Banca de QUALIFICAÇÃO: GIULIANO ORSI MARQUES DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GIULIANO ORSI MARQUES DE CARVALHO
DATA: 04/11/2013
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN

Percepção Ambiental e Concepção da Proposta Arquitetônica: Interações e Implicações para o Ensino de Projeto de Arquitetura

ensino de projeto arquitetônico, percepção ambiental, proposição projetual.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

O projeto de pesquisa em desenvolvimento (com o delineamento metodológico recém-testado), se propõe a investigar elementos que possam subsidiar o ensino de Projeto nos primeiros semestres do curso de Arquitetura e Urbanismo (AU), levando em consideração o conhecimento prévio do aluno e sua percepção em relação ao lugar, ambos entendidos como influência significativa para a concepção do Projeto Arquitetônico e potencial ponto de partida para um processo educativo nesse campo. Assim, considerando a importância de fomentar a ampliação do background do aluno a partir da tomada de consciência e compreensão do seu repertório ao ingressar no curso de AU, a motivação para o desenvolvimento dessa proposta surgiu da nossa experiência de docência em atelier de Projeto de Arquitetura em diferentes cidades do país. As primeiras indagações nesse sentido surgiram em sala de aula à medida que o produto do pensamento projetual dos alunos parecia refletir a reprodução de modelos percebidos nas cidades onde viviam, a partir da transposição de tais modelos para diferentes escalas (semelhantes ou não ao objeto-base do tema desenvolvido). Pressupõe-se que a “bagagem” que o estudante traz consigo interfere substancialmente no seu processo de aprendizado.  Tal arsenal agrega saberes científicos e não científicos, conhecimentos sócio-culturais constituídos através do tempo e da experiência com o próprio ambiente sócio-físico vivenciado cotidianamente. No entanto, esse conhecimento é frequentemente depreciado pela academia, que muitas vezes aparenta desconsiderá-lo, especialmente no ensino de Projeto Arquitetônico. Partindo desse quadro geral, esta pesquisa entende que o conhecimento do perfil do aluno e a diferenciação do contexto urbano em que vive – suas especificidades e tipologias construtivas – são elementos-chave para a caracterização do Projeto de Arquitetura. Para tanto, o estudo propõe-se a discutir estratégias apropriadas para a leitura das principais entidades temáticas da pesquisa: (i) o aluno; (ii) seu ambiente de vivência; (iii) as potenciais relações entre ambos; as quais serão analisadas a partir de sua materialização (iv) nas propostas de arquitetura dos estudantes. Em termos empíricos, será utilizada a análise de estudos de caso a realizarem-se dentro do cotidiano de disciplinas de Projeto com ênfase na fase inicial de curso. A investigação centrar-se-á tanto na leitura da produção material (considerando-se croquis, desenhos, textos e maquetes executados em atelier), quanto no entendimento do perfil do corpo discente e do ambiente onde vive.

Externo à Instituição - DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI - UNICAMP
Interno - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO