Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA CAVALCANTI RESENDE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA CAVALCANTI RESENDE
DATA : 12/04/2019
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

A integração da concepção estrutural no processo de ensino e aprendizagem do projeto de arquitetura

ensino de projeto de arquitetura; concepção estrutural; integração arquitetura-estrutura

Esta pesquisa fundamenta-se em duas questões sobre a concepção estrutural associada à aprendizagem do projeto de arquitetura no contexto do atelier. A primeira é como se dá esta inserção no ensino do espaço arquitetônico nas Escolas de Arquitetura, e a segunda, de que maneira ela pode ser favorecida dentro do estúdio. A hipótese principal é que existem métodos de ensino que contribuem para esta integração, por exemplo, a utilização de modelos físicos, que são ferramentas, não só de representação, mas também de concepção do espaço e da estrutura. Nesse sentido, os procedimentos metodológicos foram organizados em cinco etapas. Em primeiro lugar, será desenvolvido o referencial teórico conceitual e uma análise dos currículos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo (AU) no Brasil que sejam tradicionalmente referências no ensino de Estruturas. Depois, a análise de duas disciplinas de Projeto Arquitetônico, através do estudo do Plano de Curso, de sua observação direta, da entrevista coletiva com os discentes e individual com o docente, e da análise dos projetos dos alunos.  Em seguida, pretende-se realizar duas oficinas de concepção estrutural a partir de modelos físicos e jogos. Por último, discussão dos resultados e sugestões, e considerações finais. O trabalho apresenta o Projeto de Pesquisa e Capítulos Preliminares, os quais compõem o volume da Qualificação, que é parte dos requisitos do doutorado do Programa e Pós-graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em síntese, espera-se que esta pesquisa contribua para a melhoria do ensino da concepção estrutural dentro dos cursos de AU, mais especificamente no atelier de projeto.

Interna - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO