Banca de DEFESA: MARIA HELOIZA ARAÚJO SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA HELOIZA ARAÚJO SILVA
DATA : 06/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Remoto
TÍTULO:

PROPOSIÇÃO DE UM MODELO DE AVALIAÇÃO DE RASTREIO PARA PACIENTES PÓS-ACIDENTE VASCULAR EM REABILITAÇÃO: UM ESTUDO BASEADO NA VINCULAÇÃO DE INSTRUMENTOS COM A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE.


PALAVRAS-CHAVES:

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde; Acidente Vascular Cerebral; Neurologia


PÁGINAS: 52
RESUMO:

Introdução: O Acidente Vascular Cerebral (AVC) causa grande impacto na funcionalidade dos sobreviventes. Sendo assim, é importante que o processo de reabilitação contemple os múltiplos fatores que delineiam a saúde. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) se baseia em um modelo de saúde e funcionalidade que é resultado da interação dos fatores pessoais e ambientais, atividade e participação e das estruturas e funções corporais. Dessa forma, considerando as necessidades dos pacientes pós-AVC e o que preconiza a CIF, é importante que a avaliação desses pacientes seja feita com instrumentos de avaliação que mensurem a funcionalidade a partir da interação dos fatores biopsicossociais. Objetivos: Fazer a proposição de um modelo de avaliação de rastreio de pacientes pós-AVC em reabilitação, baseada na vinculação dos instrumentos mais utilizados para este propósito com a CIF. Métodos: O estudo acontecerá em três etapas: 1) Atualização da Revisão de Escopo “Instrumentos Utilizados na Avaliação de Pacientes pós-Acidente Vascular Cerebral em Reabilitação: uma Revisão de Escopo com foco no Modelo da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde”, 2) Vinculação dos instrumentos com as categorias da CIF, e 3) Proposição do modelo de avaliação de rastreio. Resultados: Foram selecionados 23 instrumentos, 19 tiveram categorias vinculadas. A maioria das categorias dos instrumentos correspondia a Atividade e Participação (74%) e Funções do Corpo (29%). Os Fatores Ambientais foram menos avaliados (1%). O domínio da Estrutura do Corpo não estava contemplado em nenhum instrumento. Ao avaliar os instrumentos quanto à quantidade de itens e de categorias da CIF, chegou-se ao seguinte modelo de avaliação de rastreio: NIHSS - déficits neurológicos; MIF – desempenho funcional; mRS – desfechos globais pós-AVC, SF-36 – qualidade de vida; MoCA – rastreio cognitivo. Conclusões:  Foi possível estruturar um modelo de avaliação para rastreio, permitindo que o profissional consiga identificar de forma mais objetiva os principais pontos para direcionar sua avaliação de acordo com as necessidades do seu cliente. Além disso, facilitar o acesso as informações e categorias da CIF que estão representadas em cada instrumento, tornando a avaliação mais completa e eficiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1032531 - ALINE BRAGA GALVAO SILVEIRA FERNANDES
Externa ao Programa - ***.766.534-** - LUCIANA PROTASIO DE MELO - LAIS
Externo à Instituição - SHAMYR SULYVAN DE CASTRO - UFC
Notícia cadastrada em: 29/11/2023 08:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao