Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELLE DE LIMA ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ISABELLE DE LIMA ALMEIDA
DATA : 27/03/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Sala virtual de videoconferência WEB
TÍTULO:

DAS CASAS DE TAIPA E PALHA ÀS VILAS E FAVELAS: O LUGAR DA MORADIA POPULAR NO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DE FORTALEZA (1850-1945)


PALAVRAS-CHAVES:

História Urbana. Produção do Espaço. Habitação Social.


PÁGINAS: 163
RESUMO:

Este trabalho pretende contribuir com novas possibilidades de interpretação do processo de urbanização de Fortaleza, favorecendo uma perspectiva protagonizada pela moradia popular, bem como as suas particularidades no contexto local. Investiga-se, assim, as origens da questão habitacional no contexto do processo da modernização capitalista do espaço urbano da capital cearense, realizando uma análise histórica do lugar ocupado pelas tipologias de moradia popular que se sucederam ao longo do processo de urbanização de Fortaleza, como choupanas, palhoças, favelas, vilas operárias, vilas de pescador, vilas de aluguel, casas de travessa, casas de fundo de quintal, dentre outras. Isto posto, propõe-se um recorte temporal que tem início na década de 1850, data na qual é aprovada a Lei de Terras, marco histórico da constituição da moderna propriedade privada no Brasil. Já o término da delimitação temporal se dá em 1945, ano de inflexão na produção habitacional a partir da ação estatal no contexto da redemocratização pós-Estado Novo. Sendo assim, a periodização proposta abarca o intervalo entre os primórdios do processo de mercantilização da terra enquanto propriedade privada até o momento em que se iniciam as primeiras ações estatais de produção habitacional no contexto do aprofundamento da periferização da moradia popular. Quanto ao recorte espacial, pretende-se investigar os territórios populares formados ao longo da linha do trem e da faixa de praia, bem como os arredores da área central de Fortaleza. Para isso, elaborou-se uma série de procedimentos metodológicos, que se encontram divididos em quatro etapas consecutivas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e, por fim, produção cartográfica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Interna - 350504 - MARIA DULCE PICANÇO BENTES SOBRINHA
Externo à Instituição - LUIS RENATO BEZERRA PEQUENO - UFC
Notícia cadastrada em: 27/02/2023 12:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao