Banca de DEFESA: GIULIANO ORSI MARQUES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GIULIANO ORSI MARQUES DE CARVALHO
DATA : 30/08/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

A INICIAÇÃO EM PROJETO DE ARQUITETURA: Um estudo com docentes e discentes em três escolas no Brasil e uma em Portugal


PALAVRAS-CHAVES:

Formação graduada em Arquitetura e Urbanismo; Ensino de projeto arquitetônico; Aluno iniciante; Experiência ambiental; Percepção ambiental.


PÁGINAS: 352
RESUMO:

Essa tese investiga elementos que possam subsidiar o ensino de projeto nos primeiros semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo (AU), entendendo o conhecimento prévio do alunado iniciante como potencial ponto de partida para o processo educativo nesse campo. Com base na problematização de questões ligadas ao ensino em geral e ao ensino de AU em particular, pergunta-se: Como os conhecimentos prévios dos estudantes iniciantes (EIs), adquiridos por meio de suas experiências (espaciais, principalmente), são trabalhados nas disciplinas iniciais do curso? Quais os enfoques mais apropriados para realizar essas leituras? Como o ensino de projeto pode tirar proveito dessas informações incorporando-as ao processo de ensino-aprendizagem na área? Dada a amplitude destas questões, assumimos o caráter exploratório do estudo realizado, tomando como hipóteses de trabalho que: (i) os desenhos e textos produzidos pelo EI em AU refletem sua experiência anterior, notadamente seu lugar de procedência/vivência cotidiana, e permitem investigar as singularidades de grupos/turmas; (ii) atualmente as ementas de disciplinas introdutórias de projeto pouco contemplam tais singularidades; (iii) compreender as características/diversidade dos grupos/turmas a partir do conhecimento dos EIs pode funcionar como elemento didático para a formação na área de AU. Portanto, o objetivo principal desta tese é dar subsídios para a construção de diretrizes para disciplinas de introdução ao ensino de projeto de arquitetura em cursos de AU. São objetivos específicos: (i) entender como o estudo do conhecimento precedente dos EIs se insere nas ementas das disciplinas iniciais de projeto de cursos de AU brasileiros; (ii) compreender os olhares dos docentes de disciplinas iniciais de projetação sobre esse conhecimento; e (iii) investigar, a partir de análise de turmas iniciais de três escolas brasileiras e uma portuguesa, possíveis singularidades acerca dos conhecimentos prévios de EIs, por meio da compreensão de sua origem, ambientes de vivência, repertório e preferências arquitetônicas. Além da revisão bibliográfica nos campos do ensino de AU, da pedagogia e disciplinas suplementares, como psicologia ambiental, filosofia, sociologia e história, a tese se apoia na realização de dois estudos empíricos autônomos. O primeiro investigou 54 cursos públicos de AU brasileiros a fim de identificar o tipo de conteúdo trabalhado nas disciplinas de caráter introdutório, as qualificações/perfis e opiniões dos docentes sobre o background dos EIs e a utilização didática dessas informações. O segundo assumiu o formato de estudo-de-casos-múltiplos que investigou desenhos e textos elaborados pelos EIs em atelier, e foi realizado em quatro diferentes escolas de arquitetura: da Universidade de Lisboa (UL) e das Universidades Federais do Tocantins (UFT), do Rio Grande do Norte (UFRN) e de Juiz de Fora (UFJF). Os resultados obtidos comprovam parcialmente as hipóteses e dão subsídios iniciais para a construção de diretrizes pedagógicas direcionadas à promoção da relação dialógica entre o repertório trazido pelos alunos iniciantes e os conhecimentos que eles precisam dominar no começo do curso de AU.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIA DA CONCEIÇÃO GARCIA - UnB
Externo à Instituição - FLAVIO DE LEMOS CARSALADE - UFMG
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Externo à Instituição - MARIA MADALENA AGUIAR DA CUNHA MATOS - FAUTL
Interno - 783.827.344-72 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO - UFPE
Notícia cadastrada em: 12/07/2016 16:40
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