Banca de DEFESA: LEONARDO JORGE BRASIL DE FREITAS CUNHA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO JORGE BRASIL DE FREITAS CUNHA
DATA: 12/04/2016
HORA: 13:00
LOCAL: Sala VC 05 - Prédio da Superintendência de Informática (SINFO/ UFRN)
TÍTULO:

O DESEMPENHO DA COMPARTIMENTAÇÃO HORIZONTAL SELETIVA NA PROMOÇÃO DA SEGURANÇA CONTRA INCÊNDIO EM EDIFICAÇÕES: Simulação computacional como instrumento de avaliação em edificações universitárias.


PALAVRAS-CHAVES:

Segurança Contra Incêndio em Edificações [SCIE]; Compartimentação; Simulação computacional.


PÁGINAS: 238
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

No trabalho apresentam-se os resultados da pesquisa que aborda o desempenho da compartimentação horizontal seletiva na promoção da Segurança Contra Incêndio em Edificações – SCIE. A compartimentação horizontal é uma medida de proteção passiva de total controle por parte do arquiteto, passível de ser definida logo nas primeiras fases do processo projetual. Contudo, nota-se uma contínua reconfiguração dos ambientes em edificações acadêmicas, objetivando ajustá-los à demanda surgente por espaço. Assim, um determinado ambiente concebido inicialmente como uma ampla sala de aula pode se transformar em duas ou mais salas menores, por exemplo. Independentemente do momento em que ocorre a subdivisão, seja na fase de projeto ou durante a ocupação da edificação, as normas só consideram o ambiente compartimentado quando são empregados os elementos classificados como corta-fogo. Entretanto, considerando que os minutos iniciais de um incêndio são os mais importantes na proteção a vida, trabalhou-se a hipótese de que uma forma de particionamento ignorado pelas prescrições normativas é capaz de favorecer a evacuação e o resgate dos ocupantes ao promover exaustão da fumaça no ambiente incendiado. A partir de um modelo representativo de um ambiente acadêmico construído, utilizou-se a simulação computacional para testar o desempenho de um tipo de compartimentação horizontal seletiva com diferentes combinações de aberturas para exaustão da fumaça. Nos resultados obtidos demonstrou-se que a compartimentação horizontal seletiva é capaz de promover benefícios para os ocupantes durante a evacuação, tanto por promover maior altura da camada livre de fumaça, quanto por retardar o instante em que a temperatura limite para a sobrevivência humana é atingida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Externo à Instituição - GEORGE CAJATY BARBOSA BRAGA - UnB
Externo ao Programa - 1235107 - GEORGE SANTOS MARINHO
Interno - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
Externo à Instituição - VALDIR PIGNATTA E SILVA - USP
Notícia cadastrada em: 22/03/2016 18:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao