CONFORTO LÚDICO: DEFINIÇÃO DA PROGRAMAÇÃO ARQUITETÔNICA DE CONFORTO AMBIENTAL ATRAVÉS DE JOGO DE TABULEIRO
programação arquitetônica, conforto ambiental, gameficação.
Com o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias, os edifícios e sistemas prediais estão cada vez mais complexos e os clientes cada vez mais interessados em entender como gerir os seus recursos físicos. No processo de desenvolvimento de projetos, são nas primeiras fases em que esse controle é maior, onde as alterações apresentam menores custos, resultando em soluções com maior eficiência, sendo necessário por parte do projetista uma compreensão clara das atividades, problemas, necessidades e das condicionantes do projeto envolvidas nessa etapa, evitando confusões, erros e mal-entendidos. Para isso, existem os métodos como a “programação arquitetônica”, com a função de fornecer ao projetista um olhar sistemático acerca dos reais problemas envolvidos na concepção de espaços projetados. Dentre toda a complexidade envolvida na concepção de projetos, esse trabalho limitou-se ao estudo do programa de necessidades com foco nos fatores de conforto ambiental dos espaços externos à edificação, tendo como público alvo turma de graduação do 7º período do curso de arquitetura e urbanismo da UFRN. Como uma forma de abordagem de treinamento eficiente, foi utilizada técnicas de “gameficação”, referente a utilização de técnicas de jogos para tornar as atividades mais divertidas e engajadoras. Com isso, este trabalho tem como objetivo geral desenvolver um jogo baseado na programação arquitetônica como ferramenta de ensino de arquitetura com foco no conforto ambiental. O jogo foi desenvolvido em forma de jogo de tabuleiro e teve como principal objetivo a capacitação dos alunos na definição de diretrizes projetuais de conforto ambiental a partir da análise cruzada das variáveis de conforto térmico, lumínico e acústico. O jogo foi testado e aplicado com as turmas, a fim de avaliar sua aceitação como ferramenta possível de ser utilizada dentro da dinâmica de ensino em sala de aula. Como resultados parciais o jogo e seus melhoramentos foram bem aceitos pelos alunos, onde eles aprovaram a dinâmica e acreditam que os resultados atingidos por eles a partir do jogo têm potencialidade de impactar positivamente os projetos desenvolvidos. Com o jogo foi possível introduzir em pouco tempo uma dinâmica diferenciada em sala de aula, estimulando os alunos no trabalho em equipe e propiciando a eles uma visão completa dos reais problemas de conforto ambiental a serem trabalhados durante o desenvolvimento de projetos eficientes