Banca de DEFESA: RAFAELA SANTANA BALBI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAFAELA SANTANA BALBI
DATA : 17/04/2018
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

A Poética do Projeto: A expressão tectônica de projetos arquitetônicos desenvolvidos em Trabalhos Finais de Graduação em Escolas Brasileiras de Arquitetura e Urbanismo

Projeto Arquitetônico; Trabalhos Finais de Graduação; Tectônica

Nesta tese, questiona-se se os projetos arquitetônicos desenvolvidos em trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo expressam a preocupação com o lugar no que se refere à relação edifício-sítio e à escolha de materiais e sistemas construtivos, ou seja, se apresentam expressão tectônica no sentido framptoniano. O objeto de estudo desta tese é, então, a inserção da tectônica nos projetos de arquitetura desenvolvidos nos Trabalhos Finais de Graduação (TFG) de escolas de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, entre os anos de 2009 e 2013. Como universo de análise foram utilizados TFG de quatro instituições de ensino selecionadas para análise, onde procurou-se compreender como os projetos de arquitetura desenvolvidos pelos discentes concluintes se expressam tectonicamente, no que diz respeito às dimensões topográfica e cultural do lugar considerando, especialmente, a importância da materialidade construtiva da arquitetura, sua expressão tectônica enquanto construção, assim como dos trabalhos acadêmicos de final de curso como fonte de investigação da formação profissional na área. A hipótese é que parte significativa dos estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo não explicita claramente, nos projetos arquitetônicos desenvolvidos em seus Trabalhos Finais de Graduação, o papel das particularidades do sítio/local de implantação na definição do partido e desenvolvimento das ideias iniciais, nem a influência do contexto cultural para a escolha dos materiais e sistemas construtivos adotados, o que se deve principalmente à prevalência de uma cultura projetual mais alicerçada na forma e na função, relegando as dimensões tectônicas a um segundo plano. A pesquisa utilizou procedimentos metodológicos analíticos e interpretativos por meio de observação direta e da análise dos Trabalhos Finais de Graduação na área de Projeto Arquitetônico de quatro escolas consideradas de referência nesse campo no Brasil. Os cursos de arquitetura e urbanismo (CAU) analisados se inserem nas seguintes instituições: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas. Foram realizados procedimentos técnicos de estudo de casos múltiplos, sendo a abordagem essencialmente de cunho qualitativo. Percebeu-se que há uma disparidade no formato de desenvolvimento dos Trabalhos Finais de Graduação das quatro escolas e que isto se deve em grande parte às normas específicas dos TFG em que são fixadas as diretrizes para o seu desenvolvimento. Além disto, os resultados obtidos nas análises dos Trabalhos Finais de Graduação foram confrontados com a bibliografia trabalhada, indicando a pertinência da análise destes projetos sob a ótica da tectônica framptoniana, que leva em consideração um grupo de características relativas ao sítio de implantação as quais, de acordo com o autor, são imprescindíveis ao exercício projetual. Os resultados obtidos permitiram, também, a comprovação da hipótese de pesquisa.

Externo à Instituição - GERMANA COSTA ROCHA - UFPB
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO