Banca de QUALIFICAÇÃO: HANNA JÉSSICA CRISPIM DE ALMEIDA DAMASCENO BEZERRA

DISCENTE : HANNA JÉSSICA CRISPIM DE ALMEIDA DAMASCENO BEZERRA
DATA : 26/07/2021
LOCAL: Ambiente virtual

PROCESSOS CRIATIVOS E REFERÊNCIAS PROJETUAIS NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM ARQUITETURA, PROJETO E MEIO AMBIENTE DA UFRN

Arquitetura; Processos de projeto; Criatividade; Concepção; Referências projetuais; Mestrado Profissional.

Esta pesquisa aborda a relação entre os processos criativos e as referências utilizadas nos projetos desenvolvidos por arquitetos urbanistas no contexto da pós-graduação profissional, com estudo de caso no Mestrado Profissional em Arquitetura, Projeto e Meio Ambiente (MPAPMA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Segundo a literatura, o processo de projeto em geral advém de um problema mal estruturado, cuja solução não é única, e ocorre basicamente em três fases: análise, síntese e avaliação. Além disso, partindo-se do pressuposto de que as ideias não surgem do nada, considera-se que os estudos de referências têm importante papel na alimentação do processo criativo, assim como os conhecimentos anteriores, advindos da bagagem intelectual adquirida pelo projetista. A questão-problema central da pesquisa é: De que maneira os processos criativos dos alunos de Mestrados Profissionais se relacionam com suas experiências anteriores como profissionais e com os novos estudos de referências projetuais por eles desenvolvidos no curso? Busca-se, assim, compreender como se desenvolvem os processos criativos expressos nos projetos e relatórios técnicos dos alunos do MPAPMA/UFRN e como eles se relacionam com suas referências projetuais. Para isso, os procedimentos metodológicos foram divididos em três principais etapas. Inicialmente, foi realizada uma revisão de literatura, a fim de aprofundar os principais conceitos, métodos e estratégias que norteiam a temática de processos criativos e referências utilizadas em projetos de arquitetura. Em seguida, foram feitos levantamento e análise documental dos projetos e relatórios técnicos concluídos no MPAPMA/UFRN desde 2010 até 2019, sendo parte deles selecionada para análise mais detalhada pelos critérios de inclusão da pesquisa. Por fim, buscou-se categorizar e avaliar o grau de rebatimento das referências projetuais nos trabalhos selecionados, com base em categorias de análise oriundas principalmente da Arquiteturologia de Philippe Boudon. Até o momento, constatou-se a importância dos estudos de referências projetuais para concepção arquitetônica e sua influência direta na construção de uma nova bagagem projetual que contribuiu para a busca de soluções criativas e diferenciadas em relação à prática projetual habitual dos discentes, considerando principalmente as escalas técnica, funcional e de representação como as mais determinantes.

Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI