Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID ALEXANDRE SICOLO

DISCENTE : DAVID ALEXANDRE SICOLO
DATA : 31/03/2023
LOCAL: remoto

Criação de modelos de soluções de conforto acústico para inteligibilidade da fala em salas de aula da rede estadual norte-rio-grandense

Arquitetura escolar; Qualidade acústica; Inteligibilidade da fala; Acústica de salas de aula.

As salas de aula são o espaço principal da troca do conhecimento e construção do saber. Sendo a fala o instrumento mais utilizado para estes fins, seu entendimento adequado é fundamental. A inteligibilidade da fala em salas de aula depende de fatores de condicionamento acústico do ambiente. Visando contribuir para uma melhoria desses fatores, este trabalho propõe um modelo de soluções com base nas definições arquitetônicas do Manual de Padrões Referenciais de Funcionamento da Escola – documento elaborado pelo Governo do Estado do RN. Analisando parâmetros de tempo de reverberação (TR), tempo de decaimento inicial (EDT), índice de transmissão da fala (STI) e definição (D50), para salas de aula de 3 escolas da rede estadual, serão construídos modelos de soluções diversos para cada realidade. Com valores de referência respaldados em pesquisas recentes, essas simulações serão realizadas para dar um alcance de possíveis valores de coeficiente de absorção do material a ser aplicado em cada solução. Algumas das simulações já realizadas tem seus resultados apresentados. Exemplos da aplicação desse compilado de possíveis coeficientes aceitáveis serão demonstrados, e é feita uma análise do processo de aplicação e de seus resultados. Com base nisso, será proposto então um material final a ser incorporado ao Manual de Padrões do Governo do Estado, que inclui os valores simulados e a metodologia para expandir a biblioteca de soluções no futuro.

Presidente - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interna - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Externa ao Programa - 1194201 - MARINA MEDEIROS CORTES - UFRN
Notícia cadastrada em: 14/03/2023 11:11