Banca de DEFESA: RENATA DE OLIVEIRA ARAUJO

DISCENTE : RENATA DE OLIVEIRA ARAUJO
DATA : 29/04/2019
LOCAL: Sala de videoconferência (SINFO)

MODELO DE ESTUDO COMO PROCESSO DE PROJETO EM ARQUITETURA

modelo; criatividade; projeto de arquitetura

A ideia criativa, que gera um partido arquitetônico, contém o princípio básico do projeto, ainda na etapa de formulação imaterial, na mente do projetista. É do encontro entre a mente e os meios de representação que o projeto se torna visível para o mundo. Dentre as formas de representação, encontram-se os modelos de estudo. Alguns dos materiais e ferramentas utilizados para confeccionar tais modelos são: papelão, papel cartão, cartolina e reciclados. O objetivo geral deste estudo consiste em analisar o modelo de estudo como ferramenta de concepção projetual e de suporte à criatividade. O presente trabalho tem caráter de investigação qualitativa e experimental e se desenvolverá da pesquisa bibliográfica, realização de duas oficinas de criatividade com modelos, em 2018, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal do Ceará (UFC). As oficinas tiveram duração aproximada de 4h, com exposições teóricas e atividades práticas; contaram com a participação de estudantes de graduação em arquitetura, estudantes de pós-graduação, arquitetos e professores. Os modelos produzidos foram classificados em Diagramas de Organização Espacial e Protótipos Arquitetônicos. Nos primeiros, o espaço surge na dobra do papel durante o processo de geração de volume e é percebido e transformado em ‘espaço de verdade’, não ainda como um possível edifício, mas podendo acomodar um programa abstrato. O modelo também poderá apresentar uma ideia criativa. Os protótipos arquitetônicos são Diagramas de Organização Espacial que adquiririam matéria arquitetônica, como parâmetros de materialidade, programa e contexto, etc. Os modelos produzidos funcionaram como ferramentas de suporte à exploração projetual. Os Protótipos Arquitetônicos podem continuar a serem desenvolvidos para fases seguintes de exploração criativa.

Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Presidente - 1149528 - MARCIO MORAES VALENCA