Banca de DEFESA: GLAUCE LILIAN ALVES DE ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLAUCE LILIAN ALVES DE ALBUQUERQUE
DATA: 18/03/2013
LOCAL: Mini auditório

O PROJETO DE ARQUITETURA DE ESPAÇOS TEMPORÁRIOS COM O USO DE SISTEMA CONSTRUTIVO REMONTÁVEL: um estudo exploratório

Arquitetura Portável, Estruturas Remontáveis, Processo de Projeto.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

O objeto de investigação desse estudo é a arquitetura portável ou remontável, que, diferente da arquitetura convencional (feita para ser permanente), corresponde à projetação de espaços com fins temporários. O foco do estudo é o projeto arquitetônico de espaços que sejam produzidos a partir de sistemas construtivos que possam ser levados a vários sítios (processo de montagem / desmontagem / remontagem), de modo a identificar os tipos de espaços gerados e os processos utilizados em sua concepção/projetação. Busca-se investigar relações entre o projeto inicial concebido a partir de um sistema construtivo remontável (SCR) e sua aplicação na projetação arquitetônica por profissionais e estudantes, a fim de contribuir com elementos que auxiliem a compreender as especificidades desse tipo de atividade projetual. Para tanto foi desenvolvida uma pesquisa exploratória com base em multimétodos, que abrangeu: análise documental, visitas técnicas, entrevistas, questionários, exercício acadêmico e documentação por imagens. Embora o estudo realizado não seja conclusivo, os resultados obtidos indicam haver diferenças entre o ponto de vista dos projetistas do SCR e seus usuários (projetistas atuantes e em formação), pois os últimos demonstram ter alguma dificuldade para acessar os recursos disponibilizados pelo primeiro grupo, em especial os estudantes. Também se evidencia que o uso de SCRs parece alterar a valorização/hierarquização dos condicionantes projetuais, uma vez que, diferentemente do que acontece em projetos arquitetônicos tradicionais, os projetistas que os usam aparentam maior preocupação com as questões construtivas, sobretudo os elementos estruturais (apoios e cobertura), em detrimento de funcionalidade, estética e mesmo características físicas do local.

Externo à Instituição - CARLOS EGÍDIO ALONSO - UPM
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI