Banca de DEFESA: CAMILA CAVALCANTI RESENDE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA CAVALCANTI RESENDE
DATA: 06/05/2016
HORA: 09:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

A concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura: uma análise a partir de duas experiências de ensino de projeto (UFRN e UFPE).


PALAVRAS-CHAVES:

Concepção estrutural. Ensino de projeto. Relação arquitetura/estrutura.


PÁGINAS: 213
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Esta pesquisa investiga o ensino/aprendizagem da concepção estrutural dentro
da didática do projeto de arquitetura. Considera primeiramente que a definição do tipo
de estrutura, forma, locais de sustentação entre outras caraterísticas construtivas do
projeto arquitetônico deve partir do profissional que cria a arquitetura. Esses aspectos
precisam ser observados desde a fase de estudo preliminar uma vez que o sistema
estrutural interfere intensamente na configuração espacial da obra. Do ponto de vista
da formação profissional, o distanciamento entre ensino de sistemas estruturais e
ensino do projeto traz como consequência a dificuldade de inserção da estrutura na
concepção arquitetônica e, ainda, a falta de preparo dos arquitetos para lidarem com
a concepção estrutural na sua vida profissional. A busca pela melhoria da didática do
ateliê de arquitetura já é um tema recorrente no meio acadêmico, no entanto, ainda é
escassa a literatura sobre a concepção estrutural como um elemento atuante no
processo de projeto. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo identificar
como se dá a concepção estrutural no processo de aprendizagem de projeto
arquitetônico, com base na análise de duas disciplinas dos cursos de Arquitetura e
Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Visa também sugerir melhorias para
as propostas metodológicas de ensino nas disciplinas avaliadas, a fim de contribuir
para o aprimoramento do ensino de arquitetura tendo em vista o desenvolvimento de
habilidades e domínio da estrutura na formação dos arquitetos. Para tanto, foram
feitos levantamentos e análise da bibliografia inerente aos temas da relação entre
estrutura e arquitetura e ao ensino/aprendizado do projeto associado ao
ensino/aprendizado da estrutura desde as fases iniciais do projeto. Para os casos
estudados, foram feitos um breve histórico e o aprofundamento das estruturas
curriculares atuais. A análise das disciplinas de cada universidade foi elaborada com
base em dados coletados nos questionários aplicados, na observação em sala de aula
e na análise de projetos arquitetônicos dos discentes. Por fim, espera-se que os
resultados coletados, a discussão e sugestões delineadas no final do trabalho
contribuam para a melhoria do ensino nesse campo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interno - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Interno - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Externo à Instituição - MARTA VIEIRA BOGÉA - USP
Notícia cadastrada em: 13/04/2016 15:48
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao