Banca de DEFESA: TAMÁRIS DA COSTA BRASILEIRO MENESES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TAMÁRIS DA COSTA BRASILEIRO MENESES
DATA : 22/09/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Videoconferencia
TÍTULO:

MAPA DE RUÍDO COMO FERRAMENTA PARA O PLANEJAMENTO TERRITORIAL A PARTIR DA ANÁLISE DA POPULAÇÃO EXPOSTA: ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DA RODOVIA TRANSAMAZÔNICA (BR-230) NA REGIÃO METROPOLITANA DE JOÃO PESSOA/PB


PALAVRAS-CHAVES:

poluição sonora; ruído de tráfego; ruído rodoviário; mapa de ruído; planejamento urbano.


PÁGINAS: 215
RESUMO:

A ausência de um planejamento urbano adequado nas cidades tem contribuído para o agravamento da poluição sonora, estando ela em segundo lugar no ranking das poluições que causam maior impacto à população. Uma das ferramentas mais importantes para a avaliação e gestão do ruído ambiental é o mapeamento do ruído, visto que este serve de apoio a tomadas de decisões sobre o planejamento e ordenamento do território. No contexto da expansão urbana no Brasil, foi inaugurada, no ano de 1972, a terceira maior rodovia do país, a Rodovia Transamazônica BR-230. Em decorrência desta construção, houve transformações nas áreas urbanas, de modo especial, na Região Metropolitana de João Pessoa, situada no Estado da Paraíba. Este trabalho teve como objetivo geral analisar a exposição da população ao ruído de tráfego veicular na área de influência da Rodovia Transamazônica BR-230, na região metropolitana de João Pessoa, e avaliar critérios de planejamento urbano para mitigar essa exposição. A pesquisa utilizou o método de abordagem quantitativo e qualitativo, por meio da prospecção de dados (modelagem, simulações e análise estatística), seguidos da leitura e interpretação do cruzamento das informações coletadas em campo com os resultados obtidos nas simulações computacionais. Após avaliar o ruído de tráfego presente na área de estudo realizaram-se intervenções para mitigar o ruído em excesso identificado. Os cenários hipotéticos apresentaram resultados satisfatórios quando os elementos utilizados foram barreiras acústicas e/ou taludes. A combinação desses elementos com o uso do pavimento poroso no recobrimento do solo foi a que apresentou melhores resultados em todos os recortes. A redução de 10 km/h na velocidade média dos veículos não teve influência significativa na atenuação do ruído emitido pela BR-230. Apesar do uso de elementos atenuadores do ruído, as pessoas expostas à níveis de ruído superiores aos limites recomendados pela norma continuaram presentes nos recortes. Os resultados encontrados na pesquisa instigam revisões nas normas e leis federais, estaduais e municipais e contribuem para reflexões sobre o planejamento urbano.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Interna - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interna - 350489 - RUTH MARIA DA COSTA ATAIDE
Externo à Instituição - JOSE LUIS BENTO COELHO - ULISBOA
Externa à Instituição - JULIANA MAGNA DA SILVA COSTA MORAIS - UFPB
Externa à Instituição - RANNY LOUREIRO XAVIER NASCIMENTO MICHALSKI - USP
Notícia cadastrada em: 27/08/2021 09:32
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