Com participação de Mestranda do PPGQualiSaúde, Rede Ebserh lança Programa Gestão à Vista

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), comemorou no dia 25 de abril de 2018 (quarta-feira) na sede da empresa em Brasília/DF, os quatro anos de atividades do Programa Ebserh de Segurança do Paciente, nessa mesma ocasião, foi lançado o Programa Gestão à Vista - Indicadores de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, que tem por finalidade fornecer informações de segurança assistencial extraídos do Painel de Indicadores para subsidiar de forma técnica e precisa a tomada de decisão dos Gestores da rede no que tange a Segurança do Paciente.

O Painel de Indicadores de Segurança do Paciente, foi instituído como um dos pilares e principal ferramenta do Programa Ebserh de Segurança do Paciente (PESP), estando tal instrumento disponível no Sistema de Informações Gerências (SIG), desde de julho de 2016.

A iniciativa tem como objetivo permitir que os Gestores da rede Ebserh, possam monitorar e avaliar em tempo real os principais indicadores de resultados dos serviços da área assistencial prestados aos pacientes dos Hospitais Universitários Federais (HUF), favorecendo assim a realização de benchmarking, promovendo um melhor desempenho na troca de experiências, otimizando a utilização dos recursos públicos e potencializando melhores resultados no que diz respeito a Segurança do Paciente.

Nesse sentido, o Painel de Indicadores do Serviço de Gestão da Qualidade (SGQ), setor ligado a Diretoria de Assistência à Saúde (DAS), vem sendo tema principal de pesquisa da Mestranda Marcia Amaral Dal Sasso, Enfermeira da SGQ/DAS, no Mestrado Profissional em Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - PPPQualisaúde.

A pesquisa em tela, já colhe resultados positivos em relação a Segurança do Paciente, uma vez que demonstrou que um dos principais fatores, capaz de interferir na adesão dos Hospitais Universitários Federais da rede ao preenchimento do Painel de Indicadores de Segurança do Paciente, seria  sua institucionalização por parte da Ebserh. Sendo assim, com a publicação da Portaria-Ebserh nº 04 de 24 de abril de 2018, que institucionaliza o Programa de Indicadores de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente, almeja-se que todos os Hospitais da rede passem a monitorar e avaliar seus indicadores, utilizando a ferramenta informatizada Painel de Indicadores de Segurança do Paciente, proporcionando assim a melhoria na qualidade do cuidado.

O Painel Ebserh de Indicadores de Segurança do Paciente já havia recebido, em 2017, prêmio de terceiro lugar na categoria “Segurança do Paciente” do Qualihosp, Congresso da Fundação Getúlio Vargas (FGV), um dos maiores eventos de qualidade em saúde do Brasil.

Notícia cadastrada em: 08/05/2018 10:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao