Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO HENRIQUE MATIAS DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PEDRO HENRIQUE MATIAS DANTAS
DATA : 28/10/2022
HORA: 09:30
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

ATIVANDO A SEGURANÇA ARQUITETÔNICA: Um estudo sobre a consideração das medidas ativas de proteção contra incêndio a partir do programa arquitetônico.


PALAVRAS-CHAVES:

MEDIDAS ATIVAS DE SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO, PROGRAMA ARQUITETÔNICO, ATACAREJO


PÁGINAS: 127
RESUMO:

A elaboração de projetos de segurança contra incêndio, no Brasil é incumbência de engenheiros civis e arquitetos, mas é notória a lacuna na formação desses últimos em relação as medidas de segurança ativa, o que muitas vezes resulta em projetos com incompatibilidade entre o programa arquitetônico e os sistemas ativos de segurança. Entretanto, o arquiteto, como agente decisivo nas demandas do programa, deve ter autonomia e capacidade para analisar e decidir as medidas ativas que gerarão os níveis adequados de segurança para cada edificação de acordo com seu programa. Com isso, o presente trabalho tem como objeto de estudo as interações entre os sistemas ativos de segurança contra incêndio com o programa arquitetônico, sendo seu objetivo geral indicar parâmetros do programa arquitetônico que influenciem a antecipação das demandas ativas de segurança contra incêndio no espaço projetado. Como universo de estudo, tem-se os projetos de edificações do tipo atacarejos, idealizados para implantação no Estado do Rio Grande do Norte após a aprovação da portaria N° 346/18, que se refere à aplicação das exigências técnicas e medidas de segurança de prevenção de incêndio e pânico. A metodologia do trabalho tem como base revisões bibliográficas e estudos de caso, com análises de projetos das edificações de tipo atacarejo. Também foram feitas avaliações in loco de edificações dos mesmos grupos comerciais e de mesmo uso das analisadas em projeto, já em operação. As análises foram feitas à luz de parâmetros do programa arquitetônico e sua relação com as variáveis da segurança contra incêndio. Foi possível identificar incongruências entre as medidas ativas de segurança contra incêndio e o espaço projetado, onde ajustes pós-projeto precisaram ser realizados, prejudicando a execução plena do programa arquitetônico original e abrindo espaço para soluções não adequadas para o uso da edificação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externo à Instituição - CRISTIANO CORRÊA
Externa à Instituição - DAYSE CAVALCANTI LEMOS DUARTE - UFPE
Notícia cadastrada em: 18/10/2022 21:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao