Banca de QUALIFICAÇÃO: IZABELA JULLIANE BARBOSA DE SOUZA

DISCENTE: IZABELA JULLIANE BARBOSA DE SOUZA
DATA: 15/10/2013
LOCAL: Sede do HCUrb

Paisagem, um patrimônio esquecido: subsídios para a valoração e proteção do cenário natural litorâneo frente à ação do imobiliário-turístico.

Palavras-chaves: Valor cênico-paisagístico, Empreendimentos imobiliários, Instrumentos de proteção paisagística, Planejamento urbano e Regional, Nísia Floresta/RN/Brasil.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Resumo:

Já impactados anteriormente pelo transbordamento da capital por meio das casas de veraneio – ocupadas sazonalmente – os municípios litorâneos da Região Metropolitana de Natal vêm recebendo um volume maior de empreendimentos que interferem de maneira expressiva na configuração espacial das zonas costeiras e principalmente no seu valor cênico-paisagístico. Embora exista a tentativa de regular a atuação de grupos empreendedores através de alguns instrumentos legais no controle do uso e ocupação do solo, e assim conter alguns efeitos negativos, o poder público ainda se mostra ineficiente na tentativa de acompanhar as implicações do acelerado crescimento dos setores imobiliário e turístico. Apoiados no discurso de progresso e modernização, gestores públicos, findam por privilegiar espaços de atração de turistas em detrimento da preservação de atributos físicos importantes do cenário natural, os quais contribuem de forma significativa para a qualidade de vida da população. O resultado pode ser percebido no uso dos elementos naturais como um dos principais componentes na valorização do solo, e na atração imediata de investidores e empreendedores. Dessa forma, objetiva-se com este trabalho compreender os impactos na paisagem decorrentes do recente aumento do número de empreendimentos imobiliário-turísticos, na tentativa de contribuir com o debate sobre a preservação do cenário natural – temática pouco aprofundada em face de sua relevância no contexto atual – podendo vir a auxiliar o poder público na criação de novos instrumentos de proteção, e, assim, melhor prepará-lo frente à voracidade do setor imobiliário. Para isso, foi desenvolvida uma metodologia de análise dividida em duas etapas básicas: o método indireto e o método direto. O primeiro alicerça-se na avaliação de atributos paisagísticos, no qual se toma como base os trabalhos de Raquel Tardin (2008) e Eduardo Cuesta, Encarnación Algarra e Isabel Pastor (2001). Já o segundo, fundamentado principalmente na pesquisa de Letícia e Carlos Hardt (2010), considera a perspectiva da população acerca da qualidade do cenário natural por ela percebido. Desenvolvido por meio de materiais cartográficos, acervos fotográficos e tabelas quantitativas, esta dissertação utilizou como estudo de caso as praias de Barra de Tabatinga e Camurupim, situadas no município de Nísia Floresta/RN. Os primeiros resultados alertam para os riscos aos quais espaços de relevante qualidade cênica estão submetidos, o que requer maior rigidez nos instrumentos de controle do uso do solo. Mais ainda, apontam considerações importantes acerca da construção da metodologia, especialmente no que tange possibilidades de aperfeiçoamentos e adaptações de sua aplicabilidade em cada caso de estudo.

Presidente - 347654 - ANGELA LUCIA DE ARAUJO FERREIRA
Externo ao Programa - 7350306 - PAULO JOSE LISBOA NOBRE
Externo ao Programa - 2177287 - ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
Notícia cadastrada em: 01/10/2013 11:14