Banca de DEFESA: CAMILA BEZERRA NOBRE DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAMILA BEZERRA NOBRE DE MEDEIROS
DATA : 19/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Entre o rural e o urbano: relações socioambientais AEIS do Gramorezinho e implicações na sua regulamentação


PALAVRAS-CHAVES:

Relação rural-urbano. Agricultura urbana e periurbana. Segurança Alimentar. Áreas Especiais de Interesse Social. Gramorezinho. 


PÁGINAS: 300
RESUMO:

O processo global de urbanização tem provocado diversos impactos, estando entre eles o avanço do tecido urbano sobre as áreas rurais, não apenas na sua dimensão territorial, mas também através de valores e costumes associados ao modo de vida urbano. Apesar disso, ilhas de ruralidade resistem dentro ou nas proximidades das cidades e as recentes discussões sobre o papel da Agricultura Urbana e Periurbana (AUP) têm reforçado a permanência de espaços que desenvolvam essa atividade nas cidades ou em seu entorno, objetivando a promoção da justiça socioespacial, a proteção ao meio ambiente ou o aumento da qualidade de vida na urbe. O presente trabalho tem como universo de estudos uma área que se apresenta traços de ruralidade no município de Natal, o Gramorezinho, que foi definido como uma Área Especial de Interesse Social (AEIS) pelo Plano Diretor de Natal em 2007 sem, contudo, ter sido delimitada e regulamentada até o momento atual. Este trabalho parte, portanto, do seguinte questionamento: quais as especificidades socioeconômicas e físico-ambientais da comunidade agrícola de Gramorezinho que fundamentam a sua efetivação como AEIS de Segurança Alimentar, conforme estabelece o Plano Diretor de Natal? Objetiva-se, nesse sentido, compreender as Áreas de Segurança Alimentar inseridas no Plano Diretor de Natal a partir da análise do contexto do Gramorezinho, visando estabelecer diretrizes para sua regulamentação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350489 - RUTH MARIA DA COSTA ATAIDE
Interno - 347575 - AMADJA HENRIQUE BORGES
Externo à Instituição - DORALICE SÁTYRO MAIA - UFPB
Notícia cadastrada em: 23/06/2017 13:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao