Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE RODRIGUES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DENISE RODRIGUES DA SILVA
DATA : 03/08/2020
HORA: 14:00
LOCAL: Por Parecer
TÍTULO:

Efeito da crioterapia na propriocepção dos músculos do assoalho pélvico em mulheres com incontinência urinária de esforço: Ensaio clínico randomizado controlado.


PALAVRAS-CHAVES:

Assoalho pélvico, Crioterapia, incontinência urinária de esforço, propriocepção.


PÁGINAS: 32
RESUMO:

Introdução: Cerca de 30% a 45% das mulheres com incontinência urinária (IU) são incapazes de contrair corretamente os músculos do assoalho pélvico (MAP), sendo necessário o uso de tratamentos proprioceptivos. A crioterapia é um recurso de fácil acesso, baixo custo, capaz de proporcionar o aumento da vascularização e tremor muscular, podendo melhorar propriocepção da contração dos MAP. Objetivo: Comparar os efeitos entre a crioterapia e a manometria na função e pressão de contração dos MAP. Materiais e métodos: Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, com 33 voluntárias, acima de 35 anos e com sintomas de IU de esforço. Todas as participantes realizaram uma anamnese, que incluía sociodemográficos, história ginecológica, obstétrica e urológica da voluntária e, em seguida, foi aplicado o incontinence severity index questionnaire (ISI-Q). Para avaliação física, foi realizado o teste absorvente de uma hora, a função dos MAP foi avaliada pelo esquema PERFECT e a manometria dos MAP. Após 48 horas, os voluntários foram randomizados de acordo com a intervenção em grupo crioterapia (GC) e manometria (GM) e imediatamente realizaram a primeira intervenção, passado outro intervalo de 48 horas e a segunda intervenção foi aplicada. Após cada intervenção todas as participantes passavam por uma reavaliação funcional dos MAP. Analise estatística: O poder da amostra foi de 64%. O Teste de Shapiro–Wilk evidenciou uma distribuição não paramétrica dos dados, o teste de Wilcoxon foi utilizado para a análise intragrupo, e o teste de Mann-Whitney em análises intergrupo. O nível de significância adotado p<0,05. Resultados: No GC houve um aumento em todas as etapas do PERFECT e na segunda medida da manometria após o protocolo de intervenção (p<0,032). Enquanto no GM observou-se um aumento significativo na etapa power do PERFECT (p<0,023) e na 1ª medida da manometria (p<0,015), entretanto não houve diferença significativa na análise intergrupo. Conclusão: O GC apresentou melhorou da função e pressão de contração dos MAP, entretanto esta intervenção não apresentou resultados melhores quando comparado com a manometria. A crioterapia é um método acessível que pode ser adequado às mais diversas realidades dos serviços de saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1892581 - GRASIELA NASCIMENTO CORREIA
Interna - 1242804 - ADRIANA GOMES MAGALHAES
Externa à Instituição - PATRICIA DRIUSSO - UFSCAR
Notícia cadastrada em: 08/07/2020 18:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao