Dificuldades no Registro de Informações nos Prontuários em uma Unidade Básica na Percepção dos Trabalhadores da Saúde
Prontuário, informação, qualidade e atenção básica
O prontuário médico é o meio de comunicação mais utilizado em todos os níveis de assistência na área de saúde. O seu preenchimento adequado é fundamental para as Boas Práticas dos Serviços. Apesar de sua importância, o preenchimento incompleto ainda faz parte da rotina de muitas unidades de assistência. O presente trabalho teve como objetivo conhecer as principais dificuldades no registro de informações nos prontuários de uma Unidade Básica de Saúde, no município de Natal, na percepção dos trabalhadores da saúde. A pesquisa foi um estudo de caso, transversal, de natureza qualitativa. Os dados foram obtidos através dos registros de áudios das reuniões de grupo focais realizadas com dezessete profissionais responsáveis pelo preenchimento de prontuários na referida Unidade. A análise dos dados foi feita através do software de análise textual Alceste, com ajuda do diagrama de causa efeito. Os resultados demonstraram que os profissionais conhecem a importância do prontuário no processo de assistência à saúde e valorizam as informações fidedignas para clínica. As dificuldades encontradas estão relacionadas com a falta de apresentação dos documentos que permitem identificar os usuários durante a abertura de novos prontuários, falhas nos registros dos sinais vitais e dados antropométricos, além do grande número de consultas. A resolução das dificuldades relatadas depende de vários níveis de gestão, e perpassam também pela melhoria do processo de trabalho local, implementação de educação permanente e empoderamento dos usuários através de um acolhimento mais humanizado.