Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATO DE MEDEIROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATO DE MEDEIROS
DATA: 31/10/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

O ensino, a concepção do projeto de arquitetura e a aplicação dos conteúdos tecnológicos: análise em Instituições de Ensino Superior.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Arquitetura e Urbanismo; Ensino de projeto; Integração de conteúdo.


PÁGINAS: 75
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

RESUMO

A partir de experiência de ensino em disciplinas das áreas de projeto e tecnologia e de pesquisas realizadas em amostras de teses, dissertações e artigos científicos foi verificada uma situação de distanciamento entre as disciplinas de projeto arquitetônico, seus processos e produtos, com o conteúdo das disciplinas de tecnologia da construção e afins. Observa-se que essa situação gera interferências no processo e na compreensão do discente quanto à materialidade do projeto, afetando as soluções projetuais e gerando hiatos na formação do profissional. Questiona-se, a partir da identificação dessa problemática, como se realiza o rebatimento do conhecimento tecnológico repassado em sala de aula no processo de concepção projetual desenvolvido pelo aluno e como buscar uma integração mais efetiva entre o projeto e o conteúdo tecnológico que lhe é indissociável para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o trabalho tem como objeto de pesquisa, a concepção do projeto no ensino de Arquitetura e a integração com o conteúdo tecnológico-construtivo. Seu objetivo principal é compreender a inserção dos conhecimentos advindos das disciplinas de tecnologia da construção na concepção de projeto no ateliê de ensino de arquitetura para promover uma melhor integração de conteúdos e gerar maior reflexão no processo projetual. Serão desenvolvidas coletas de dados sobre o ensino do projeto e do conteúdo relacionado às tecnologias da construção no Brasil por meio de pesquisas documentais (análise de estruturas curriculares, projetos políticos-pedagógicos, programas e ementas disciplinares).  Em nível de coleta primária realizará estudos de caso com observação estruturada não participante em ateliês de ensino de projeto de três IES, fazendo uso de formulários, entrevistas, análises de croquis de concepção e do discurso projetual dos alunos. Além disso, desenvolverá uma experiência de ensino com a aplicação de uma abordagem teórico-didática voltada para a coleta de dados primários com a participação direta do pesquisador no ensino de projeto. Com isso, pretende-se contribuir para as reflexões e discussões na área de projeto em Arquitetura e Urbanismo, em âmbito nacional, colaborando com o debate sobre o ensino e as suas práticas no contexto acadêmico.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interno - 350497 - MARCELO BEZERRA DE MELO TINOCO
Externo à Instituição - MARIA LUIZA DE FREITAS - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/09/2014 12:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao