Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIBERTO CARLOS MENDES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERIBERTO CARLOS MENDES DA SILVA
DATA: 04/04/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Mini-auditório do PPGAU
TÍTULO:

O projeto arquitetônico e a antecipação do projeto de segurança contra incêndio: interferência mútua, interação necessária.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Segurança contra incêndio. Proteção passiva. Projeto de arquitetura. Qualidade no Projeto. Processo de projeto. Arquitetura.

 


PÁGINAS: 79
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Resumo:

A grande demanda de projetos de Instituições de Ensino Superior (IES) desencadeada pelo momento econômico e político favorável impulsiona o mercado de obras públicas e trás consigo o antigo vício de se privar da qualidade das obras para atender a maior quantidade possível sob o estigma de propiciar o menor custo. Inserida nesse processo, a qualidade do projeto arquitetônico é prejudicada e os profissionais se envolvem na intenção de diminuição do custo como ponto primordial da questão projetual. Neste contexto e atrelado a ênfase atual sobre medidas de Segurança contra incêndio esta pesquisa faz uma análise do cumprimento dos requisitos normativos relativos à Segurança Contra Incêndio – SCI nos projetos arquitetônicos de IES tomando este ponto como incluído no processo do projeto e de avaliação da qualidade dos projetos. Para tanto foi utilizado, o inicialmente, um projeto de um bloco de salas de aulas com dois pavimentos, selecionado pela relação uso x público atendido seu uso em relação ao grande público que o utiliza e ainda pela replicação da construção deste edifício em outros locais. A pesquisa se desenvolveu através da identificação da legislação aplicável ao projeto em questão e com a determinação dos requisitos necessários de autonomia ou interferência nas decisões do projeto arquitetônico. Tabulados os requisitos e através do levantamento dos dados e medidas coletados nas plantas foi feita a verificação deste cumprimento. Os resultados parciais desta avaliação revelam que a maioria dos requisitos não foi atendida e que os projetos certamente sofrerão restrições na sua fase de regularização junto ao corpo de bombeiros. Conclui-se que há necessidade de aprimoramento no desenvolvimento dos projetos da IES, classificados como de reunião pública, para atendimento as exigências mínimas de prevenção contra incêndio. Ainda, os resultados prévios direcionam para o entendimento de que o nível de conhecimento sobre SCI recebido e assimilado pelos arquitetos é insuficiente para adequada elaboração de projetos arquitetônicos de qualidade nesta área.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Externo ao Programa - 1507841 - MARIA DAS VITORIAS VIEIRA DE ALMEIDA
Externo à Instituição - ROSARIA ONO - USP
Interno - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
Notícia cadastrada em: 14/03/2014 11:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao