Banca de DEFESA: CINTIA ALICE DO NASCIMENTO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CINTIA ALICE DO NASCIMENTO LIMA
DATA : 13/04/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

Estimulação transcraniana por corrente continua (ETCC) em pacientes com polineuropatia diabética dolorosa: protocolo para um ensaio clínico randomizado.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Estimulação transcraniana por corrente contínua. Diabetes. Neuropatias diabéticas.

 

 


PÁGINAS: 62
RESUMO:

Introdução: A Diabetes mellitus é uma doença que apresenta altas taxas de prevalência em todo o mundo, em especial o Brasil, onde 16% dos pacientes são acometidos pela Polineuropatia diabética dolorosa, sendo que os tratamentos atuais baseiam-se principalmente em intervenções farmacológicas. A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC), é uma técnica que promove neuromodulação cerebral, induzindo alterações na excitabilidade do córtex humano promovendo efeitos fisiológicos que se estendem a aspectos físicos e comportamentais. Desta forma, podendo ser um tratamento potencial para o tratamento da dor crônica nesta população. Objetivo: O objetivo primário deste estudo é analisar os efeitos da aplicação da ETCC sobre a dor em pacientes com polineuropatia diabética dolorosa. Metodologia: Trata-se de um protocolo de um ensaio clínico randomizado controlado, duplo cego, de 2 braços, com participação de indivíduos de ambos os sexos, na faixa etária de 30 a 69 anos, com um total de 36 participantes divididos em um grupo ativo e um grupo sham. Serão administradas um total de cinco sessões consecutivas, sendo uma sessão por dia, com duração de 20 minutos através de uma corrente com intensidade de 2 mA, mediante o uso da ETCC aplicada ao córtex motor primário (montagem C3/Fp2). Todos os participantes serão avaliados quanto à dor, funcionalidade, qualidade de vida, força muscular e sono no início do estudo, imediatamente após a 5a sessão e 30 dias após a intervenção. Resultados esperados: A aplicação da ETCC na montagem sugerida no protocolo já é preconizada para síndromes dolorosas, desta forma, espera-se a melhora das variáveis estudadas no grupo ativo, fortalecendo o uso do recurso como forma de tratamento para essa população. Portanto, a ETCC poderia ser utilizada como método alternativo não farmacológico ao tratamento da polineuropatia diabética dolorosa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2646619 - RODRIGO PEGADO DE ABREU FREITAS
Interno - 4964489 - CLECIO GABRIEL DE SOUZA
Externa à Instituição - FABIANNA RESENDE DE JESUS MORALEIDA - UFC
Notícia cadastrada em: 05/04/2023 16:22
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao