Banca de QUALIFICAÇÃO: MIRIAM DE FARIAS PANET

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MIRIAM DE FARIAS PANET
DATA : 30/07/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

UM FUTURO CONFORTÁVEL:  Modelagem das variáveis ambientais e individuais para identificação da sensação térmica de pessoas idosas no semiárido nordestino.


PALAVRAS-CHAVES:

Pessoas idosas, Sensação térmica, Semiárido, Arquitetura residencial.


PÁGINAS: 155
RESUMO:

O tema da sensação térmica de pessoas idosas, analisado em ambientes residenciais, tem sido pouco explorado no país. A maioria dos estudos desenvolvidos tem como objeto o conforto térmico de pessoas jovens. Apesar disso, sabe-se que o número de pessoas idosas está aumentando em todo o mundo e, no Brasil, estima-se que em 2050 essa população passará do triplo daquela existente em 2010, representando 29,75% dos brasileiros. Com o envelhecimento do corpo humano acontecem algumas alterações fisiológicas, que comprometem a ação dos mecanismos de regulação térmica do corpo, influenciando negativamente a sensação térmica do indivíduo. Em climas quentes, o calor extremo pode afetar a saúde dessa população que tem, como fator agravante, os riscos com a ocorrência de hipertermia e desidratação. Desse modo, objetiva-se construir um modelo matemático para determinação do índice de conforto térmico para pessoas idosas, residentes no semiárido nordestino, a partir da modelagem das variáveis ambientais, individuais e subjetivas, a fim de contribuir para o planejamento arquitetônico de edificações residenciais. Para tanto, realizou-se o estudo experimental durante os meses de abril a dezembro de 2016, utilizando a entrevista estruturada, o formulário de observação do ambiente e a medição dos dados das variáveis ambientais como instrumentos de investigação. A aplicação desses instrumentos aconteceu com 270 pessoas (com idade superior a 60 anos, não acamadas e saudáveis) no interior de suas residências, localizadas na cidade de Campina Grande, no semiárido paraibano. O acesso às residências foi facilitado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) da secretaria Municipal de Atenção Básica. O estudo analítico foi composto pelas análises estatísticas gerais (análises descritiva e exploratória dos dados das variáveis) e pelas análises estatísticas inferenciais (testes estatísticos dos resultados de cálculos das estatísticas), através do ajuste de modelos ANOVA, dos testes de hipóteses de comparação múltipla Tukey-HSD e do Qui-Quadrado de Pearson. No estudo propositivo as respostas das unidades amostrais (pessoas idosas) às categorias de sensação térmica (quente, confortável e frio) foram transformadas em estimativas de probits para a construção das curvas de sensação térmica e a determinação dos parâmetros de conforto térmico. Com esses resultados, a hipótese de que as pessoas idosas são mais sensíveis ao frio e mais tolerantes ao calor, em regiões de clima quente, foi comprovada. Em seguida, a partir da técnica estatística de análise multivariada (correlação canônica), determinaram-se os índices fisiológicos (IF) e ambientais (IA) para posterior proposição do índice de conforto térmico para pessoas idosas (ICTI). Até o presente momento, concluímos que a hipótese foi aceita.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1454154 - ALDOMAR PEDRINI
Externo à Instituição - ANTÔNIO SOUTO COUTINHO - UFPB
Externo à Instituição - LEONARDO MARQUES MONTEIRO - USP
Externo ao Programa - 350637 - RICARDO OLIVEIRA GUERRA
Presidente - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 15/06/2018 16:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao