Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA GOLDFARB DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA GOLDFARB DE OLIVEIRA
DATA : 18/12/2018
LOCAL: Sala de aula do PPGAU/UFRN

Novos edifícios para um novo ensino: O movimento escola nova e a modernização da arquitetura escolar no Brasil (anos 1930)

arquitetura moderna; edifício escolar; movimento escola nova; sintaxe espacial

Na década de 1930, dois movimentos de modernização estavam em curso no Brasil: na pedagogia, o movimento Escola Nova, e na arquitetura, o Movimento Moderno. No setor educacional, as ideias do movimento Escola Nova resultaram em reformas do ensino público em vários estados do país. Para implantar a pedagogia de ensino almejada foram projetados novos modelos de edifícios escolares, sob a recomendação de serem construídos segundo os princípios da arquitetura moderna, em um momento em que essa arquitetura ainda não estava consolidada no Brasil.  Nosso objetivo é compreender a relação entre as ideias da Escola Nova e a modernização da arquitetura escolar no Brasil, durante a década de 1930. Nosso objeto de estudo empírico são os edifícios escolares que apresentam princípios da arquitetura moderna que resultaram das reformas educacionais para aplicação das ideias da Escola Nova, no Rio de Janeiro (1934-1937), em São Paulo (1936-1939) e na Paraíba (1936-1939). Assim, buscamos esclarecer se, e como, diferentes debates e ideologias, no caso da pedagogia, podem ter influenciado a modernização da arquitetura neste período. Para isso, confrontamos o conteúdo arquitetônico dos discursos sobre essas escolas, encontrados em periódicos da época (1930-1945), com a análise dos edifícios escolares selecionados, realizada em dois âmbitos da arquitetura – a fisionomia, através da comparação com a literatura, e a configuração espacial, pela sintaxe espacial (HILLIER; HANSON, 1984). Os resultados parciais indicam que a configuração espacial dessas escolas pode ter favorecido as práticas da Escola Nova por uma maior relação com o exterior do edifício e baixa capacidade de monitoração visual a partir da diretoria. Entretanto, ainda eram adotados artifícios estéticos que contradiziam os discursos sobre como os edifícios escolares deveriam ser, mesmo que em vários aspectos seguissem os princípios da arquitetura moderna como se desejava.

Presidente - 098.643.421-34 - NELCI TINEM - UFPB
Interno - 350255 - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO