Banca de DEFESA: ERIBERTO CARLOS MENDES DA SILVA

DISCENTE: ERIBERTO CARLOS MENDES DA SILVA
DATA: 27/02/2015
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN

Título: O projeto arquitetônico e a antecipação do projeto de segurança contra incêndio: interferência mútua, interação necessária.

Palavras-Chave: Segurança Contra Incêndio. Proteção passiva. Projeto de arquitetura de IFES. Qualidade no projeto.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

RESUMO

A grande demanda de projetos de Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), desencadeada pelo momento político favorável, impulsiona o mercado de obras públicas e traz consigo o estigma de buscar o menor custo e atender a Lei federal 8.666/93 (Licitações). Neste contexto, esta pesquisa faz uma análise do cumprimento dos requisitos normativos de Segurança Contra Incêndio – SCI nos projetos arquitetônicos de IFES, tomando-os como ponto de avaliação da qualidade dos projetos. Para tanto, foram utilizados, projetos de IFES, especificamente da UFERSA-Universidade Federal Rural do Semiárido e UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, selecionados pela relação uso x público atendido e ainda, pela replicação da construção destes edifícios. A pesquisa se desenvolveu através da identificação da legislação de SCI aplicável aos projetos em questão, com a determinação dos requisitos exigidos e que são de autonomia do arquiteto ou que interferem nas decisões do projeto arquitetônico. Tabulados os requisitos, através do levantamento dos dados e de medidas coletados nas plantas, foi feita comparação e verificação do cumprimento destes. Os resultados desta avaliação revelam que a maioria dos requisitos não foi atendida e que os projetos arquitetônicos das IFES, tomados como objeto desta pesquisa, certamente sofrerão restrições na sua fase de regularização junto ao Corpo de Bombeiros. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento no desenvolvimento dos projetos das IFES para atendimento das exigências mínimas de SCI e melhoria na qualidade. Ainda, os resultados direcionam para o entendimento de que o nível de conhecimento sobre SCI recebido e assimilado pelos arquitetos é insuficiente para adequada elaboração de projetos arquitetônicos de qualidade nesta área.

Presidente - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Externo ao Programa - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ROSARIA ONO - USP
Interno - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART