Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA CAROLINE FARKAT DIOGENES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA CAROLINE FARKAT DIOGENES
DATA: 02/12/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 88 - GEHAU/DARQ/UFRN – Prédio do Centro de Tecnologia / 1º Andar.
TÍTULO:

PROCEDIMENTOS DE RELOCAÇÃO EM PROJETOS DE HABITAÇÃO SOCIAL: uma avaliação participativa dos resultados no projeto Planalto II, Natal /RN.


PALAVRAS-CHAVES:

avaliação, relocação, direito à cidade, participação social, projeto de Habitação de Interesse Social.


PÁGINAS: 141
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Este estudo avalia as ações de relocação do Projeto Planalto/DETRAN relacionadas aos aspectos de inserção urbana, inclusão social e satisfação do morador. Isto com o objetivo principal decaracterizar o processo de relocação habitacional do Projeto Planalto/DETRAN, visando identificar esses aspectos no referido Projeto. Para tanto, fez-se necessário aprofundamento teórico em duas áreas distintas: (i) no âmbito da a valiação de Programas e Projetos, (ii) relativos aos aspectos de inserção urbana e inclusão social, os quais toma-se como referencia conceitual  Sônia Draibe, os Figueiredos, Adauto Lúcio Cardoso, produções do Ministério das Cidades e Lefebvre, Nelson Saule Júnior, Carlos Rodrigues Brandão por Paulo Freire (1988) respectivamente. Além disso, ao abordar o tema do reassentamento de pessoas em programas habitacionais utilizou-se Rosana Denaldi, Nabil Bonduk, Ermínia Maricato e Lícia Valladares. Com base nessas referências, o trabalho foi desenvolvido compreendendo duas fases principais: leitura da técnica do projeto e leitura da comunitária do mesmo.  Desta maneira a dissertação possui 3 partes: referencial teórico e metodológico, diagnóstico técnico da inserção urbana, inclusão social e satisfação do morador e leitura comunitária desse di agnóstico. Dessa forma, com a avaliação dos encontros tem-se a análise dos procedimentos para os 3 períodos do ciclo avaliativo (antes , durante e depois do projeto habitacional) observando os procedimentos adotados, seus entraves e benefícios trazidos as propostas de intervenção urbana e habitacional nestes casos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - LIVIA IZABEL BEZERRA DE MIRANDA - UFCG
Presidente - 350504 - MARIA DULCE PICANCO BENTES SOBRINHA
Interno - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Notícia cadastrada em: 22/11/2013 16:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao