Banca de DEFESA: HELIO TAKASHI MACIEL DE FARIAS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HELIO TAKASHI MACIEL DE FARIAS
DATA : 18/12/2017
LOCAL: Auditório do CTEC/CT/UFRN

ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO DE FERRAMENTAS COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE PLANEJAMENTO URBANO

Ensino de planejamento urbano; Integração pedagógica de tecnologias; Modelagem Procedural; Simulação urbana.

O Planejamento Urbano precisa lidar, neste início do século XXI, com espaços constituídos por uma tessitura de sistemas complexos, de ordem social, econômica, cultural, tecnológica e ecológica, interligados e interdependentes, cujo funcionamento é dependente de recursos naturais e humanos escassos e desigualmente distribuídos.  Tendo em consideração o contexto contemporâneo de transformação tecnológica e aprofundamento das relações globais, nos chama a atenção o descompasso entre, por um lado, o uso de tecnologias da informação avançadas dentro práticas e da pesquisa em Planejamento Urbano, e por outro, a integração destas ao ensino de Planejamento Urbano.  Este trabalho aborda o processo de formação profissional do planejador urbano – mais especificamente, o arquiteto e urbanista, titulação característica do sistema de ensino superior do Brasil – em sua relação com as ferramentas disponibilizadas pelas Tecnologias da Informação (TI). Buscou-se, neste estudo, compreender os mecanismos de inserção de tecnologias computacionais avançadas em práticas pedagógicas de arquitetura e urbanismo, de forma a orientar a construção de um instrumento de projeto instrucional, voltado para a integração de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdo em atividades de ensino de Planejamento Urbano. Este estudo consiste de reflexões sobre a literatura que aborda a pedagogia no ensino superior, em particular no que diz respeito nas práticas de ensino de Arquitetura e Urbanismo; de um levantamento das tecnologias computacionais avançadas utilizadas na prática e pesquisa em Planejamento Urbano; da construção do instrumento para projeto instrucional de integração de conhecimentos tecnológicos, pedagógicos e de conteúdos em Planejamento Urbano; e no projeto, implementação e avaliação de dois experimentos de integração tecnológica realizados a partir do uso deste instrumento. Os experimentos constaram da modelagem procedural e paramétrica de uma fração urbana real, e da simulação urbana das transformações de uso do solo em uma situação hipotética. Estes modelos foram implementados na forma de intervenções transversais nos ateliers de Projeto Integrado do sexto e sétimo período do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a partir de métodos pedagógicos de aprendizagem situada, com elementos derivados da teoria da aprendizagem experiencial e do construcionismo. As atividades foram avaliadas utilizando métodos mistos qualitativos e quantitativos organizados através de questionários aplicados com os participantes dos experimentos de integração tecnológica. Observamos que foi viável trabalhar no ensino de graduação com ferramentas tecnológicas que representam campos de inovação avançada nas práticas de planejamento urbano, sem a necessidade de deslocamento de recursos excepcionais ou de mudanças profundas na macroestrutura curricular vigente. O produto construído pelos alunos e os dados levantados em questionários demonstram que as ferramentas tecnológicas propiciaram boas condições de engajamento dos alunos nas atividades, forneceram auxílio de produção às tarefas propostas, e ao fazê-lo, suscitaram a construção de novas perspectivas, conhecimentos, e a emergência de novos paradigmas para o processo de planejamento e projeto. As metodologias de aprendizagem situada e experiencial tiveram maior sucesso na medida em que se aproximaram mais do contexto dos alunos e da realidade de planejamento e projeto sobre a qual pretendem agir. Consideram-se como possíveis desdobramentos da pesquisa a incorporação das atividades no curso de Arquitetura e Urbanismo, a extensão dos experimentos para outras tecnologias, o aprofundamento e revisão do instrumento de projeto instrucional, e sua disponibilização pública na forma de uma base de dados online.

Presidente - 347654 - ANGELA LUCIA DE ARAUJO FERREIRA
Interno - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO