e entre essas, 8 camadas de fibra de Vidro-E, sujeito a impactos de baixa velocidade (Drop Test). Os testes de impacto foram realizados utilizando duas energias de impacto (61 J e 76 J) até a perfuração completa dos corpos de prova. Depois dos testes de impacto, realizou-se o teste de flexão de três pontos. Os resultados desses testes mostraram que para ambas as energias a medida que se distancia da borda do impactador a resistência e a rigidez de flexão foram pouco alteradas. Além disso estudos comparativos da influência do tipo da hibridização se fazem necessários, para tanto, os estudos realizados em um outro laminado compósito semelhante e existente na literatura, nessa análise comparativa envolveu os resultados de absorção de energia de impacto, bem como a caraterística do dano causado pelo impacto. Ao término das análises, foi observado que a utilização do tecido de mecha hibrida, influenciou diretamente nos resultados,com ganho na absorção de energia de impacto e redução da área de dano.
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KACIÊ KAROLINE DE ARAÚJO TRINDADE
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DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE ESTRATÉGIAS TROCOIDAIS PARA O FRESAMENTO DO AÇO AISI 4340 TEMPERADO E REVENIDO
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Orientador : ADILSON JOSÉ DE OLIVEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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ADILSON JOSÉ DE OLIVEIRA
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ANDERSON CLAYTON ALVES DE MELO
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SALETE MARTINS ALVES
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FLÁVIO JOSÉ DA SILVA
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Data: 27/07/2018
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A usinagem de canais, com elevada relação entre profundidade e largura, em aços temperados e revenidos é uma demanda frequente da indústria de moldes e matrizes, mas inexequível, em um único passe, para o fresamento com trajetória de contorno. Isso se deve ao elevado carregamento mecânico e térmico sobre as arestas de corte. A trajetória trocoidal mostra-se eficiente para o desbaste de canais nessas condições, pois evita o uso de um elevado ângulo de contato ferramenta-peça e reduz os esforços sobre as arestas. As trajetórias trocoidais têm variações quanto ao seu modelo, influenciando principalmente o tempo direto de usinagem. Contudo, informações sobre a influência das variações da trajetória e do ângulo de hélice da ferramenta sobre a força de usinagem, a vida da ferramenta, e o tipo e mecanismo de desgaste e/ou avaria são escassas na literatura. Portanto, esta pesquisa tem como objetivo avaliar a influência das variações da estratégia trocoidal e do ângulo de hélice no fresamento do aço AISI 4340 (40 HRC), com ferramentas de metal duro revestido, considerando o tempo direto de usinagem, a força de usinagem e os mecanismos de degaste e/ou avarias. Uma metodologia para criação de estratégias trocoidais (circular e elipsoidal), baseadas em equação paramétrica, foi desenvolvida e aplicada nos experimentos. Com essa metodologia criaram-se variações da trajetória trocoidal permitindo a redução do tempo direto de usinagem. Os resultados mostraram que a trajetória elipsoidal promoveu uma redução de 23% no tempo teórico de usinagem, quando comparada à trajetória circular. Verificou-se que a trajetória elipsoidal promoveu um maior valor da força de usinagem e que o aumento do ângulo de hélice tende a reduzi-la, independentemente do tipo de trajetória. O fim de vida da ferramenta é uma variável de difícil estimativa para as condições de usinagem adotadas nessa pesquisa em função do tipo de desgaste/avaria nas arestas de corte: trincas de origem térmicas e mecânicas, desgaste de entalhe e lascamento.
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ANTÔNIO PAULINO DE ARAÚJO NETO
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ESTUDO DO DESLIZAMENTO DE AÇO INOXIDÁVEL AUSTENÍTICO CONTRA COMPÓSITO DE PTFE E CARGA DE REJEITO DE SCHEELITA
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Orientador : JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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EVANS PAIVA DA COSTA FERREIRA
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JULIANA RICARDO DE SOUZA
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GILSON GARCIA DA SILVA
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Data: 30/07/2018
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A pressão de contato e velocidade de deslizamento são parâmetros que influenciam o coeficiente de atrito e temperatura durante o contato de entre compósitos de PTFE e um contra corpo metálico. A redução do coeficiente de atrito em conjunto com o incremento da temperatura ocorre quando ambos os parâmetros são aumentados. Este estudo se concentra em identificar como diferentes condições de pressão de contato e velocidade de deslizamento influenciam o comportamento tribológico de um compósito à base de PTFE. Os materiais avaliados foram o PTFE puro e PTFE reforçado com 10% e 20% de rejeito de scheelita (RS). No ensaio tribológico foi utilizado um tribômetro com configuração pino contra disco, sendo o pino de aço inoxidável austenítico 304 em contato conforme (plano-plano) com os corpos de prova. Os resultados mostraram que houve diminuição no coeficiente de atrito com o incremento da pressão de contato, tanto para o PTFE puro quanto para o compósito. Além disso, na condição onde a pressão e velocidade foram mais elevadas, houve um aumento considerável da temperatura entre o par tribológico.
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PATRICER LUBUMBA MENEZES
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DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UM COMPÓSITO POLIMÉRICO REFORÇADO COM RESÍDUOS TÊXTEIS DE TECIDO DE JUTA E MALHA DE POLIÉSTER
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Orientador : RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
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MEMBROS DA BANCA :
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RASIAH LADCHUMANANANDASIVAM
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KESIA KARINA DE OLIVEIRA SOUTO SILVA
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BRISMARK GOES DA ROCHA
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DORIVALDA SANTOS MEDEIROS
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Data: 31/07/2018
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A preocupação mundial da sociedade moderna em diminuir o impacto ambiental e encontrar soluções para o esgotamento de recursos naturais não renováveis vem incentivando a pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, como o reaproveitamento de resíduos industriais, gerando economia, desenvolvimento social e melhorias para o meio-ambiente. O presente trabalho tem a intenção de contribuir com o meio ambiente através do aproveitamento de resíduos têxteis para o desenvolvimento e caracterização de um compósito polimérico tendo o poliester insaturado como matriz e utilizando como elemento de reforço tecidos de juta e tecidos de malhas, materiais estes que são normalmente descartados no meio ambiente. Foram desenvolvidos cinco compósitos laminados, em molde fechado sob pressão, intercalando tecido de juta e malha de poliester com percentuais de teor de reforço que variaram de 16,5% a 38% (M/M). Os compósitos foram caracterizados através de técnicas para a determinação das propriedades mecânicas de resistência a tração (ASTM D638) e flexão (ASTM D790), densidade específica, análise ótica de fraturas dos compósitos, através de microscopia eletrônica de varredura MEV e bem como a determinação do perfil de absorção de água (ASTM D570-98). Neste trabalho também buscou melhorar a performance dos compósitos através do tratamento superficial de alcalinização dos tecidos de juta nas proporções de 5%, 7% e 10% de NaOH utilizados como reforço e compara-los com os compósitos não tratados. Foi realizado análise por difração de raios X (DRX) e espectro de raios infravermelho (FTIR) a fim de verificar alguma mudança na cristalinidade da fibra de juta após o tratamento químico de alcalinização. Foram analisadas as propriedades térmicas através de TG/TGA a fim de verificar a estabilidade térmica das fibras de juta. Os resultados mostraram que os compósitos que tiveram melhores desempenho nas propriedades mecânicas foram com o teor de reforço de 31% (6J/5M) em massa de Tecido, chegando a ter um aumento de tensão de ruptura de 85%, para o teste de tração e 15% para o teste de flexão, em comparação com a resina pura. Quanto ao resultado referente ao teste de absorção de água dos compósitos verificou um aumento na absorção de agua conforme o incremento do % de massa, chegando a 4,8% de absorção. A análise do DRX e FTIR apresentaram mudanças na cristalinidade da celulose e nas bandas de alguns grupos funcionais, respectivamente, indicando uma mudança morfológica nas fibras do tecido de juta com o tratamento químico de alcalinização. A análise térmica evidenciou uma maior estabilidade térmica das fibras tratadas com NaOH.
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TALITA GALVAO TARGINO
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ESTUDO DO COMPORTAMENTO MECÂNICO EM COMPÓSITO POLIMÉRICO A BASE DE TECIDO HÍBRIDO
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Orientador : EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
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MEMBROS DA BANCA :
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EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
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EVANS PAIVA DA COSTA FERREIRA
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SELMA HISSAE SHIMURA DA NOBREGA
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SERGIO RENAN LOPES TINO
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Data: 02/08/2018
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O estudo do comportamento mecânico de laminados compósitos, em geral, apresenta dificuldades no seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito ao efeito da anisotropia (influência da orientação das fibras com relação à direção da carga aplicada) e presença de descontinuidades geométricas como furos e/ou entalhes, necessitando assim, de estudos mais detalhados e que determinem de forma precisa essas influências. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo principal a determinação das propriedades mecânicas (como também as propriedades residuais) e das características de fratura mecânica de um laminado compósito reforçado com quatro camadas de tecidos de mechas híbridas de fibras Kevlar/49 e fibras de vidro/E, utilizando a resina de Poliéster Ortoftálica como matriz. Todo o estudo é realizado frente ao ensaio de tração uniaxial. Duas configurações distintas de corpos de prova (cp’s) são estudadas envolvendo a orientação das fibras com relação à direção de aplicação da carga: 0°/90° e +45°/-45°. No caso dos cp’s com configuração 0°/90° e com presença de descontinuidade geométrica (furo circular central), também é estudada a influência de diferentes processos utilizados na obtenção desses furos (fresa e jato d’água) no comportamento mecânico do laminado.
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DIANA ROBERTA DA SILVA MEDEIROS
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DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL PARA FERRAMENTA DE CORTE CERÂMICA AUTOLUBRIFICADA
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Orientador : SALETE MARTINS ALVES
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MEMBROS DA BANCA :
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SALETE MARTINS ALVES
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MARCELLO FILGUEIRA
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RAMSÉS OTTO CUNHA LIMA
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Data: 10/08/2018
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Devido a crescente preocupação com os riscos causados pelo uso do fluido de corte no processo de usinagem, buscam-se alternativas a sua substituição, uma delas é a utilização de ferramentas de corte autolubrificadas. Contudo a inserção de um material lubrificante na matriz da ferramenta de corte, altera suas propriedades mecânica, fazendo-se necessário conhecer as propriedades e comportamento de materiais que serão aplicados a este fim, uma vez que estes influenciam diretamente no desempenho da ferramenta, na sua vida útil, no desgaste causado e no custo do processo. Diante disto, tem-se por objetivo desenvolver um material autolubrificado para ferramenta de corte composto por uma de matriz de alumina (Al2O3) com bissulfeto de molibdênio (MoS2) ou Grafite como lubrificantes sólidos. Os corpos de prova foram desenvolvidos a partir da alumina pura e com composições com 5, 10 e 15% de cada lubrificante na matriz. Os pós foram processados através da moagem sinterização via SPS. Posteriormente o material compactado foi caracterizado em termos da microdureza, dureza, tenacidade à fratura e rugosidade. A habilidade de lubrificar foi investigada em um ensaio tribológico do tipo pino sobre disco. As superfícies de fratura e os desgastes foram avaliados através de microscopia eletrônica de varredura. Como resultados foi observado que com o aumento da inserção de lubrificante sólido houve uma diminuição dos valores de microdureza, dureza e tenacidade à fratura. Os melhores resultados tribológicos foram encontrados para as amostras contendo MoS2 com 10 e 15% em peso. Após análise de resultados a amostra AM15 obteve desempenho satisfatório em relação as demais para aplicação pretendida.
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IAGO HENRIQUE LIMA SANTIAGO
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DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO TRIBOLÓGICA DE MANCAIS DE DESLIZAMENTO RADIAL COMPOSTOS POR PTFE E REJEITO DE SCHEELIT
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Orientador : JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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JULIANA RICARDO DE SOUZA
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MANOEL FERNANDES DE OLIVEIRA FILHO
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ROBERTO KLECIUS MENDONÇA FERNANDES
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Data: 27/08/2018
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Mancais de deslizamento polimérico são frequentemente aplicados a sistemas de bombeamento submersos. No estado do Rio Grande do Norte, existe uma alta demanda deste tipo de componente devido a atividades como carcinicultura e indústria náutica. Neste contexto, o presente estudo visa a fabricação e aplicação de buchas constituídas por PTFE + rejeito de scheelita, investigando o comportamento tribológico deste material quando submetidos a diferentes condições de pressão e velocidade de contato. Para isso, buchas constituídas por esse compósito foram fabricadas por compactação a quente e serão ensaiadas em uma bancada com controle de velocidade de rotação do eixo e carga aplicada. Durante o ensaio, serão captados os sinais de vibração, temperatura e nível de pressão sonora. Além disso, será avaliada a variação dimensional da bucha e a perda mássica da mesma com o fim de se determinar a taxa de desgaste da bucha durante o ensaio. Por fim, foram realizadas imagens de MEV para visualizar os mecanismos de desgastes predominantes durante a realização dos ensaios.
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ANTÔNIO ADALBERTO CAVALCANTE MOREIRA FILHO
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DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA AVALIAÇÃO DO PERFIL DE JATOS ORIUNDOS DE BICOS INJETORES COMMON RAIL
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Orientador : JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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GILMAR FERREIRA BATALHA
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JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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JULIANA RICARDO DE SOUZA
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MANOEL FERNANDES DE OLIVEIRA FILHO
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WALLACE MOREIRA BESSA
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Data: 30/08/2018
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A atomização é um processo de alta relevância na eficiência da combustão em um motor do ciclo Diesel e na emissão de poluente e de material particulado. A fim de atender normas que controlam as emissões veiculares, novas tecnologias foram desenvolvidas, entre elas está o sistema de injeção common rail. A redução do teor de enxofre no diesel do petróleo e a adição do biodiesel trouxe problemas quanto à vida em serviço do elemento responsável pela atomização de combustível na câmara de combustão: o bico injetor. O presente trabalho tem o intuito de investigar os parâmetros de ângulo do cone, penetração e velocidade da ponta, que são possíveis de serem visualizados com a técnica de captura direta, e correlacioná-los com a integridade do bocal em suas condições de novo e pós-ensaios. Concebeu-se um software para o processamento de imagens, as quais foram capturadas com auxílio de uma câmera CCD de alta velocidade i-SPEED 3, para avaliação do perfil jato atomizado. Os bicos injetores foram ensaiados com diferentes combustíveis em uma bancada TM 507-III por um período de 60 h. O software foi implementado de maneira bem-sucedida e foram observadas mudanças tanto no perfil do jato como na condição superficial do bocal atomizador após os ensaios, evidenciando a correlação entre eles.
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DANIEL MOUSINHO LAGO
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FABRICAÇÃO LOCAL DE BICOS INJETORES COMMON RAIL EURO 5
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Orientador : JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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GILMAR FERREIRA BATALHA
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JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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JULIANA RICARDO DE SOUZA
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MANOEL FERNANDES DE OLIVEIRA FILHO
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Data: 30/08/2018
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Desenvolveu-se um método de fabricação de um bico injetor diesel que atenda à norma EURO 5, vigente no Brasil até 2022, utilizando-se tecnologia local para torneamento, retificação e eletroerosão de materiais metálicos com o intuito de gerar tecnologia mecânica norte-rio-grandense que lastreie atividade industrial. Os detalhes relacionados à evolução do processo, parâmetros dos processos de fabricação e adaptações realizadas foram documentados e são reproduzíveis. Foi construído um dispositivo que viabilizou a realização da retificação interna do furo guia da agulha do bico injetor no torno CNC. Foi construído também um dispositivo de posicionamento para garantir os ângulos de pitch e roll dos bocais atomizadores no processo de eletroerosão. Após fabricados, os bicos injetores foram levados ao Laboratório de metrologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte para avaliar a cilindricidade, concentricidade, rugosidade, planicidade e posicionamento dos furos, atingidas com a metodologia adotada.
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MARCOS AURÉLIO DE OLIVEIRA MAIA
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CARACTERIZAÇÃO DA ILMENITA COMO FONTE DE OBTENÇÃO DE DIÓXIDO DE TITÂNIO
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Orientador : FRANCINE ALVES DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCINE ALVES DA COSTA
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UILAME UMBELINO GOMES
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GILSON GARCIA DA SILVA
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MARCONDES MENDES DE SOUZA
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Data: 07/11/2018
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A produção de dióxido de titânio industrial utiliza mais de 90% dos concentrados dos minérios de titânio produzidos pelas mineradoras no mundo, sendo o mineral ilmenita a principal fonte de obtenção dessa importante matéria prima, amplamente utilizada como pigmento na indústria de tintas, plástico, papel, borracha, cosméticos, produtos farmacêuticos, dentre outros. A ilmenita (FeTiO3) é um mineral de coloração escura à marrom avermelhada, constituída teóricamente por ferro (36,8%), titânio (31,6%) e oxigênio (31,6%), cristaliza-se no sistema hexagonal romboédrico, embora tal estrutura, possa sofrer mudança para uma fase amorfa FeO, Fe2O3 e TiO2. Este trabalho tem como finalidade caracterizar o mineral ilmenita, fonte de dióxido de titânio, do minério de ferro extraído da mina do Serrote da Pedra Preta do Município de Floresta-PE, Brasil, cujas características geológicas apresentam associações ferrotitanomagnetíticas, em rochas metamórficas do tipo retroeclogito. A metodologia compreendeu na coleta de material para caracterização física e mineraloquímica, de amostras de rochas in situ e amostras coletadas em pilhas de minério processadas na jazida, sendo denominadas de FLO 01- pilhas de minério grosseiro; FLO 02 - piso da cava; FLO 03 - taludes da cava e FLO 04 - pilhas de minério fino. As amostras foram cominuídas e classificadas em frações granulométricas no intervalo de > 4 e ≤ 325 mesh. As alíquotas nas frações granulométricas de 150, 200 e 325 mesh foram caracterizadas por ensaios FRX, DRX, MEV- EDS após homogeneização e quarteamento. Os minerais magnéticos como magnetita e a titanomagnetita associados a ilmenita e outros compostos contaminantes como o vanádio foram identificados nos resultados analíticos. Os pós referentes a FLO 02, preparados na fração de 16 mesh, apresentaram maior percentual de TiO2 e, por isso, foram submetidos ao processo de separação magnética via úmida, usando um separador magnético INBRAS, resultando na elevada concentração de ilmenita na fração magnética de alta intensidade (1C), correspondente a 64,20% do volume da massa recuperada. Os resultados analíticos obtidos por EDX, MEV-EDS e fusão por tetraborato de lítio - FRX, confirmaram os elevados teores de dióxido de titânio no minério ilmenítico, com variação entre 38,83% e 47,10% de TiO2. Nas frações magnéticas de baixa intensidade (1A) e nas de média intensidade (1B), os valores de pentóxido de vanádio oscilaram entre 0,68% a 1,92% de V2O5, o que são significativamente expressivos comparados aos verificados nas jazidas minerais de classe mundial.
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TOMÁS BARROS VASCONCELOS
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EFEITOS DA ANISOTROPIA E DESCONTINUIDADES GEOMÉTRICAS EM PRFV
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Orientador : EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
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MEMBROS DA BANCA :
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EVE MARIA FREIRE DE AQUINO
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RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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EVANS PAIVA DA COSTA FERREIRA
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SELMA HISSAE SHIMURA DA NOBREGA
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RAPHAEL SIQUEIRA FONTES
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Data: 12/12/2018
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Os compósitos poliméricos reforçados por fibras de vidro (PRFV) têm, na medida do avanço da tecnologia, sido empregado nas mais diversas áreas da engenharia, como por exemplo: carenagens automobilísticas, estruturas, reservatórios, tubulações, náutica, aeronáutica e aeroespacial, dentre muitas outras aplicações, incluindo lazer. Na medida em que se aplica este material em projetos de engenharia, torna-se imperativo o conhecimento do comportamento mecânico desses materiais nas mais variadas condições de carregamento e serviço. Um problema surge quando os engenheiros necessitam unir elementos estruturais para compor um sistema mecânico, sendo uma das maneiras utilizadas o uso de rebites, parafusos, pinos, etc. Esses elementos por sua natureza exigem a presença de furos, rasgos e entalhes, ou seja, descontinuidades geométricas, originando tensões localizadas que comprometem o desempenho estrutural do elemento. A proposta dessa dissertação consiste no estudo do comportamento mecânico e da característica da fratura de um laminado compósito polimérico constituído por quatro camadas de reforço de tecido bidirecional balanceado de fibras de vidro/E, impregnadas com resina termofixa poliéster orto-tereftálica, e submetido ao esforço de tração uniaxial. No laminado compósito desenvolvido, a influência da descontinuidade geométrica é estudada. A mesma é caracterizada pela presença de dois tipos diferentes de furos circulares centrais fresados: com e sem escareamento. Estudos comparativos foram feitos entre as propriedades mecânicas (resistência à tração, módulo de elasticidade e deformação de ruptura), as propriedades residuais (resistência e módulo), assim como a análise macroscópica da fratura final. A propriedade da anisotropia também é estudada para duas orientações distintas das fibras em relação à direção do carregamento: 0°/90º e ±45º. Estudos comparativos sobre as influências, tanto da presença de descontinuidade geométrica quanto da propriedade da anisotropia, são realizados para todas as condições de estudos propostas. Ensaios de densidade volumétrica e de calcinação foram feitos para a caracterização do compósito, sendo este último para a determinação dos percentuais volumétricos das fibras, resina e vazios.
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CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA JUNIOR
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ESTUDO EXPERIMENTAL DE NANOFLUIDO HÍBRIDO Al203-MWCNTs/POE
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Orientador : FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
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MEMBROS DA BANCA :
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CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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LUCIO ANGELO DE OLIVEIRA FONTES
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FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
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IGOR MARCEL GOMES ALMEIDA
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Data: 14/12/2018
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O desenvolvimento de nanopartículas sólidas e a sua dispersão de em um fluido-base para melhoria das propriedades termomecânicas e intensificação dos processos de transferência de calor é um ramo da ciência que tem despertado muito interesse da comunidade científica e impulsionado vários segmentos da indústria nas últimas décadas. Neste contexto, propõe-se investigar um novo nanofluido híbrido a partir da adição de nanopartículas de alumina (Al203) e nanotubos de carbono de paredes múltiplas (MWCNTs) a um óleo lubrificante poliolester (POE), originalmente desenvolvido para aplicação em compressores de refrigeração. As nanopartículas de Al203 e MWCNTs foram dispersas na proporção 50/50 no óleo POE nas concentrações de 0,1 g/L, 0,25 g/L, 0,5 g/L e 1,0 g/L. O nanofluido híbrido Al2O3-MWCNTs/POE foi submetido à processos de sonicação por ultrassom por sonda de imersão e agitação magnética rotativa para melhoria da estabilidade. Propriedades térmicas, reológicas e lubricidade foram mensuradas na faixa de fração mássica sólida de 0-1,0% e temperaturas de 20 0C a 80 0C. A condutividade térmica do nanofluido híbrido na concentração de 1,00 g/L foi superior ao óleo POE em todas as temperaturas. A viscosidade dinâmica do nanofluido híbrido não apresentou variações significarivas em relação ao fluido-base e a lubricidade HFRR do nanofluido híbrido não superior a do óleo POE. Finalmente, o nanofluido híbrido Al2O3-MWCNTs/POE na concentração de 1,00 g/L foi o que exibiu o melhor conjunto de propriedades termofísicas.
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RAFAEL BEZERRA AZEVEDO MENDES
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EFEITO DO TECIMENTO TRIANGULAR E TRAPEZOIDAL SOBRE REVESTIMENTOS APLICADO COM ARAMES TUBULARES QUANTO A RESISTÊNCIA AO DESGASTE ABRASIVO
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Orientador : RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
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MEMBROS DA BANCA :
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RUBENS MARIBONDO DO NASCIMENTO
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MEYSAM MASHHADIKARIMI
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NICOLAU APOENA CASTRO
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CELINA LEAL MENDES DA SILVA
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Data: 17/12/2018
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Para a indústria do setor sucroalcooleiro, uma de suas principais preocupações está diretamente relacionada ao desgaste prematuro dos seus equipamentos. Um meio de aumentar a vida em serviço dos componentes da moenda (camisa, martelos, desfibradores, outros) é pela aplicação de depósitos soldados especialmente resistentes à abrasão, também conhecidas como revestimento duro. No trabalho, as amostras foram confeccionadas por soldagem a arco elétrico, com uma e duas camadas contendo três cordões e sobreposição de 50% entre cordões. Os metais de adição utilizados foram dois arames tubulares auto-protegidos, com 1,6 mm de diâmetro, o primeiro arame tubular de liga FeCrC+Nb e o segundo FeCrC+Ti, utilizou o aço SAE 1020 como material de base. Na avaliação do efeito do tecimento sobre a resistência do depósito, foram executadas oscilações triangular, trapezoidal e a soldagem sem oscilações (linear). Para a quantificação e análise da morfologia, dureza e resistência a abrasão dos revestimentos, foi utilizado um tribômetro, segundo a Norma ASTM G65, durômetro com escala Rockwell e software para análise por imagem. O resultados demonstraram variações na formação de trincas, onde as técnicas de tecimento sobressaíram ao corpo de prova com soldagem linear, a dureza variou com o tipo do material e tecimento, na qual a liga formada pelo arame tubular FeCrC+Ti obteve um valor da dureza superior ao FeCrC+Nb, porém nos testes de abrasão a liga que mais resistiu foi a com adição de nióbio. Outro importante resultado foi evidenciado com análises microestruturais, no qual revelou que a oscilação da tocha interferiu na redução dos tamanhos dos carbetos formados. |
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For the sugar and alcohol industry, one of its main concerns is directly related to premature wear of its equipment. Thus, adequate planning of preventive maintenance stops is a way of controlling the mechanism of degradation that occurs in the process of sugarcane milling. In this case, a means of increasing the life in service of the components of the mill (shirt, hammers, shredders, others) is by the application of welded deposits especially resistant to abrasion, also known as hard coating. In this work, the samples containing the hardfacing layer was produced by electric arc welding, with one, two layers containing three pass, and 50% overlap between pass. The addition metals used were two self-protected tubular wires with 1, 6 mm diameter, the first tubular wire of FeCrC + Nb alloy and the second FeCrC + Ti, and ASTM A36 steel was used as the base material. In the evaluation of the effect of the weaving on the deposit resistance, triangular and trapezoidal movements were performed, and welding without oscillations. For the quantification and analysis of the morphology, hardness and abrasion resistance of the coatings, a tribometer according to ASTM G65, Rockwell C scale durometer and ImageJ® program was used. The results showed variations in the formation of cracks, and the welds performed with oscillations generated fewer cracks in the second coating layer. The hardness varied with the type of material and the alloy formed by the FeCrC+Ti tubular wire obtained a hardness value higher than FeCrC+Nb, but in the abrasion tests the alloy that most resisted was with addition of niobium and using the trapezoidal weaving effect during welding.
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ÁLVARO CÉSAR PONTES GALVÃO
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ESTUDO DOS COMPÓSITOS DE PURM COM REJEITOS DO PORCELANATO E DA SCHEELITA PARA APLICAÇÕES EM ISOLANTES TÉRMICOS
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Orientador : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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ALINE CRISTINA MENDES DE FARIAS
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JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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LEONARDO COUTINHO DE MEDEIROS
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MANOEL FERNANDES DE OLIVEIRA FILHO
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NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
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Data: 18/01/2018
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Uma grande contribuição para o uso eficiente da energia e consequente redução de custos é isolar os sistemas térmicos. A espuma rígida de poliuretano, muito usada para isolação térmica, é um produto relativamente caro no mercado; assim, a utilização de uma espuma de poliuretano de fonte renovável, como é o caso da espuma oriunda do óleo de mamona e adição de cargas em sua matriz, representaria uma economia satisfatória. Frente aos problemas econômicos, ambientais e de riscos à saúde, a espuma de origem vegetal poderia ser usada com adição de cargas de rejeitos tão abundantes no Nordeste, como é o caso dos rejeitos dos finos da scheelita e do polimento de porcelanato. Sendo assim, verifica-se a necessidade de estudos relativos ao desempenho termofísico/mecânico de compósitos desta espuma com rejeitos de scheelita e de porcelanato para fins de isolação térmica. Esta pesquisa objetiva oferecer compósitos de poliuretano de mamona (PURM) com cargas de rejeitos de porcelanato (PRP) e scheelita (PRS) que possam ser utilizados como isolantes térmicos alternativos, visando à redução de custos e consumo de matéria-prima e, principalmente, além de contribuir com o desenvolvimento sustentável dessas indústrias. No estudo utilizou-se micropartículas PRS (obtidas na Mina Brejuí/RN) e PRP (da Cerâmica Elizabeth Porcelanatos S.A./PB) para o desenvolvimento e caracterização de compósitos de PURM. Estes compósitos foram caracterizados termofisicamente a partir de ensaios de condutividade térmica, calor específico, difusividade térmica e termogravimetria. Propriedades como massa específica, resistência à compressão e dureza também foram analisadas nos compósitos PURM+PRS e PURM+ PRP. As estruturas celulares destes compósitos de PURM foram analisadas por técnicas de MEV (Microscopia Eletrônica de Varredura) com microanálise química (EDS). Através da avaliação das caracterizações termofísicas obtidas dos compósitos de PURM com PRS e de PURM com PRP, verificou-se que os melhores compósitos com propriedades isolantes foram os PURM+5PRP125 e PURM+5PRP300-600 por possuírem menor condutividade térmica. O mesmo ocorreu para os compósitos de PURM com 5% de carga de PRS, também para ambos os tamanhos de partículas (125 µm e entre 300 a 600 µm). Mesmo assim, comparando a eficiência de isolação térmica baseada nos menores valores de condutividade térmica e maior calor específico, tem-se o compósito PURM+5PRS125 como o que apresentou maior eficiência dentre os demais.
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ELIONE MOURA CARLOS
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EFEITO DA ADIÇÃO DE SCHEELITA NO COMPORTAMENTO TÉRMICO-MECÂNICO E REOLÓGICO DE ARGAMASSAS PARA ENGOBES CERÂMICOS
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Orientador : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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GILSON GARCIA DA SILVA
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MARA TATIANE DE SOUZA TAVARES
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NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
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RAIMISON BEZERRA DE ASSIS
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Data: 24/01/2018
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Nos últimos anos, o desenvolvimento de novas técnicas e produtos cerâmicos tem se mostrado ascendente no setor industrial, atrelado a isso, a incorporação de resíduos minerais em massas cerâmicas tem proporcionado um maior leque de matérias-primas para o setor ceramista. Diante disto, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de argamassas para engobes cerâmicos com adição do resíduo de scheelita, em substituição da matéria- prima quartzo. As formulações de engobes desenvolvidas neste trabalho são inéditas, e baseadas em procedimentos experimentais estabelecidos por normas de revestimentos cerâmicos. No desenvolvimento experimental foram preparadas cinco formulações de massas cerâmicas variando-se as proporções das matérias-primas resíduo de scheelita, argila de queima branca, caulim, frita branca, feldspato, silicato de zircônio e carboximetilcelulose (CMC). Estas matérias-primas foram peneiradas na malha ABNT 200 mesh e caracterizadas separadamente pelas técnicas de difração de raios X (DRX), fluorescência de raios X (FRX), Granulometria e microscopia eletrônica de varredura (MEV) e análise termogravimétrica (TG). Em seguida, com adição variável das matérias primas, as formulações foram homogeneizadas em moinho de bolas por 60 minutos, foram selecionados os componentes argilosos tentando ajustar às propriedades reológicas. Posteriormente foram separadas alíquotas das formulações para análise termogravimétrica (TG) e dilatométrica. Os corpos de prova foram preparados em uma prensa uniaxial com pressão de 25 MPa e sinterizados em forno resistivo nas temperaturas de 1050°C, 1075°C e 1100°C, com patamar de 60 minutos e taxa de aquecimento de 20°C/min. Para avaliar as propriedades físico-mecânicas, foram realizados ensaios tecnológicos de retração linear (RL), absorção de água (AA), porosidade aparente (PA), densidade aparente (MEA) e resistência à flexão (RF) dos corpos cerâmicos. A superfície de fratura foi caracterizada morfologicamente por microscopia eletrônica de varredura (MEV). A aplicação dos engobes desenvolvidos foi realizada pelo método de pulverização e a sinterização do tipo monoqueima nas temperaturas de 1100°C, 1150°C e 1200°C, em atmosfera natural sob patamar de 60 min e taxa de aquecimento de 20°C/min. Os resultados obtidos apresentam o potencial de aplicação do resíduo de scheelita como matéria-prima alternativa em substituição do quartzo, na produção de engobes cerâmicos, de acordo com a norma NBR 13817/1997.
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LUANDA KIVIA DE OLIVEIRA RODRIGUES
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PRODUÇÃO E ANÁLISE DE NANOLUBRIFICANTE DE LICURI
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Orientador : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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LUCIO ANGELO DE OLIVEIRA FONTES
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DJANE SANTIAGO DE JESUS
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NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
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Data: 26/01/2018
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Os óleos vegetais são a alternativa para produção de lubrificantes biodegradáveis e não tóxico, porém a alta taxa oxidativa é um complicador. Por isso pensou-se no óleo de Licuri de Gado por se tratar de um óleo saturado e com propriedades anti-oxidantes. Além das características do óleo, o processo de transesterificação contribui para retardar a degradação do mesmo ao mesmo tempo que reduz sua viscosidade e capacidade de dissipação térmica. Como solução pensou-se na aditivação com nano partículas de óxido de zinco e assim aumentar a capacidade de refrigeração do fluido a medida que atua como um aditivo de extrema pressão. As nanopartículas foram produzidas por meio do método dos percussores poliméricos e caracterizadas no MEV, DRX e TG. Para confirmar a hipótese foi feito análises de massa específica, viscosidade, índice de acidez, condutividade e resistividade térmica, TG, DTG, DSC e ensaio tribológico, nas diversas configurações: óleo in natura e transesterificado, aditivado com a concentração de 0,5% em massa, de nanopartículas de ZnO. Os resultados mostraram-se satisfatórios. Nas análises fisioquímicas o destaque foi à diminuição da acidez no óleo aditivado. No ensaio tribológico o óleo aditivado apresentou temperatura no contato inferior ao transesterificado. Sendo assim conclui-se a viabilidade do uso do óleo de Licuri de Gado aditivado com ZnO como biolubrificante. Porém é necessário aprimorar as análises variando concentrações das nanopartículas. Também é necessário pesquisa um método de dispersão eficiente.
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SYNARA LUCIEN DE LIMA CAVALCANTI
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DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BIOLUBRIFICANTE A PARTIR DO ÓLEO DE CARNAÚBA ADITIVADO COM MICROPARTÍCULAS E NANOPARTÍCULAS DE GRAFITE
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Orientador : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO LINS DE BARROS NETO
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FERNANDA ALVES RIBEIRO
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JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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LUCIO ANGELO DE OLIVEIRA FONTES
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NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
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Data: 29/01/2018
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O lubrificante é responsável por reduzir o desgaste relativo ao atrito, proteger o metal contra a oxidação, corrosão e dissipar o calor excessivo, tornando-se essencial para o equilíbrio de um sistema mecânico, consequentemente prolongando a vida útil de tal sistema. A origem dos óleos lubrificantes é, em geral, mineral sendo extraídos a partir do petróleo. Mas a busca por uma nova fonte de produção de lubrificantes faz-se necessário para suprir futuras demandas e diminuir os possíveis danos ambientais. O óleo vegetal é um recurso renovável e biodegradável, e a sua utilização implica em vantagens nos aspectos ambientais, sociais e econômicos, apresentando-se como uma matéria prima de grande potencial para a produção de lubrificantes. De acordo com a literatura, o óleo vegetal de carnaúba apresenta excelentes propriedades e desempenho superior em relação a sua capacidade de reduzir o desgaste relativo ao atrito e a sua capacidade de dissipação de calor quando comparado com um óleo comercial similar. Este projeto tem como objetivo desenvolver e caracterizar um material biolubrificante aditivado com micropartículas e nanopartículas de grafite a partir do óleo de carnaúba. O óleo de carnaúba in natura foi submetido a uma análise de estabilidade oxidativa, estabilidade térmica, e análise de sua composição química. As micropartículas e nanopartículas de grafite foram desenvolvidas em um moinho planetário de alta energia e caracterizadas através das análises em MEV, MEV-FEG, DRX, FRX e EDX. As concentrações de grafite nas amostras de biolubrificante foram 0g/l, 0,5g/l e 2g/l. Para caracterizar o biolubrificante foram realizadas as análises da microestrutura, de massa específica, viscosidade, índice de acidez, estabilidade térmica, condutividade térmica e resistividade térmica. A eficiência de lubrificação e a capacidade de dissipação de calor por gradiente de temperatura foram analisadas em um sistema mecânico simulado em bancada (EPEDRA).
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JOAO DEODATO BATISTA DOS SANTOS
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COMPENSAÇÃO DE ATRITO NO CONTROLE DE SISTEMAS MECÂNICOS: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO ESTRATÉGIAS INTELIGENTES
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Orientador : WALLACE MOREIRA BESSA
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MEMBROS DA BANCA :
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ALEXANDRE SILVA DE LIMA
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JOSIANE MARIA DE MACEDO FERNANDES
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MARCIO VALERIO DE ARAUJO
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RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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WALLACE MOREIRA BESSA
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Data: 02/02/2018
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O atrito está presente em praticamente todos os tipos de sistemas mecânicos. Em muitos casos, porém, ele é indesejável e precisa ser minimizado e/ou compensado. Além de acelerar o desgaste de seus componentes, o atrito está fortemente associado ao comportamento não-linear de um sistema mecânico. deve-se ainda ressaltar que, quando o sistema precisa ser controlado, o atrito dificulta a obtenção de um controlador eficiente, em virtude de sua dinâmica não-linear e da dificuldade de se obter um modelo matemático que o descreva com exatidão. Neste contexto, este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma estratégia de controle e identificação do atrito, bem como demais dinâmicas não modeladas, baseada na técnica de controle por modo deslizante adaptativo. A estratégia proposta é capaz de identificar a dinâmica do sistema, bem como sua variação quando ocorrem modificações das características do atrito. O método apresentado também é capaz e indicar o momento que ocorreu a variação deste atrito. Destaca-se como contribuições principais: (i) a apresentação de uma abordagem unificadora, capaz de combinar diferentes algoritmos provenientes da área de inteligência artificial; (ii) a apresentação de uma nova estratégia para redução da complexidade do método de ajuste; (iii) um indicador da variação do atrito, baseado na análise em tempo real do modelo aproximado do sistema; (iv) um controlador inteligente por modo deslizante que não requer conhecimento prévio da dinâmica do sistema a ser controlado, e que mantém a sua performance mesmo quando há a alterações significativas do sistema em tempo real. A dedução da estabilidade do controlador é demonstrada através da teoria de estabilidade de Lyapunov. Sua viabilidade é demonstrada através de resultados numéricos obtidos utilizando como exemplo de estudo o atuador eletro-hidráulico.
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JARBAS SANTOS MEDEIROS
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MAPAS DE DESGASTE E ANALISE MULTIRESOLUÇÃO APLICADA A SINAIS DINÂMICOS DE BICOS INJETORES DIESEL
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Orientador : EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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MEMBROS DA BANCA :
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CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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JOAO BOSCO DA SILVA
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JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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JOSÉ DE ANCHIETA LIMA
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MANOEL FERNANDES DE OLIVEIRA FILHO
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Data: 02/03/2018
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Atualmente algumas grandes cidades globais já estão introduzindo fortes restrições para limitar o número de veículos a combustão ou prazos para a sua proibição devida às questões climáticas e poluição do ar. Nesse contexto os automóveis e caminhos a diesel são os maiores responsáveis pela emissão de partículas finas PM que causam as doenças respiratórias assim como a produção de Nox. O sistema de gerenciamento e injeção de combustível desses automóveis, Common Rail, tem como objetivo controlar a quantidade de diesel injetado na câmara de combustão a fim de obter a queima completa do combustível e mitigar a emissão de partículas e gases poluentes. Adicionalmente o sistema On-Board Diagnostic, OBD, faz o monitoramento do funcionamento do motor através de vários sensores e indica as possíveis causas de defeitos quando os parâmetros de funcionamento estão fora das condições normais de operação. A complexidade dos sistemas mecânicos e dos processos de tribologicos presentes nos motores, assim como o crescente rigor das legislações nos controles de emissões impõem uma constante evolução dos sistemas de injeção e OBD. O bico injetor (BI) do motor diesel é o componente responsável pela atomização do combustível na câmara de combustão e sua integridade tem grande importância no bom funcionamento do motor assim como na manutenção da emissão dos gases poluentes dentro os limites recomendados. Esse componente trabalha em regimes transitórios, condições severas de temperatura, pressão, e está sujeito a vários mecanismos de desgastes como erosão, cavitação, adesão e corrosão dificultando assim, o diagnostico preventivo ou preditivo de possíveis falhas. Essa tese tem como objetivo monitorar sinais dinâmicos de vibração, nível de pressão sonora (NPS), emissão acústica e temperatura de funcionamento da ponta do bico injetor diesel operando com diferentes combustíveis a fim correlaciona-los com os regimes de operação e os tipos de desgaste do bico injetor. Os ensaios foram realizados em uma bancada comercial Tecnomotor utilizando quatro fluidos: Ultrasene, B6 aditivado com tensoativos; B6 com tensoativos mais água e B6 com tensoativos, água e glicerina a fim de produzir diferentes mecanismos de desgastes na ponta do bico injetor. A aquisição de dados foi realiza com equipamentos da National Instruments e Software Labivew. As análises dos sinais foram realizadas no software Matlab utilizando a técnica de multiresolução através da transformada wavelet. A partir dos resultados foram criados mapas que correlacionam os mecanismos de desgaste do BI com os sinais dinâmicos e a temperatura de funcionamento. Os mapas mostram-se valiosos e podem ser integrado a uma futura geração de sistemas de injeção de combustível ou OBD a fim de auxiliar o diagnostico de defeitos do BI e minimizar as emissões de poluentes.
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JAYNA KÁTIA DIONISIO DOS SANTOS
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RESISTÊNCIA RESIDUAL APÓS IMPACTO EM COMPÓSITOS HÍBRIDOS DE MATRIZ ESTÉR VINÍLICA REFORÇADA POR FIBRA DE VIDRO E KEVLAR
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Orientador : RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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AVELINO MANUEL DA SILVA DIAS
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EVANS PAIVA DA COSTA FERREIRA
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RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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RAIMUNDO NONATO BARBOSA FELIPE
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WANDERLEY FERREIRA DE AMORIM JÚNIOR
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Data: 13/04/2018
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Ao longo do uso de um material o mesmo é submetido a vários tipos de impacto devido â queda de elementos de alta ou baixa massa e velocidade. Dentre os impactos, o de baixa velocidade é considerado a solicitação mais comum, quando leva-se em consideração situações típicas de utilização onde esses impactos podem provocar danos internos no material comprometendo sua integridade. Além disso, deve-se especial atenção aos compósitos que são mais susceptíveis a danos por impacto do que os materiais convencionais. Diante disto, o presente estudo tem como objetivo fazer uma análise experimental e modelar a resistência residual à flexão em três pontos e compressão após o impacto (CAI), de dois tipos de laminados compósitos de matriz polimérica estér-vinílica, sendo um compósito híbrido reforçado com 11 camadas constituídas de 8 camadas de tecido bidirecional Vidro-E e 3 camadas de Kevlar 49, e para efeito de comparação, um outro laminado reforçado com 11 camadas de tecido bidirecional de Vidro-E, sujeitos a impactos de baixa velocidade (Drop test). Foram utilizadas várias energias de impacto (31J, 46J, 61,3J e 76,5J) nos dois laminados até a perfuração da amostra. Como resultado verificou-se que o laminado hibrido obteve maior resistência ao impacto, enquanto que apresentou um decréscimo tanto nas propriedades de compressão quanto em flexão em três pontos após impacto, em que, essa perda de integridade no híbrido pode ser justificada pela ocorrência de delaminação nas interfaces dos compósitos.
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CAMILA CRUZ DA SILVA
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TRATAMENTO TÉRMICO DE BIOCOMPÓSITOS À BASE DE POLIPROPILENO E FIBRAS DE CURAUÁ E A INFLUÊNCIA DO SEU REPROCESSAMENTO NAS PROPRIEDADES MECÂNICAS
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Orientador : RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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MEMBROS DA BANCA :
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ELMO THIAGO LINS COURAS FORD
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LUCEMAIDE BATISTA MIRANDA FERREIRA
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RAIMUNDO CARLOS SILVERIO FREIRE JUNIOR
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RENATA CARLA TAVARES SANTOS FELIPE
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WANDERLEY FERREIRA DE AMORIM JÚNIOR
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Data: 04/05/2018
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Este trabalho apresenta uma abordagem a cerca do processo de reciclagem do polipropileno reforçado com fibras de curauá reprocessado e de um tratamento térmico realizado em estufa nas amostras. Sendo uma proposta alternativa de reforço aos compósitos poliméricos. Teores de fibras de 0%, 10% e 30% foram analisados para verificação de suas propriedades mecânicas comparando-as, inclusive com as propriedades do polipropileno (PP). Os biocompósitos granulados foram preparados em uma extrusora. Os corpos de prova foram moldados por processo de injeção e submetidos ao ensaio mecânico de flexão em três pontos e temperura de amolecimento, e como analise térmica a termogravimetria (TGA). Estes biocompósitos também foram submetidos a ensaios físico - químicos de índice de fluidez (IF). Observou-se que os biocompósitos de polipropileno com 30% de fibras de curauá apresentaram maior módulo de elasticidade e maior resistência. Para todos os biocompósitos colocados em estufa, apresenta-se um comportamento de “ganho” nas propriedades mecânicas que são perdidas com o reprocessamento do material. Outros pontos relevantes foram o aumento da resistência à flexão, a redução da degradação térmica das misturas polipropileno e fibras de curauá, e o não comprometimento de uma forma em geral, da fabricação dos biocompósitos.
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RAPHAEL ARAUJO DE HOLANDA
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AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE NANOLUBRIFICANTE HÍBRIDO COMPOSTO DE AL2O3 E GRAFITE
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Orientador : CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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MEMBROS DA BANCA :
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CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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SALETE MARTINS ALVES
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ENIO PEDONE BANDARRA FILHO
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FRANCISCO DE ASSIS OLIVEIRA FONTES
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IGOR MARCEL GOMES ALMEIDA
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Data: 07/07/2018
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Nanolubrificantes híbridos (NLHs) são obtidos pela adição ao lubrificante base de dois ou mais tipos dissimilares de nanopartículas (NPs) e possuem inúmeras aplicações em diversos seguimentos da engenharia. Nesta pesquisa foi investigado um novo nanolubrificante híbrido a partir da adição das nanopartículas de alumina (Al2O3) e grafite (C) na razão de 50/50 em massa a um óleo lubrificante sintético poliolester (POE) para aplicação em sistema de refrigeração. As nanopartículas de alumina foram adquiridas comercialmente, enquanto que as nanopartículas de grafite foram desenvolvidas em moinho planetário de alta energia, sendo ambas as nanopartículas caracterizadas através dos ensaios de MEV, MEV-FEG, DRX, FRX, EDX e Particle Sizing. Foram preparadas as amostras dos NLHs nas concentrações mássica de 0,1 g/L, 0,5 g/L, 1,0 g/L e 2,0 g/L através do método de dois passos com duração de 24 horas em cada etapa. Posteriormente as amostras de NLHs foram avaliadas com relação à estabilidade mecânica através dos ensaios de inspeção visual, Particle Sizing, Potencial Zeta e potencial hidrogeniônico (pH). Também foram submetidas às análises experimentais para mensuração das propriedades termodinâmicas, através dos ensaios de densidade, condutividade térmica, viscosidade dinâmica, tensão de cisalhamento e taxa de deformação. A análise tribológica para caracterização da eficiência do nanolubrificante híbrido em comparação ao lubrificante POE sem aditivos. Diante das análises desenvolvidas durante a pesquisa, conclui-se que o NLH com concentração de 0,50 g/L, foi a amostra que apresentou as alterações mais significativas em relação ao óleo POE de referência.
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EDSON JOSÉ DA COSTA SANTOS
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EFEITO DA POSIÇÃO E DA CORRENTE ELÉTRICA NAS PROPRIEDADES DE FILMES DE AZO DEPOSITADOS POR MAGNETRON SPUTTERING DC SEM RECOZIMENTO E APLICAÇÃO DE FILME FINOS DE TiO2
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Orientador : THERCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIEL DE LIMA PONTES
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EDALMY OLIVEIRA DE ALMEIDA
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EMANUEL BENEDITO DE MELO
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IGOR OLIVEIRA NASCIMENTO
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MICHELLE CEQUEIRA FEITOR
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THERCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA
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Data: 06/08/2018
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O Óxido de Zinco dopado com Alumínio (AZO) possui importantes aplicações na área óptico-eletrônica. Dentre as várias técnicas para a obtenção do AZO o magnetron sputtering é bem adequada para obtenção de filmes uniformes e densos. Este trabalho relata a deposição de filmes finos de AZO e dióxido de titânio (TiO2) pela técnica de magnetron sputtering DC sobre substrato de vidro. Variou-se a posição do substrato e a corrente elétrica para verificar a influência nas propriedades morfológicas, óptica e elétrica dos filmes de AZO. Obteve-se filmes de AZO em alta pressão e sem recozimento após a deposição. Os filmes de AZO foram investigados por difração de raios-X, microscopia eletrônica de varredura com campo de emissão, espectroscopia de energia dispersiva de raios-X, Microscopia de força atômica e Método das Quatro pontas. Os resultados mostram uma diminuição da resistividade elétrica e da transmitância óptica na faixa visível e aumento da rugosidade com a diminuição da distância do alvo e aumento da corrente elétrica. A energia do gap foi reduzida com o aumento da corrente elétrica. Avaliou-se a obtenção de uma camada fina de TiO2 sobre o filme de AZO. Os resultados apontaram o recobrimento das partículas de Oxido de Zinco dopado com Alumínio pelo TiO2.
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IVAN ALVES DE SOUZA
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TÉCNICAS DE DIAGNÓSTICO DE PLASMA APLICADAS À DESCARGA EM BARREIRA DIELÉTRICA GERADA EM PLACAS PARALELAS
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Orientador : THERCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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IGOR OLIVEIRA NASCIMENTO
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JULIO CESAR PEREIRA BARBOSA
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KALINE MELO DE SOUTO VIANA
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MICHELLE CEQUEIRA FEITOR
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THERCIO HENRIQUE DE CARVALHO COSTA
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Data: 10/08/2018
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O plasma produzido por Descarga em Barreira Dielétrica (DBD) é uma promissora técnica de produção de plasma em pressão atmosférica e vem se destacando em diversas áreas, a exemplo disso a indústria biomédica e indústria têxtil e também a indústria agrícola vem utilizando a técnica para agregar valor a produtos, devido à significativa melhoria das propriedades superficiais dos mesmos. Isso se deve ao fato de que o plasma gerado por DBD produz uma variedade de espécies ativas que propicia mudanças químicas e/ou físicas em baixa temperatura, possibilitando utilizá-lo em materiais termicamente sensíveis. Mesmo essa técnica sendo de fácil implantação e de fácil manuseio, aprofundar o conhecimento a respeito da cinética de produção do plasma é ponto chave para aperfeiçoar tais processos. O presente trabalho se propôs a obter um maior conhecimento das grandezas físicas do processo de produção de plasma e de como estes se comportam mediante os parâmetros adotados no processo, tais como distância, frequência e voltagem aplicada entre eletrodos. Para este fim foram utilizadas três técnicas de caracterização. A primeira foi Espectroscopia de Emissão Óptica (EEO) uma ferramenta poderosa para o diagnostico de plasma sendo possível com ela identificar as espécies excitadas presentes no plasma produzido. A segunda técnica usada foi o método das figuras de Lissajous, essa técnica é bastante eficaz e precisa para uma completa caracterização elétrica de equipamentos DBD. A terceira, conhecida como técnica de sonda de Langmuir usada para obter dados de temperatura eletrônica, densidade de íons e densidade do número de elétrons. Por fim confrontando os dados obtidos mediante as técnicas usadas foi possível identificar um conjunto de parâmetros que quando associados aperfeiçoam a produção do plasma DBD atmosférico no reator de plasma.
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RONYCLEI RAIMUNDO DA SILVA
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ESTUDO DA DENSIFICAÇÃO E MICROESTRUTURA DE UM COMPÓSITO (Mo-Cu) PREPARADO A PARTIR DO PÓ DE HEPTAMOLIBDATO DE AMÔNIA E COBRE
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Orientador : FRANCINE ALVES DA COSTA
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MEMBROS DA BANCA :
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FRANCINE ALVES DA COSTA
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CLODOMIRO ALVES JUNIOR
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UILAME UMBELINO GOMES
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ANGELUS GIUSEPPE PEREIRA DA SILVA
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GILSON GARCIA DA SILVA
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Data: 27/08/2018
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O sistema Mo-Cu é um compósito usado na indústria eletroeletrônica como material para contato elétrico e resistência de eletrodo de solda e como dissipador de calor e absorvedor de micro-ondas em dispositivos microeletrônicos. O emprego desse material em tais aplicações se deve as excelentes propriedades de condutividade térmica e elétrica e a possibilidade de ajuste do seu coeficiente de expansão térmica para satisfazer aqueles dos materiais usados como substratos dos semicondutores na indústria microeletrônica. A metalurgia do pó, através dos processos de moagem, conformação por prensagem e sinterização, é uma técnica viável para consolidação desse tipo de material. Entretanto, a mútua insolubilidade de ambas as fases e a baixa molhabilidade do Cu líquido sobre o Mo dificultam a sua densificação. A moagem de alta energia é uma técnica de preparação de pós usada para produzir pós compósitos nanocristalinos com fase amorfa ou solução sólida estendida, os quais aumentam a sinterabilidade de sistemas imiscíveis como o Mo-Cu. Este trabalho investiga a influência do heptamolibdato de amônia (HMA) e da moagem de alta energia na preparação de pó compósitos de HMA-20%Cu e HMA-50%Cu, assim como o efeito das suas preparações na densificação e microestrutura do compósito Mo-Cu produzido. Pós de HMA e Cu na proporção de 20% e de 50% em massa de Cu foram preparados pelas técnicas de mistura manual, e moagem de alta energia em um moinho planetário. Estes pós foram moídos por até 50 horas. Para observar a evolução das características das partículas, amostras de pós foram colhidas após 2, 20 e 50 horas de moagem. Amostras cilíndricas com 5 e 8mm de diâmetro e 4mm de espessura foram obtidas por prensagem uniaxial a 200MPa tanto para os pós misturados como para os moídos. Tais amostras foram sinterizadas a 1200oC por 60 minutos sob uma atmosfera de H2. Para verificar o efeito da taxa de aquecimento na microestrutura do material durante a decomposição e redução do HMA foram usadas as taxas de 5 e 10oC/min. Os pós e as microestruturas dos corpos sinterizados foram caracterizados por DRX, MEV e EDS. As densidades dos corpos verdes e sinterizados foram medidas usando o método geométrico (massa/volume). Medidas de microdureza Vickers com carga de 1N foram efetuadas nas estruturas sinterizadas. A condutividade elétrica foi medida nos corpos de prova sinterizados. A densidade das amostras sinterizadas a uma taxa de aquecimento de 10oC/min. alcançou 97% da densidade teórica do material, enquanto a densidade das amostras sinterizadas a 5oC/min. atingiu e 96% da densidade teórica.
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FERNANDO NUNES DA SILVA
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AVALIAÇÃO DE AÇO ABNT 1020 EM MEIO SALINO UTILIZANDO INIBIDOR NATURAL DE CORROSÃO
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Orientador : JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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MEMBROS DA BANCA :
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JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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DJALMA RIBEIRO DA SILVA
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ADELCI MENEZES DE OLIVEIRA
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CÁTIA GUARACIARA FERNANDES TEIXEIRA ROSSI
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JARDEL DANTAS DA CUNHA
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Data: 27/08/2018
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A tribocorrosão é um termo que concerne à interação entre os danos mecânicos e os fenômenos corrosivos (químicos e/ou eletroquímicos). Tais mecanismos de desgaste não atuam separadamente, e sim interagem e interdependem uns dos outros de forma complexa. A corrosão pode ser inibida ou acelerada pelo desgaste mecânico e vice-versa. Os mecanismos de desgaste mais frequentes envolvendo interação fluido-estrutura são erosão por partículas sólidas, abrasão, erosão por jato líquido, cavitação, fretting, fadiga de contato e tribo-oxidação. Propõe-se uma investigação científica que consolide uma tese concentrada no desenvolvimento de um novo método para investigar o desgaste tribocorrosivo de uma liga ferro-carbono em meio aquoso salino. Foi utilizada uma célula corrosiva para medições gravimétricas (perda mássica), avaliando o desempenho tribocorrosivo de amostras de aço ABNT 1020 e a eficiência de inibidores naturais de corrosão, que, também foram caracterizados físico-quimicamente e eletroquimicamente. Os mecanismos de danos ocorridos na superfície e na subsuperfície dos corpos-de-prova, em decorrência da corrosão e do sinergismo corrosão-desgaste, foram investigados, mapeados e caracterizados, através das técnicas: MEV-FEG, microdureza Vickers, rugosidade e ondulação superficial, e medidas de tensões residuais. Os resultados da eficiência do inibidor e da taxa de corrosão foram discutidos considerando-se a velocidade de agitação do fluido dentro da célula, assim como, do tipo de escoamento. Tratamento de dados com software estatístico e planilha eletrônica foram utilizados para a comparação estatísticas, a um nível de 95% de confiabilidade, com base nas evidências experimentais microscopicamente comprovadas ou detectadas por uma das técnicas adotadas.
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EDILSON MARINHO DA SILVA JUNIOR
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TÉCNICA DE DIAGNÓSTICO DE FALHAS EM MOTORES A COMBUSTÃO INTERNA UTILIZANDO APRENDIZAGEM DE MÁQUINA
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Orientador : EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRE BESSA MOREIRA
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CLEITON RUBENS FORMIGA BARBOSA
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EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
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GILSON GARCIA DA SILVA
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JOAO BOSCO DA SILVA
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JOSE ALVARO DE PAIVA
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MARCO ANTONIO LEANDRO CABRAL
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Data: 23/10/2018
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O cenário industrial moderno denota o aumento da competitividade industrial, tendo em vista a complexidade de máquinas e equipamentos – produtos de alta demanda –, os custos de instalações industriais, aliados à preocupação com aspectos de segurança industrial e meio ambiente. Essa tendência induz as grandes indústrias globais a cada vez mais investir em dispositivos, tecnologias e ferramentas destinadas à previsão e predição de falhas decorrentes de não conformidades e avarias em máquinas, equipamentos e instalações industriais. Nesse contexto, o campo de atuação que trata da manutenção preditiva, da análise de previsão e do diagnóstico de falhas ganhou lugar de destaque, além de diversos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, principalmente com políticas voltadas à concepção da indústria 4.0. Com a abordagem da indústria 4.0, possibilita-se a análise de componentes mecânicos em regime dinâmico e respostas em tempo real, sem a necessidade de equipamento parado, o que está diretamente relacionado à diminuição dos custos e do tempo de produção. Dito isso, a presente tese tem por objetivo apresentar uma nova metodologia para a detecção e o monitoramento de falhas tribológicas em motores a combustão interna, por intermédio da aprendizagem de máquinas por métodos não supervisionados e Big Data, utilizando técnicas de processamento de sinais aliadas a algoritmos de Redes Neurais Artificiais (RNA) e análise de clusters, criando um sistema inteligente capaz de identificar padrões de falhas a partir das condições destas e da variação de carga mecânica em motores a combustão interna Ciclo Otto.
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LUIZ GUILHERME VIEIRA MEIRA DE SOUZA
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EFEITOS DA ADIÇÃO DE TECIDO DE FIBRA DE VIDRO TIPO E A UM COMPÓSITO DE RESINA POLIÉSTER E TECIDO DE FIBRA DE ALGODÃO
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Orientador : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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IRIS OLIVEIRA DA SILVA
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FERNANDA ALVES RIBEIRO
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JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
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SYNARA LUCIEN DE LIMA CAVALCANTI
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Data: 29/11/2018
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Nos últimos anos, a crescente procura por materiais renováveis, biodegradáveis e de baixo custo tem impulsionado o desenvolvimento e utilização de materiais compósitos compostos por matrizes poliméricas e cargas de fibras naturais. Vale ressaltar que a utilização desses materiais se dá principalmente em aplicações não-estruturais, uma vez que geralmente as fibras naturais desempenham a função de carga de enchimento. Para contrabalancear essa desvantagem, uma vertente que vem sendo muito buscada é a hibridização da carga desses materiais compósitos, misturando-se as fibras naturais com fibras sintéticas, como a fibra de vidro. Tendo isso em vista, essa pesquisa consistiu em avaliar o efeito da hibridização de um material compósito com matriz de resina poliéster e carga de tecido de fibra de algodão com uma carga de tecido de fibra de vidro tipo E. Foram selecionadas três configurações para o material compósito proposto, com 4, 5 e 6 camadas de tecido de fibra de algodão e com 5, 6 e 7 camadas de tecido de fibra de vidro, e foi realizado um estudo de caracterização para avaliar algumas de suas propriedades físicas, mecânicas, térmicas e de interação ambiental. Além disso, os corpos de prova que foram submetidos ao ensaio de tração foram analisados por microscopia eletrônica de varredura, para possibilitar uma identificação dos mecanismos de falha e de possíveis defeitos presentes nos compósitos. Alguns dos resultados foram comparados com os de um material compósito não híbrido de mesma matriz, mas com carga de tecido de fibra de algodão apenas, desenvolvido em outra pesquisa. O compósito híbrido apresentou maior resistência mecânica do que o compósito não híbrido, o que atestou a eficiência do processo de hibridização em suprir a deficiência mecânica das fibras naturais. Dentre as configurações estudadas, a que mais se destacou foi a que continha maior quantidade de camadas de tecidos, por conferir maiores resistências mecânica à matriz, principalmente a resistência ao impacto, a qual foi aumentada em mais de cinco vezes. O ensaio de microscopia eletrônica de varredura evidenciou uma baixa impregnação do tecido de fibra de vidro, além de fissuras, vazios, impurezas e arrancamentos de fibras, o que provavelmente comprometeu a resistência mecânica do compósito, que poderia ter sido maior. Apesar disso, os resultados encontrados demonstraram que o compósito estudado é uma interessante opção como material para engenharia, uma vez que ele possibilita a redução dos impactos ambientais e apresenta boas propriedades físicas, mecânicas, térmicas e de interação ambiental.
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DYEGO MONTEIRO DE SOUZA
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ANÁLISE TRIBOLÓGICA DE COMPÓSITOS À BASE DE CBN E WC EMPREGANDO COMO LIGANTE UM SINTERIZANTE INOVADOR
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Orientador : MARCELLO FILGUEIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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DANIELLE GUEDES DE LIMA CAVALCANTE
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JOAO TELESFORO NOBREGA DE MEDEIROS
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MARCELLO FILGUEIRA
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MEYSAM MASHHADIKARIMI
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ROBERTO SILVA DE SOUZA
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SALETE MARTINS ALVES
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Data: 17/12/2018
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Com o desenvolvimento dos processos de fabricação, a indústria metal mecânica vem cada vez mais demandando avanços, principalmente na modernização das máquinas operatrizes e na evolução constante das ferramentas de corte. Nas ferramentas de corte, um dos principais focos são os materiais utilizados, onde busca-se a diminuição do consumo energético, melhor acabamento da peça final e uma maior vida útil da ferramenta. Os compósitos de WC amplamente utilizados, e o cBN, que já vem sendo estudado desde o final do século XX, vem em contínuo desenvolvimento buscando a otimização, assim como melhoria nas propriedades físico-químicas e mecânicas (dureza, tenacidade à fratura) em decorrência dos mais diversos materiais a serem usinados. Dentro deste escopo, este trabalho se propõe a estudar o desgaste do pares tribológicos compósito WC - AISI 4140 e cBN - AISI 4140, para isso utilizou-se o ensaio com configuração pino sobre disco, tendo como pino (corpo de prova) um cilindro de WC ou cBN, ambos compostos por 90% de material duro + 10% de ligante sendo este ligante, composto por 90% Nb + 10% Ni e como disco (contra corpo) o aço AISI 4140 submetido a diferentes tratamentos térmicos, sendo eles: recozimento, têmpera e têmpera seguida de revenimemto. Com intuito de analisar os resultados obtidos nestes ensaios, foram medidos através de sensores instalados a bancada pino-disco o atrito dinâmico, taxa de desgaste, temperatura próxima a região do contado, bem como energia elástica de vibração da estrutura. Objetivando a caracterização da superfície do par tribologico antes do ensaio, foram realizadas medidas de dureza e rugosidade na região do contato. Após os ensaios, foram feitas analises da "trilha" de desgaste em MEV, EDS, DRX. A análise tribologica realizada neste trabalho mostrou a eficiência dos compósitos testados. Através do resultado tribológico obtido para este estudo constatou-se que ocorreu o mecanismo de falha por soltura dos grãos menos sinterizados de cBN, e posterior encrustamento destas partículas sobre a matriz metálica nas condições de ensaio cBN-R e cBN-TR, justificando a baixa eficiência do cBN como ferramenta de corte para materiais com dureza inferior a 40 HRC.
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RENATA FERREIRA DE SOUSA
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DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE UM FILTRO A BASE DE REJEITOS CERÂMICOS, CARVÃO ATIVADO E NANOPARTICULAS DE ZnO PARA PURIFICAÇÃO DE ÁGUA UTILIZADA NO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
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Orientador : JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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MEMBROS DA BANCA :
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ELIONE MOURA CARLOS
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FRANCISCO CLAUDIVAN DA SILVA
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JOSE UBIRAGI DE LIMA MENDES
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RAIMISON BEZERRA DE ASSIS
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SYNARA LUCIEN DE LIMA CAVALCANTI
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Data: 18/12/2018
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As preocupações ambientais atuais consideram o elevado consumo humano de produtos que são facilmente descartados, quando poderiam ser reciclados ou facilmente reutilizados. Entretanto, o uso de rejeitos ou resíduos incorporados às massas cerâmicas tem sido um fator positivo as indústrias ceramistas, pois, proporciona ao produto final características mineralógicas, térmicas e mecânicas semelhantes às matérias primas convencionais. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver meios filtrantes utilizando como matéria-prima rejeitos (telha e gesso), caulim, carvão ativado e nanoparticulas de ZnO. Para a confecção do filtro foi utilizado um tubo de acrílico para verificar a transparecia do líquido e um tubo de tecnil para fixação dos filtrantes. O processamento metodológico foi desenvolvido em duas etapas. Na primeira etapa, as amostras (F0) foram fabricadas usando os rejeitos (telha e gesso) e caulim, visando reter impurezas sólidas em suspensão, substâncias orgânicas e inorgânicas. A segunda parte os corpos de prova foram produzidos empregando como matéria-prima o carvão ativado, (ZnO) e caulim, objetivando eliminar as bactérias/ microrganismos da água. Nessa fase foram desenvolvidas três formulações FI, FII e FIII variando-se proporções em massa. Para todas as etapas os pós foram caracterizados peneirados em malha ABNT 200 mesh e caracterizadas separadamente pelas técnicas de Difração de Raios X (DRX), Fluorescência de Raios X (FRX), Granulometria e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV), em seguida, os pós-cerâmicos homogeneizados e umidificados foram prensados com pressão de 25 MPa. As amostras foram sinterizados a uma temperatura de 1100ºC com patamar de 60 minutos e taxa de aquecimento de 10°C/min. Para avaliar as propriedades tecnológicas, foram realizados ensaios de retração linear (RL), absorção de água (AA), porosidade aparente (PA), densidade aparente. Foram analisados os Parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água antes e depois da filtragem. Os resultados das análises da água antes da filtragem detectaram altos índices de contaminantes como turbidez (118.93 uT), coliformes totais (390,0%) e coli (7.8 %). Após a filtragem, houve retenção considerável de elementos infectantes em todas as formulações. Sendo que, a formulação FI obteve o melhor desempenho, com o pH (6,70), turbidez (96,2% ), Coliformes Totais (73.2%) e Escherichia Coli (58,98%). Logo, os resultados conduziram ao potencial de utilidade para fins agrícola e industrial. Sendo viável em sistemas de refrigeraçãoa.
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ANA PAULA NASCIMENTO BATISTA VIEIRA
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OBTENÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E VIABILIDADE DE APLICAÇÃO DE UM COMPÓSITO COM MATRIZ DE RESINA POLIÉSTER E CARGA DE FIBRAS DO CAROÇO DO AÇAÍ
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Orientador : LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
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MEMBROS DA BANCA :
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FLÁVIO ANSELMO SILVA DE LIMA
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LUIZ GUILHERME MEIRA DE SOUZA
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MARCELO DE SOUZA MARQUES
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NATANAEYFLE RANDEMBERG GOMES DOS SANTOS
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ZULMAR JOFLI DOS SANTOS JÚNIOR
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Data: 21/12/2018
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Novos materiais estão sendo desenvolvidos agregando características e propriedades relevantes, como exemplos pode-se citar os materiais compósitos que abrangem diferentes campos das engenharias. Nesta pesquisa apresentam-se os processos de obtenção e fabricação de um compósito de matriz de resina poliéster tereftálica e carga de resíduos de fibras do caroço de açaí, obtidas no mercado público de Marabá (Pa), onde se faz o beneficiamento do açaí para a obtenção da polpa, destinada à alimentação (sucos, sorvetes, polpa, e outros). Testes preliminares demonstraram a viabilidade de obtenção do compósito para uma carga máxima de 15%. Foram assim escolhidas as proporções em massa de resíduos, em relação à matriz de resina poliéster, correspondentes a 5, 10 e 15%. Foram escolhidas duas configurações para o compósito: com fibras tratadas e não tratadas. O tratamento das fibras foi realizado visando a retirada de impurezas em água quente, por um período de trinta minutos. Com as formulações escolhidas foram produzidos corpos de prova, atendendo as normas pertinentes, e determinadas as propriedades que caracterizavam os compósitos, tração, flexão, impacto, densidade, absorção de água, perda de massa no envelhecimento, termogravimétrica (TG) e Microscopia Eletrônica de Varredura MEV. Para todas as formulações os resíduos de fibras tiveram a função de carga de enchimento, pois houve uma redução das propriedades mecânicas.
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