Banca de DEFESA: NATHALIA BOCAYUVA CARVALHO

DISCENTE : NATHALIA BOCAYUVA CARVALHO
DATA : 31/08/2022
LOCAL: meet.google.com/pbd-xxem-zzv

SER.PENSAR.CRIATIVAR. Aplicação de atividades de estímulo à criatividade em estudantes do CAU/UFRN

criatividade; demanda criativa; ferramentas metodológicas de estímulo à criatividade

A criatividade está presente no cotidiano e na história dos seres humanos, portanto, sendo investigada por pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento. Em arquitetura, embora seja esperado que os profissionais da área apresentem habilidade criativa, considerada essencial ao processo de projeto, ainda se observam poucos estudos voltados para o estímulo da criatividade em cursos de graduação. Considerando-se a multidimensionalidade da criatividade durante o processo de projeto, esta pesquisa toma como objeto de estudo as atividades que estimuladoras da criatividade de estudantes de graduação do curso de arquitetura e urbanismo em disciplina específica e contexto de sala de aula online. Tem-se como questão a investigar: Como os estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo do CAU/UFRN respondem a atividades estimuladoras de criatividade? Nesse campo, o objetivo geral é analisar as respostas dos estudantes de AU às atividades de estímulo criativo a eles propostas. Participaram 20 estudantes matriculados na disciplina “Desenvolvimento da Percepção e da Criatividade” (ARQ 0274) oferecida no CAU/UFRN. A pesquisa empírica envolveu: aplicação de questionários e grupo focal com estudantes, entrevistas com professores, e elaboração de diário de campo da pesquisadora. Diante das exigências de isolamento social da pandemia mundial causada pelo COVID-19, a investigação aconteceu de modo totalmente remoto: todos os contatos com os participantes e registros aconteceram de modo virtual, por meio de plataformas digitais. Os resultados obtidos foram cruzados entre si a fim de permitir a criação de um mapa investigativo das demandas criativas em questão. Conclui-se que as atividades de estímulo criativo são bem-vindas e bem-assimiladas pelos estudantes, podendo se somar aos seus processos de projeto a fim de promover um salto criativo favorável a tomada de decisões e a obtenção de soluções diferenciadas.

Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externo ao Programa - 3804157 - RENATO DE MEDEIROS - UFRNExterno à Instituição - NEY BRITO DANTAS - UFPE
Notícia cadastrada em: 12/08/2022 16:27