CONECTORES ARGUMENTATIVOS UTLIZADOS PELOS ALUNOS DO 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Texto. Artigo de Opinião. Coesão. Conectores Argumentativos
Esta pesquisa tem como objetivo identificar, analisar e interpretar os conectores argumentativos utilizados pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede estadual no município de Esperantinópolis, Maranhão. Para realização desse trabalho, elaboramos e aplicamos uma sequência didática que teve como gênero de texto priorizado o artigo de opinião para que os alunos se apropriassem do gênero e escrevessem um artigo de opinião, que é o corpus da pesquisa. O aporte teórico de nosso trabalho está baseado principalmente em Beaugrande e Dressler (1981), Fávero e Koch (1994), Marcuschi (2008, 2010, 2012), Rodrigues (2007), Adam (2011) e Koch (1998, 2005, 2010, 2014). Em primeira análise, constatamos que os alunos apresentaram dificuldades em utilizar os conectores argumentativos, em especial os adversativos, que são a base dessa análise, e apresentaram um repertório de conectores bastante limitado. Ao longo da pesquisa, notamos que houve um pequeno avanço, principalmente em relação ao sentido adequado dos conectores utilizados.