Banca de DEFESA: MARCELA DE MELO GERMANO DA SILVA JANKOVIC

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA DE MELO GERMANO DA SILVA JANKOVIC
DATA : 28/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

ANÁLISE MULTICRITÉRIOS DE SUSTENTABILIDADE APLICADA AO PROCESSO PROJETUAL DE UMA HABITAÇÃO DE BAIXO IMPACTO AMBIENTAL EM CLIMA QUENTE E ÚMIDO.


PALAVRAS-CHAVES:

Arquitetura de baixo impacto, habitação bioclimática,  processo projetual integrado.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

As habitações de baixo impacto ambiental conceitualmente apresentam consumo reduzido de recursos naturais não-renováveis, como materiais de origem e combustíveis fósseis, pouca produção e descarte de resíduos, máxima qualidade ambiental, e elevado desempenho térmico, lumínico e acústico. Busca-se a redução do consumo energético e de recursos por meio do seu uso racional com a incentivo da concepção de edificações com menor impacto ambiental e maior eficiência energética, através de políticas, emprego de novas tecnologias e investimentos em pesquisa. Na concepção de projetos com ênfase no baixo impacto ambiental, o processo projetual é essencial para orientar e integrar as considerações técnicas, ambientais, sociais e econômicas. A seleção de estratégias projetuais, materiais de construção, soluções de uso eficiente de água e energia deve ser abordado como um problema de decisão multicritérios. Dentro desse contexto, surgiram duas temáticas principais para o desenvolvimento da pesquisa, a relação entre as Habitaçoes de Baixo Impacto Ambiental e o Processo Projetual Integrado por meio da análise multicritério de sustentabilidade. O tema abordado contribuiu com a análise das Habitações de Baixo Impacto Ambiental para o clima quente e úmido com enfoque na cidade de Natal, o processo projetual integrado e o seu potencial de aplicação tendo o menor impacto ambiental como meta.  Neste estudo teve-se como objetivo analisar o processo de concepção e desempenho das soluções arquitetônicas empregadas no processo projetual de uma habitação de baixo impacto ambiental de pequena escala no clima quente e úmido. Foram adotados procedimentos de pesquisa bibliográfica e estudo de caso, a partir de uma abordagem multicritério da sustentabilidade e a sistemática de integração com as fases projetuais. Posteriormente, aplicou-se os multicritérios no estudo de caso. A análise da aplicação dos multicritérios contribuiu para a elaboração de recomendações projetuais e de viabilidade e potenciais do processo e das estratégias aplicadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
Interno - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Externo à Instituição - SERGIO FERNANDO TAVARES - UFPR
Notícia cadastrada em: 30/06/2017 15:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - | | Copyright © 2006-2023 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao