Banca de QUALIFICAÇÃO: JOYCE WADNA RODRIGUES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOYCE WADNA RODRIGUES DE SOUZA
DATA : 06/11/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Departamento de Saúde Coletiva
TÍTULO:

CICLO DE MELHORIA APLICADO A EXPERIÊNCIA DO PACIENTE EM UM SERVIÇO DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE


PALAVRAS-CHAVES:

Terapias complementares; Satisfação do Paciente; Melhoria de Qualidade.


PÁGINAS: 27
RESUMO:

Introdução: A atenção integral é uma das principais diretrizes do Sistema Único de Saúde, as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) foram introduzidas oficialmente no SUS em 2006, através da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PNPIC).A experiência do paciente é essencial para o avanço da atenção centrada na pessoa, contemplando aspectos que permeiam as sensações e percepções, podendo assim estimar-se até que ponto está recebendo cuidados que sejam respeitosos e condizentes com as suas preferências, necessidades e valores individuais. Diante disso, faz-se importante agregar a avaliação da experiência do paciente ao cenário das Práticas integrativas e complementares, atentando para elementos fundamentais para a qualidade do cuidado em saúde, como a eficácia e a segurança da assistência. Objetivo: Aplicar o ciclo de melhoria à experiência do paciente em um serviço de práticas integrativas e complementares em saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa com delineamento quase experimental, tipo antes depois e sem grupo controle, do tipo qualitativa, a qual será desenvolvida através da aplicação de um ciclo interno de melhoria da qualidade no Laboratório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (LAPICS), uma Unidade Administrativa do Departamento de Saúde Coletiva (DSC) vinculada ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para isto, serão utilizados critérios de qualidade, avaliados antes e após intervenção de melhoria por meio de um questionário aplicado aos usuários do serviço, com uma amostra (n=30) para cada avaliação, de forma aleatória simples. Os dados da primeira avaliação serão coletados após apreciação e aprovação pelo Comitê de ética e pesquisa, no mês de novembro 2019, e serão reavaliados após intervenção de melhoria em março de 2019. Para verificar se ouve ou não melhoria do nível de qualidade, será realizada o cálculo da estimativa pontual com intervalo de segurança de 95%, assim como a melhoria absoluta e relativa de cada critério, com a significância estatística sendo verificada através do teste Z. Resultados Esperados: Espera-se conhecer a percepção dos usuários do serviço sobre aspectos relativos à efetividade, eficiência, ambiência e atenção centrada no paciente, para assim, poder intervir nos aspectos que não estão em conformidade, gerando melhoria para o serviço


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 2262871 - ANA ELZA OLIVEIRA DE MENDONCA
Presidente - 6468813 - ANA TANIA LOPES SAMPAIO
Externa ao Programa - 2626690 - JANETE LIMA DE CASTRO
Notícia cadastrada em: 30/10/2019 10:54
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