08/05/2020, 9h: Defesa de Tese de Doutorado de MONIQUE LESSA VIEIRA OLIMPIO

08/05/2020, 9h: Defesa de Tese de Doutorado de MONIQUE LESSA VIEIRA OLIMPIO

em caráter excepcional, decorrente da pandemia, a defesa será por videoconferência, integralmente.

 

A defesa é pública e a participação da comunidade é bem-vinda. É necessário que os interessados em participar enviem uma mensagem para ufrn.ppgau@gmail.com com antecedência mínima de 30 min do começo da banca, para cadastro e liberação do acesso à sala virtual. 

 

TÍTULO: FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA PARA A PRESERVAÇÃO DE ÁREAS E EDIFÍCIOS DE VALOR PATRIMONIAL: DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E O EXERCÍCIO PROJETUAL

 

 

MEMBROS DA BANCA 

·         ANA PAULA FARAH (Examinadora Externa à Instituição)

·         CLAUDIO VARANGOLI (Examinador Externo à Instituição)

·         MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO (UFRN - Examinadora Interna)

·         JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO (UFRN - Examinador Interno)

·         NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO (UFPE - Presidente) - ORIENTADOR 

 

RESUMO

O presente trabalho visa elaborar uma matriz de conhecimentos essenciais, que promova a capacitação do estudante de Arquitetura e Urbanismo no Brasil para a prática projetual em áreas e edifícios de interesse patrimonial. Acredita-se que é necessária uma constante discussão sobre perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional – arquiteto e urbanista – à altura dos desafios sociais, culturais e econômicos vivenciados atualmente. Entres esses desafios, destaca-se, neste trabalho, a questão da conservação de uma preexistência de valor patrimonial. O objeto de estudo desta pesquisa corresponde a uma análise do ensino da preservação patrimonial (no âmbito dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo) e à construção de um suporte teórico-metodológico para a formação dos futuros profissionais (no âmbito da graduação) que venham a desenvolver projetos de intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de valor patrimonial. Parte-se da premissa que o ensino de Arquitetura e Urbanismo só possibilitará uma formação profissional que revele competências e habilidades para a preservação do patrimônio edificado mediante uma clara relação entre aprofundamento teórico e exercício projetual. Logo, para o alcance do objetivo, foram definidas duas estratégias de pesquisa: 1) pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados à preservação e à intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de reconhecido valor patrimonial, destacando alguns dos principais modelos teórico-operativos, fruto de anos de reflexão; 2) pesquisa empírica (estudos de casos), que propõe investigar e analisar criticamente como se dá o processo de ensino-aprendizagem para preservação patrimonial nos cursos de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil, e na Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio” di Chieti-Pescara (Ud’A), na Itália. A matriz proposta parte da reflexão teórica, das análises dos estudos de caso e da sua validação por meio de professores especialistas na temática e foi definida com base em quatro perguntas fundamentais: “por que preservar?” “O que preservar?” “Como preservar?” e “Estou preservando?”, todas relacionadas a princípios teórico-operativos que influenciam diretamente a fase propositiva do projeto.

Palavras-chave: Formação, arquitetura e urbanismo, preservação patrimonial, matriz de conhecimentos.

Notícia cadastrada em: 06/05/2020 09:39
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